Como Criar Engagement no Facebook (3 de 3)

Criar engagement (ou “engajamento”) no Facebook foi o grande foco destes 3 artigos, nos quais, este também se inclui.

Porquê tanto destaque para este tema?

Porque eu acredito que esta é a base de uma presença com sucesso no Facebook, e que será este o caminho para poder rentabilizar a sua página e traduzir os seus fãs, em leais apoiantes, dinamizadores e enriquecedores dos seus conteúdos (os chamados brand advocates).

Completanto esta séria de dicas que já publiquei nos artigos anteriores:

Como Criar Engagement no Facebook (1 de 3) e

Como Criar Engagement no Facebook (2 de 3)

deixo aqui mais algumas dicas úteis para o ajudar a implementar o tão desejado engagement!

engagement Facebook

Abordagem Interativa

A forma como aborda a sua presença no Facebook deve reflectir vontade de interagir. Será muito difícil esperar algo dos seus fãs, que não é promovido (e demonstrado) por si.

Promover a interação com os seus fãs é fundamental, para que estes sigam a sua deixa e contribuam de forma mais ativa nos diálogos que você tenta lançar.

Pode promover esta interactividade de várias formas. Aqui ficam alguns exemplos:

– Respostas Rápidas

Se um fã lhe coloca uma pergunta, responda com a (máxima) rapidez possível. Se demorar muito tempo a responder de forma repetida, irá demonstrar desleixo e passará a imagem para os seus fãs e visitantes da sua página, que não tem muita consideração por eles, e que estes não têm muita importância para si.

Naturalemente que, se fizer exatamente o oposto, passa a imagem que você se importa com os comentários e opiniões dos seus fãs.

– Perguntas Diretas

O tipo de perguntas mais diretas como: o como, onde, quando, ou perguntas para respostas tipo sim/não (ex: concorda), etc, funcionam muito bem, pois não obrigam as pessoas a pensar muito para responderem.

O objectivo com estas perguntas, não é fazer as pessoas pensarem, mas sim com que respondam rapidamente, sem terem de pensar muito no assunto. Se elas virem que têm de investir muito/algum tempo para responder à sua questão, o mais provável será acabarem por não o fazer, de todo.

Promova as suas questões com alguma frequência. Pelo menos, uma questão por mês.

Naturalmente que, fazer perguntas com muita frequência também se pode tornar irritante para os seus fãs, o que teria o efeito contrário ao que se pretende conseguir, portanto também aqui, se requer alguma sensibilidade e aprendizagem contínua.

Tal como outros aspectos, também o nicho em questão condicionará a lógica da frequência das questões que pode ser implementada. Um nicho que tenha muita dinâmica, permitirá uma maior frequência, sem que isso se torne aborrecido, pois se as questões forem pertinentes e sobre temas relevantes, esses aspectos tornar-se-ão mais importantes para o utilizador.

– Reconheça os Seus Fãs

Reconheça os seus fãs, quando estes comentam na sua página, agradecendo o comentário e mencionando-os na sua mensagem.

De uma forma geral, todas as pessoas gostam de ser reconhecidas. Mostrar apreciação e reconhecimento pelas intervenções dos seus fãs, promove de forma muito simples e natural uma aproximação destes à sua página, sem se tornar intrusivo.

Além disso, os seus fãs gostarão de ver a sua intervenção ou contributo reconhecidos, e terão maior tendência para o repetir no futuro.

Algumas páginas vão mais longe e publicam na sua página algo tipo “O Fã do Mês“, ou da semana, consoante o caso.

Na página do WebMarketingPT, agora existe um nova tab com o TOP Fãs do Mês que tem os 10 dos melhores fãs e que é constantemente atualizada.

Esta abordagem tem, normalmente, resultados muito positivos junto da comunidade.

Se decidir implementar algo semelhante, um aspeto muito importante que deverá ter em consideração, é que, deverá ser regular na publicação deste destaque, bem como atualizá-lo com a frequência necessária.

Se não o fizer, será à semelhança de outros aspectos já mencionados, pior que não fazer nada, pois não há nada que passe pior imagem que um site, ou neste caso, uma pagina de Facebook que não esteja devidamente actualizada.

– Passatempos ou Concursos

Realizar passatempos ou concursos é sempre uma excelente forma de promover, tanto a sua página, como a interactividade com os seus fãs.

Durante os concursos que já realizei na página do WebMarketingPT no Facebook, notou-se claramente um maior fluxo de visitas e “Gostos”.

Em certos momentos, também usei os Facebook Ads, para aumentar ainda mais a visibilidade da ação. Mas mesmo em períodos sem publicidade, notei claramente um maior volume de atividade à volta da página.

Espero que todas estas dicas que publiquei ao longo destes 3 artigos o(a) ajudem criar engagement no Facebook, e que isso, se traduza num aumento de visibilidade e retorno da sua página do Facebook.

Naruralmente, se tiver alguma dica que queira partilhar, será bem-vinda!

  • Viva João. Agradecimentos renovados pela partilha dos seus saberes :). Deixo algumas notas dispersas daquilo que tenho vindo a aprender com a dinamização intensiva da página da Oficina de Psicologia (serviços, nicho saúde mental):

    * Melhores horas: dias de semana – algures entre as 15:00 e as 16:30; antes do jantar; das 21:30 às 23/23:30. Fins-de-semana (excelente) – logo de manhã e até às 12:00 e, depois no final da tarde e no final do dia (se chover e estiver frio, a tarde toda é boa).
    * Posts: temos bons resultados gerindo a diversidade: por dia, 2 ou 3 de não mais de um parágrafo com um resumo de estudo científico, 1 artigo de reflexão (mais longo), 1 ou 2 fotos engraçadas, 1 vídeo (curto), 1 pergunta directa ou indirecta
    * As pessoas têm aderido muito bem a uma abordagem com algum humor, temas enquadrados pela positiva e demonstração de carinho/atenção individual
    * Contrariamente a algumas expectativas, as pessoas têm-se demonstrado sedentas de conhecimentos – daí publicarmos diariamente conclusões de estudos científicos (quando tudo levaria a crer que apenas interessariam a outros profissionais de saúde mental)
    * Reagem bem e é muito útil para pedir opinião sobre produtos/serviços
    * Também reparamos num aumento de reactividade quando explicitamente ligamos os nossos temas a situações que estão presentes nesse momento no espírito das pessoas (meteorologia, dia da semana, hora do dia, actualidade nacional ou grandes acontecimentos internacionais)

    Espero ter contribuído um bocadinho!
    Abraço
    Madalena Lobo

  • @facebook-100002143513385:disqus 

    Olá Madalena,

    Eu é que agradeço o comentário.
    Claro que contribuiu!

    Aliás, achei as dicas muito interessantes mesmo, e acho que vão dar ainda mais ideias aos restantes leitores.

    Também identifico a minha abordagem do WMPT com alguns pontos que referiu e parece-me, que já tem uma abordagem bem esquematizada, o que é excelente!
    Além disso, revela também bastante sensibilidade para uma utilização inteligente do Facebook, como canal de comunicação e meio de promoção.

    Obrigado pelo inputs!
    Abraço,
    JR