Como Criar Engagement no Facebook (2 de 3)

Na sequência do último (e primeiro) conjunto de dicas úteis para criar engagement no Facebook, hoje publico mais algumas, que pode começar a implementar desde já para aumentar o poder viral do Facebook, e com isso, aumentar o retorno do seu investimento (seja de tempo, dinheiro, ou ambos).

Partilho aqui então mais algumas dicas para aumentar o engagement no Facebook, mas antes disso, quero agradecer à Vera e ao Pedro terem partilhado as suas experiências aqui no blog, nos comentários do primeiro artigo da série “Como Criar Engagement no Facebook“.

engagement facebook

Frequência de Publicação

É importante estar presente e mostrar uma presença constante, mas como muitas coisas na vida, o que é demais pode ter outros efeitos não desejados, por isso deve ter algum cuidado para não massacrar os seus fãs com excesso de comunicações!

Como tudo na vida, a aprendizagem irá dar-lhe toda a informação que necessita para concluir qual a melhor frequência de publicação para o seu caso em particular, mas até lá, tente fazer alguns testes, mantendo uma certa regularidade, sem que com isso, esteja constantemente a importunar as pessoas com os seus posts.

Alguns estudos apontam no sentido de que 3 publicações por dia, ao longo do dia ser uma boa frequência, e não ser encarado como SPAM.

Não me vou estar sempre a repetir, e a dizer que você deverá testar, mas penso que, independentemente disso, deve partir de um ponto que tenha apresentado bons resultados, e com isso, aprender também com a experiência de outros.

Além disso, e como já disse atrás, publicar por publicar é pior que não publicar nada, por isso mais que o número ou frequência, é importante manter a relevância dos seus posts.

O melhor será combinar o máximo de relevância com a frequência certa.

Promova o Diálogo

+ Diálogo = + Viralidade = + Audiência = + Gostos = + Retorno

Conseguir estabelecer um diálogo com os seus fãs, deve ser uma das suas prioridades, já que, este permitirá, não apenas, uma aproximação natural com os seus fãs, mas também conseguir chegar a uma audiência maior, fruto do poder viral do Facebook.

Conseguindo estabelecer diálogo, não será apenas você a criar conteúdos para dar visibilidade à sua página, mas serão os seus fãs também, já que os gostos, comentários, partilhas e quaisquer outras intervenções destes, aparecerão nos seus murais e serão partilhados com os seus amigos.

Coloque questões aos seus fãs. Verá que este será uma excelente forma de iniciar um diálogo.

Tradicionalmente, as questões, sejam nos próprios posts, seja em questionários dentro do Facebook, têm bons resultados em termos de resposta da parte dos fãs.

Esta é, certamente, uma das formas mais fáceis e com menos custo, de promover um diálogo com os seus fãs.

Não se esqueça de usar questões que sejam minimamente relevantes ou de alguma forma relacionadas com as temáticas que abrange na sua página, caso contrário não estará a utilizar todo o potencial das questões em seu benefício, até porque, isso também poderá atrair pessoas interessadas nesse tópico, que depois abandonarão a sua página, porque os temas nela abordados não estão relacionados com o tema que as atraiu.

Tal como no ponto anterior, a relevância é ponto chave!

Landing Page

Crie uma landing page personalizada para a sua página do Facebook.

Não são precisos estudos (embora também os haja) para nos dizer que uma página que tenha uma landing page com bom aspeto e uma mensagem atractiva, converte mais visitantes em fãs, que uma página de Facebook, onde os visitantes sejam direccionados para o “Mural”.

Como diz o ditado popular, “Os olhos também comem”.

Como em tudo online, o visual é um aspeto importante, pois quanto mais atractiva for uma página, maior será a probabilidade de captar mais fãs.

Obviamente o visual não é tudo, nem é o mais importante, mas é certamente um aspeto que contribui com um peso considerável na forma como a sua página é “vista” e avaliada no Facebook.

Sobre este tema em particular, espero ter alguns dados para partilhar aqui no Web Marketing, brevemente.

Mais dicas virão muito brevemente.

Entretanto, partilhe as suas experiências comigo e com os outros leitores, pois é isso que enriquece estes conteúdos!

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!