Como Criar Engagement no Facebook (1 de 3)

Criar Engagement no Facebook, é absolutamente fundamental para conseguir tirar o máximo partido da sua presença nesta rede social, assim como do poder viral do Facebook, como já tive oportunidade de dizer, quando falei sobre o que é engagement.

A verdade é que é este tipo de abordagem que lhe permite criar uma presença que, por sua vez, lhe dá a possibilidade de criar  relações mais próximas com os seus fãs, através da criação de real valor, e em simultâneo, conseguir um maior retorno.

Desta forma, e porque é importante que haja mais sensibilidade e algum know-how na forma como se conduz uma presença no Facebook, deixo aqui algumas dicas práticas para que possa, desde já, criar (mais) engagement, e, com isso, melhorar o relacionamento com os seus fãs e aumentar a visibilidade da sua página no Facebook.

De forma a não tornar o artigo maçador, resolvi separar o artigo em 3 partes, e de mais fácil digestão, sendo os restantes publicados nos próximos dias, caso contrário ficaria um texto muito longo.

A informação que aqui publico, tem como base a minha experiência pessoal, assim como alguns estudos que foram efectuados no e sobre o Facebook.

Sem mais demora, aqui vai:

Tipo de Posts

O tipo de publicação, só por si, poderá ser algo que condicione a leitura e partilha do seu post.
Quando falo em tipo de publicação, refiro-me ao conteúdo dos seus posts.

Vários estudos apontam no sentido de posts com pouco texto terem mais impacto que posts muito longos (com várias linhas de texto, pelo menos mais de 4).

Faz algum sentido, já que, as publicações no Facebook são tantas, que quando mais sucinta e direta ao ponto for um post, maior será a probabilidade dele ser realmente lido por mais pessoas, e consequentemente, partilhado mais vezes também.

Outro aspeto fundamental a considerar é a imagem dos seus posts, pois um post com imagem tem tendência a aumentar consideravelmente as, leituras, partilhas, comentários e “gostos”.

Tente variar no tipo de conteúdo que partilha. Por exemplo; não se limite a partilhar artigos. Partilhe também outros tipos de conteúdos, como imagens/fotos, vídeos, apresentações, pdf’s, etc.

No entanto, nunca se esqueça que o mais importante de tudo é que o conteúdo seja relevante para os seus fãs.

Publicar por publicar, é pior que não o fazer, por isso invista na relevância dos temas que publica na sua página. Os seus fãs irão agradecer-lhe!

Forma dos Posts

A forma dos seus posts também poderá ser muito importante, e em alguns aspectos decisivo para conseguir ter mais leitura.

Ainda hoje, é comum ver páginas onde a conversa é unilateral, e sem qualquer subtileza é muito fácil concluir para que é que aquelas pessoas,/empresas usam o Facebook.

Isto porque, pela análise do mural, facilmente se percebe que a única coisa que tem sido feita naquela página, é o despejar de conteúdos, de forma contínua e repetida.

Uma página destas, dificilmente consegue ter mais leituras, partilhas e gostos, já que não tem qualquer atractivo que possa fazer com que as pessoas sintam que têm algo a ganhar em fazer “Gosto”.

Pelas notícias não será certamente, pois hoje em dia, uma notícia nunca é publicada apenas num site, mas em dezenas ou centenas de sites, dependendo do nicho.
Portanto se pensa que as suas notícias (só por si) são um atractivo, pense melhor.

Dia e Hora da Publicação

Existem vários estudos sobre este tema, e que analisam qual será o melhor dia e hora para a publicação dos seus posts no Facebook, de forma a conseguir mais visibilidade e maior aproveitamento do poder viral do Facebook, a fim de chegar a uma maior audiência.

Não vou abordar todos os estudos e seus aspetos, senão não faria outra coisa. Vou sim, passar algumas das conclusões que eu considero mais importantes, juntamente com a minha opinião.

Um dos aspectos em que os estudos são mais ou menos consentâneos e que está relacionado com a hora da publicação, é que, em quase todos os que tive acesso, concluem que as melhores horas de publicação são a meio do dia e fora da hora de expediente.
É óbvio que, se todos publicassem por volta da mesma hora, então muito possivelmente, esta deixaria de ser a melhor altura do dia para publicação.

No entanto, parece-me mais ou menos seguro concluir que, junto à hora de almoço, é certamente uma das horas de eleição de forma a conseguir dar mais visibilidade ao seu post. Outra altura do dia que tem sido apontada como sendo muito boa, é fora da hora do expediente (normal).

Tenha sempre em mente que, diferentes nichos podem ter diferentes momentos mais propícios para potenciar o engagement. Um exemplo, é o nicho do entretenimento (cinema, música, etc), em que os dias apontados como tendo mais retorno em termos de engagement, são de 5ª feira até sábado, o que faz algum sentido, já que se aproxima o fim-de-semana, e muitas pessoas procuram opções para gozar no seu fim-de-semana.

De referir que, é sempre importante testar, mas seja que testes fizer, é sempre importante que faça vários e que analise os respectivos resultados, pois o que funciona comigo ou com outro, poderá não resultar tão bem com outra pessoa, página ou nicho.

Como disse no início, irei publicar mais dicas sobre como criar engagement no Facebook muito brevemente.

Sobre estes tópicos, já fez alguns testes que possa partilhar os resultados?

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!
  • Vera Martins

    Olá,
    Obrigada pelos excelentes artigos e dicas!tenho uma página sobre Psicologia e Desenvolvimento no Facebook. Da minha curtíssima experiência posso dizer que percebi que a Segunda e a Terça são dias de pouco movimento e que os posts curtinhos axcompanhados de uma foto fazem muito sucesso mesmo. Em termos de hora, já experimentei várias e, às vezes ainda tenho supresas com o horário, mas as 22 horas costumam ser óptimas.Vera Martins

  • @2ef7a1e4babd66354893f2e681c3e86a:disqus 

    Olá Vera,

    Obrigado por partilhar os seus resultados!
    Por acaso nunca testei tão “tarde”, mas fiquei curioso :)
    Até pode não vir a dar bom resultado, pois existem muitas variáveis em jogo, mas não há como testar.
    Obrigado pelo comentário e espero que também goste das próximas dicas!
    JR

  • Pedro Couto

    Confirmo João, ando a experimentar horários diferenciados com o Hoot e ontem surpreendi-me com 3 likes de uma foto programada para depois das 22 (foi aqui https://www.facebook.com/photo.php?fbid=249889018411687&set=a.246446688755920.64467.117153155018608&type=1&theater). Se pensarmos bem terá alguma lógica: já se jantou, já se arrumou e está na hora para uma pausa no facebook. Curiosamente, a mesma foto não teve likes em Braga.

  • @283d17a300598ed81b6d98c055a80f7e:disqus 

    Obrigado pela partilha Pedro!

    Estou um pouco curioso, pois sempre tive a ideia que, tendo lógica a disponibilidade para navegar por volta dessas horas, que no meu nicho, não teria grande aceitação… 
    Pensei assim, com base no pressuposto das pessoas a essas horas, não terem muita vontade de ler/falar de assuntos mais sérios, mas sim algo mais virado para a descontração.

    De qualquer forma, vou certamente testar, pois por vezes temos surpresas…

  • Pedro Couto

     João, não resisto a partilhar isto, porque tem a ver com as horas mas num conceito mais radical. É que parece que as altas horas proporcionam bebedeiras… e muitas compras on-line! Nada como ver: http://www.nytimes.com/2011/12/28/business/online-retailers-home-in-on-a-new-demographic-the-drunken-consumer.html?pagewanted=all

  • @283d17a300598ed81b6d98c055a80f7e:disqus 

    Obrigado pelo contributo Pedro.Já tive oportunidade de ler e não deixo de achar curioso, mas penso que reflete um comportamento mais impulsivo que normalmente acontece quando há alcool à mistura :)
    No entanto, pode ser muito pertinente para alguns tipos de negócios…

  • Pingback: 8 Dicas Importantes de Marketing Para o Facebook | ricardotrentin()