Como Publicar Artigos em Directórios de Artigos – Boas Práticas

O Marketing de Artigos em português é uma prática que tem vindo a ganhar adeptos ao longo dos últimos tempos, fruto dos bons resultados obtidos com a implementação desta técnica de marketing e divulgação em directórios internacionais.

Além de ter várias vantagens associadas e de contribuir para aumentar as visitas ao seu site, o  Marketing de Artigos, como qualquer outra técnica de marketing, funciona muito melhor quando você cumpre algumas regras.

Por isso, e por ser comum ver erros (alguns graves) na publicação de artigos em directórios de artigos, resolvi reunir algumas dicas práticas para que possa tirar mais e melhor partido do Marketing de Artigos.

1. Cumpra as Regras

A verdade é que a maior parte das pessoas não se dá ao trabalho de ler as regras de submissão de artigos nos directórios de artigos.

Os directórios tem regras comuns, mas tem algumas regras próprias, e o pior que se pode fazer, é não as ler, nem que seja uma vez. O que acontece é que, ao não as ler, elas não serão cumpridas, e muitas vezes os artigos nem sequer são aprovados. Logo, corre o risco de não ter os seus artigos publicados.

2. Seja Apelativo

Na criação do seu artigo e do respectivo título, seja apelativo e utilize linguagem capaz de captar a atenção do leitor.

Desperte o interesse das pessoas em ler mais, através da utilização de linguagem que chame a sua atenção, e as deixe curiosas em ler mais, sem entrar em exageros desnecessários.

3. Corresponda ás Expectativas

Como já mencionei aqui no blog no artigo sobre como escrever artigos optimizados para captar mais visitas, não devemos criar falsas expectativas nas pessoas, sob pena de as deixarmos ficar mal e sermos penalizados por isso.

4. Publicidade Directa Nunca

Nunca utilize um artigo para escrever publicidade directa sobre o seu site, ou os seus produtos ou serviços.

As pessoas quando estão a ler artigos, não querem consumir publicidade. Elas procuram conhecimento sobre um determinado tema e se a única coisa que encontram é publicidade sobre alguma coisa, muito provavelmente nem sequer acabarão de ler o artigo.

5. Crie Valor Acrescentado

Escreva artigos que contenham real valor para quem os lê, e que lhes transmita conhecimento sobre o tópico em questão.

Como disse no ponto anterior, as pessoas ao lerem artigos, procuram conhecimento sobre algo. Se você transmitir conhecimento nos seus artigos, quem os ler, não só vai ficar satisfeito por ter encontrado um artigo útil, como vai ficar curioso de saber mais sobre esse tema e sobre quem o escreveu. Nesse caso será meio caminho andado para a pessoa clicar no link para o seu site, ou para o site cujo url você adicionou no artigo ou na secção “Sobre o Autor”.

6. Crie um “Sobre o Autor” Inteligente

Alguns directórios de artigos permitem a inclusão de links no corpo do artigo, outros não.

Seja em que situação for, é fundamental saber criar uma caixa “Sobre o Autor” que tenha os pontos  fundamentais e que deixem o leitor com vontade de clicar e saber mais.

Entres estes pontos, destacam-se os seguintes;

  • o nome do autor do artigo, o que faz esse autor (dono do blog … com o respectivo link)
  • algo que contextualize o artigo dentro do tópico em questão (saber como … é das coisas mais importantes quando se trata de ….)
  • e um call to action, tipo “para saber mais sobre … clique aqui”, ou “veja toda a informação sobre … no blog ….” com o respectivo link

Conclusão

Se ainda não utiliza o Marketing de Artigos para aumentar as visitas ao seu site ou blog, está a desperdiçar recursos bons e gratuitos que têm muitas vantagens associadas.

Além do que já disse, acho importante reforçar esta ideia: informe-se sempre junto de cada directório de artigos das suas regras, e cumpra-as, sempre!

Só assim poderá desfrutar dos benefícios que o Marketing de Artigos lhe poderá trazer a si e ao seu site.

  • Olá Joao!
    Ótimas dicas, já escrevi sobre o assunto em meu blog e sei que as pessoas realmente não sabem aproveitar tudo o que o article marketing pode lhes dar.
    Ler as regras é fundamental, mas aproveitar bem a caixa do autor é também de extrema importância.
    Um abraço!

  • Oi Sandra,

    Obrigado!
    Sim, eu li o seu artigo, e comentei até que achei muito interessante, pois temos que de alguma forma ajudar outros a tirarem o melhor partido deste método, bem como a corrigir algumas situações.
    Parabéns por também se juntar à causa! :)

    Abraço,
    JR

  • Olá João,

    Confesso que algumas destas técnicas eu negligenciava, e vejo que são muito importantes, haja vista não ser um blogueiro profissional. Embora me esforce por ser um dia. hehehe.

    Vou colocá-las em prática desde de já.

    Mais uma vez excelente trabalho!

    Jan Carle

  • Obrigado Jan!

    Tal como acontece connosco, quando pesquisamos informação sobre algo, se encontrarmos informação de valor, temos tendência para querer saber mais sobre o tema e sobre o autor, por isso é que a utilização destas técnicas é meio caminho para ser bem sucedido no Marketing de Artigos.

    Abraço,
    JR

  • Excelente o artigo, usava muito o artigonal, agora vou explorar outros diretórios!

  • É sempre boa ideia explorar vários diretórios e ver qual tem o melhor retorno para cada situação.
    Pode haver mudanças consideráveis consoante o caso.

  • Jose carlos

    Parabens

    Marketing de artigos pouco praticada, porem de grande valia para SEO.

    Parabens pela matéria.

  • Obrigado pelo comentário Jose Carlos.
    Sim, de fato ainda não é massivamente percebido o valor do marketing de artigos.
    Até porque “dá trabalho”, e isso afasta muita gente :)