10 Directórios de Artigos em Português Para Divulgar o Seu Site ou Blog

No seguimento de um assunto que já abordei aqui no Web Marketing, o Marketing de Artigos é uma ferramenta muito eficaz para aumentar as visitas gratuitamente, além de estar associado a outras vantagens como a construção de uma imagem de referência ou de autoridade num determinado tópico.

Já falei sobre este tema em alguns artigos com são estes exemplos; Como Aumentar as Visitas ao Meu Blog ou Site > 4 de 9 > Marketing de Artigos ou em Divulgue o Seu Site e Ganhe Dinheiro Publicando Artigos, entre outros.

E acima de tudo, gostaria de realçar (mais uma vez) a importância e a eficácia desta técnica de marketing e os benefícios que lhe podem trazer.
Entre todos, e para não me estar a repetir constantemente, destaco a construção de uma reputação online, a criação de backlinks para o seu site ou blog com o texto âncora escolhido por si, e, claro o aumento de visitas de forma gratuita.

artigopt

Por isso, decidi compilar uma lista de Directórios de Artigos, de forma a facilitar a vida dos leitores do blog, e a fornecer-lhes uma lista de recursos que podem ser muito úteis para aplicar o Marketing de Artigos.

Aqui vai:

Artigo PT – http://www.artigopt.com/

Só Artigos – http://www.soartigos.com/

Web Artigos – http://www.webartigos.com/

Artigonal – http://www.artigonal.com/

Central Artigos – http://www.centralartigos.com/

Super Artigos – http://www.superartigos.com/

Artigos – http://www.artigos.com/

Shvoong – http://pt.shvoong.com

Artigos Brasil – http://www.artigosbrasil.com.br/

Artigos Brasil (.net) – http://www.artigosbrasil.net/

Todos estes directórios são especialmente direcionados para a língua portuguesa.
Quero ainda adiantar que, é conveniente ler as regras de cada um antes de submeter conteúdos de forma a respeitar as suas políticas de utilização.

Noutro artigo futuro, irei abordar algumas dicas sobre como submeter um artigo nestes directórios.

Espero ter ajudado  a enriquecer a sua lista de recursos e que esta lista de directórios de artigos lhe seja muito proveitosa no futuro.

Você conhece algum que não esteja na lista?
Deixe o link que eu adicionarei à lista!

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!
  • Olá João!
    Estou começando a utilizar esse tipo de ferramenta e tenho gostado dos resultados. Pois é uma forma de ganhar links follow para as palavras-chave que nós escolhemos, e além disso os artigos escritos nesses diretórios podem ser copiados para outros sites desde que mantenham os links para o site do autor, e com isso podemos ganhar mais links!
    O problema é que temos que escrever artigos originais, e isso requer além de estudo e pesquisa, tempo. Mas aos poucos estou fazendo.
    Um abraço!

  • Olá João!

    Sem dúvida que com artigos como este, a vida para nós que ainda não utilizamos estes recursos, fica mais fácil.

    Para os sites de artigos gratuitos, segundo li algures, o segredo será escrever um bom artigo para um dos sites. Depois introduzir algumas alterações ao artigo original e mandar para outro site, e assim sucessivamente. Já não dá tanto trabalho, não é?

    Segui o seu link para o artigo “Como aumentar as visitas do seu site gratuitamente-Vídeo”. Também está óptimo. No vídeo, diz o João que para conseguir, é preciso ter trabalho. É verdade, porque o único lugar em que o Sucesso aparece antes do Trabalho, é no … Dicionário.

    Estou agradecido e vou utilizar as suas sugestões.

    Um abraço.

  • Bruno

    Acho que devia colocar uma referencia ao tópico dos linkadores, porque afinal o sistema é o mesmo , voce no topico pediu mais mas voce tem 38 agregadores neste tópico.

    http://www.webmarketingpt.com/web-marketing/38-agregadores-de-noticias-em-portugues-para-divulgar-o-seu-blog-ou-site/

    Você diferencia agregadores de noticias de directórios de artigos?

    Eu acho que colocar o conteúdo do site em agregadores de noticias é muito bom , o link juice que sai dele não é enorme mas sem duvida é compensatório, imagine que em cada post que faca coloca-o cem 15 directórios com um pagerank elevado, eu acho que é garantido um pr 1 ou 2 sem grande links “naturais”( tendo em conta que os links dos directórios de artigos são impulsionados por nós eles são artificiais mas tenhem peso na mesma)

    Fale também dos directórios de sites, a aieou e o mundopt são fantásticos e não requerem link reciproco…

  • @ Sandra – É verdade que requer pesquisa e algum tempo, mas não só é gratuito, como é uma forma de auto-promoção com resultados muito bons, além de que permite a construção de uma figura de referência, e estes 2 factores em conjunto são muito difíceis de encontrar numa técnica gratuita de marketing.

    Abraço,
    JR

  • @ José – De facto essa é uma técnica utilizada para “poupar” algum trabalho. Chama-se Article Spinning e consiste exactamente nisso. Não só para não se tornar repititivo, mas para não contribuir para a duplicação de conteúdo que o Google tanto detesta.
    Já agora, essa do dicionário, está divinal! :)

    @ Bruno – Existe uma diferença muito grande entre os agregadores de notícias e os directórios de artigos. Nos primeiros, você publica apenas o link com um título e um texto muito curto sobre um artigo publicado no seu blog, ao passo que nos segundos, você publica os artigos completos nos directórios e não no seu blog.

    Já publiquei uma lista de agregadores de notícias, uma lista de directórios de artigos, e a próxima será uma lista de directórios de sites (está a ser cozinhada).
    Não a publiquei ainda porque tem havido tantos que têm aparecido e outros tantos que desapareceram ou deixaram de funcionar, que tenho estado a actualizar a lista e espero publicá-la em breve.

    Abraço,
    JR

  • Tenho de admitir que este é um dos temas que nunca explorei muito.
    Vou guardar esta página para futuro utilização e experimentação dos sites na lista. Este tipo de sites pode trazer um retorno muito positivo em termos de visitas.

  • Ricardo

    sem dúvida que é uma mais valia para um site cada link é mais um voto para o nosso site nos motores de busca, até hoje utilizava o shvoong mas aqueles links não deixam utilizar uma palavra chave para linkar para o nosso site e faze-lo subir,mas com este excelente artigo abre as portas para esta vertente de marketing

  • Bruno

    Já repararam que a pagina portuguesa do Shvoong tem pr6 e a pagina global deles só tem pr5, é a 1º vez que me deparo com uma situação deste tipo(bastante engraçado 😀 )

  • Bruno a parte portuguesa pode estar melhor optimizada e possivelmente existe menos concorrência.

  • Bruno

    Sim claro que existe mas o mercado não é vasto e existe pouca concorrência mesmo assim na minha opinião compensa mais ter um blog e escrever lá os artigos…

  • Bruno tudo depende do objectivo.
    Essa é uma maneira de promoveres os teus blogs por exemplo.

  • Nossa! Não entendi nada! O que é Shvoong???

  • Sandra usando a descrição dada pelo google:
    Get paid to write free book summaries, product reviews, abstracts, reports and notes. Make money online by writing about what you know.

  • @ Sandra,
    No fundo é um directório de artigos, em que estes podem ser de várias naturezas (como disse o Nelson), e em que você é paga para escrever esses artigos.

    Abraço,
    JR

  • Ah, legal!
    Agora entendi!
    Obrigada!

  • Alguém aqui já escreveu um artigo para algum destes directórios? Será mesmo eficaz em termos de visitas?

  • Já sim José, tenho alguns artigos no artigonal e em mais uns outros, em termos de visitas não tive muitas, mas o que vale são os backlinks, pelo menos para mim.
    Um abraço!

  • Eu também já José, em português e em inglês.
    Nunca digo a alguém que há algo resulta sem experimentar.
    Se eu abordar um tema que não tenha testado, a forma como posso aconselhar ou não, é diferente de quando tenha a certeza.

    Abraço,
    JR

  • Exacto João. Cada um de nós pode ter resultados diferentes.
    Por exemplo eu com 20 textos em directórios posso não ter nenhuma visita mas outra pessoa apenas com 1 pode ter dezenas ou centenas de visitas só por ser um tema diferente.
    Neste mundo não à resultados certos e cada um de nós tem resultados diferentes.

  • Bruno

    Depende da noticias dando dois exemplos:

    “As macas caem das Macieiras”

    “Barack Obama insulta Bush”

    Era visita certa a 2º noticia mas a 1º não desperta tanta atenção, o teu blogue parece-me ser generalista logo noticias de ultima hora e bombas são capazes de interessar…cada caso é um caso.

  • É sim, temas bombásticos e do momento atraem mais visitas, agora, seguindo o exemplo do Bruno, o 2º pode ter mil visitas num dia, mas daqui um ano terá quase nenhuma. Já o primeiro pode ter poucas, mas daqui um ano continuará a ter, já que é atemporal.

  • Ainda devemos citar os internacionais tais como
    goarticles.com com page rank 6.
    Forte abraco, Brady Macdoff

    http://webdinheiroganhar.wordpress.com/
    .-= O meu último artigo : Como ganhar dinheiro na Internet ? =-.

  • Olá Brady e bem-vindo ao WMPT!

    Sim existem alguns internacionais que permitem a submissão de artigos em português.
    Neste artigo quis listar todos os que conhecia que são exclusivamente em PT, mas o goarticles não deixa de ser um a considerar.
    Obrigado pelo contributo!
    Abraço,
    JR

  • Parabens !otimo blog

    Gostaria de sugerir um bom site de divulgação de sites gratis
    banner-brasil.com

  • este artigo é uma muito boa referencia sobre os Directórios de Artigos. Parabens.

    Aproveito para divulgar o http://artigos.amaneira.com que o site irmão mais novo dos Blogs.amaneira que também pretende ser um diretório mas amananeira :)

  • Obrigado PPires!

  • Pingback: Como Publicar Artigos em Directórios de Artigos – Boas Práticas | Web Marketing PT()

  • Tem o http://www.artigonal.com.br que é bem legal. Eu uso muito e traz muito retorno.

    Abraço,

    Flavio Luiz Melo
    http://www.marketingdigital.ppg.br/
    http://bit.ly/czxsnm

  • Olá Flávio,
    Obrigado pelo comentário, mas o Artigonal já consta da lista.
    O domínio é .com e não .com.br. O .com.br dá uma página em branco.
    Abraço,
    JR

  • InfoServicos

    Caro amigo,
    foi depois de ver o seu artigo que tomei conhecimento desta lista onde vou divulgar o http://www.infoservicos.com. Este é um directório de artigos de língua Portuguesa, recente mas com bastante ambição. Procuraremos publicar conteúdo de qualidade e deixo este comentário para responder ao seu repto.

  • InfoServicos

    Caro amigo,
    foi depois de ver o seu artigo que tomei conhecimento desta lista onde vou divulgar o http://www.infoservicos.com. Este é um directório de artigos de língua Portuguesa, recente mas com bastante ambição. Procuraremos publicar conteúdo de qualidade e deixo este comentário para responder ao seu repto.

  • Obrigado pelo comentário e por enriquecer a lista.

  • Gnsantos

    Olá,

    Gostaria de adicionar mais um diretório à sua lista. É o site: http://artigospt.net/
    Neste diretório o usuário pode adicionar até 3 links follow e a revisão é de, no máximo, 3 dias.

  •  Viva,
    conheço o webmarketingpt há pouco mais de um mês.

    Quero agradecer novamente, já o fiz noutro artigo, o excelente material (informação) que têm, a oportunidade que dão aos visitantes em deixar um comentário e um link para os seus sites, ou outros que conheçam.
    O meu site ( hubgratis.com) ainda tem um número de visitas baixo, tem pouco mais de um mês, mas grande parte do que tenho conseguido é graças ao que aprendi aqui e aos utilizadores que seguem a hiperligação que deixei.

    Obrigado pelas dicas.
    Bom trabalho.

  • Olá Anselmo,

    Obrigado pelo comentário e pelos elogios.
    Espero que continue a acompanhar o Web Marketing e que continue a retirar valor dos conteúdos que aqui publico.
    Boa sorte com o seu projeto!
    JR

  • Excelente lista! alguns que não conhecia nem uso. obrigado!

  • Obrigado pelo comentário Estevão!

  • Utilizo o artigonal, funciona para backlinks.

  • Adriano Lopes

     Olá,

    Além desses bons diretórios de artigos que colocou na sua lista
    gostaria de apresentar um novo site que permite a publicação de artigos
    de qualidade.

    O site é o http://www.artigospt.com/ e aprovamos todos os artigos originais e com qualidade no máximo de 2 dias.

    Cumprimentos

  • @912ed3603f064c5b924df6810298d4ae:disqus 

    Obrigado Adriano.
    Irei adicionar a esta lista ou a outra que entretanto atualize esta. 

  • Trocar Links

    porque não deixou o meu comentario?

  • Muito provavelmente porque não respeitou a política de comentários do blog que pode consultar aqui:
    http://www.webmarketingpt.com/sobre-webmarketingpt/politica-de-comentarios/

  • Kurtis

    Olá!
    Este artigo é uma muito boa referencia sobre os Directórios de Artigos. Devia de adicionar alguns sites mais recentes.

    Aproveito para divulgar o http://www.bialto.pt que é o meu site.
    cumps
    Kurtis

  • juca costa

    Como ganhar dinheiro pela internet | Veja formas realistas que você pode usar para ganhar dinheiro online

    http://www.comoganhardinheiropelainternet.net