Como Captar Mais Clientes e Aumentar as Vendas Com Serviços Gratuitos

Captar mais clientes e aumentar as vendas com serviços gratuitos soa a paradigma, ou algo que facilmente se associa a um lunático, mas vai ver que não é bem assim.

O que representa esta abordagem, é simplesmente uma nova forma de captar a atenção e o comprometimento dos seus visitantes e torná-los clientes de um serviço gratuito, numa primeira fase, e posteriormente, convertê-los em clientes “pagantes”.

O serviço SlideShare, que falei aqui no artigo recente sobre como partilhar apresentações na Internet, é um excelente exemplo disso.

O SlideShare, embora seja conhecido por ser um serviço gratuito de upload e partilha de apresentações de PowerPoint, recentemente adoptou um modelo de negócio diferente do que tinha até então, e que consiste num modelo de negócio Freemium, para satisfazer não só os indivíduos que utilizam os seus serviços, como as pequenas e as grandes empresas que também o fazem.

Um modelo de negócio Freemium (Free + Premium), não é mais que uma forma de abordar o mercado disponibilizando um serviço mais básico de forma gratuita, ao mesmo tempo que, se disponibiliza serviços adicionais ou de qualidade ou com funcionalidades acrescidas mediante o pagamento de uma valor pre-definido, normalmente sob a forma de subscrição mensal.

Quais são as vantagens deste modelo de negócio?

Se por um lado, facilita a captação de prospectos, pois uma vez que o serviço base se mantém gratuito, o volume de pessoas que aderem a este serviço é muito grande, por outro lado, permite à empresa ter mais receitas, além das receitas provenientes de publicidade, o que por sua vez, não só lhe permite ter mais lucros propriamente dito, mas também investir no desenvolvimento de aplicações e serviços complementares, tornando o seu serviço ainda mais interessante e apelativo.

Alguns dos exemplos disso, são:

  • a integração com as maiores redes sociais, e outras plataformas como o WordPress
  • a possiblidade de adicionar vídeos às apresentações, adicionar funcionalidades de análise do desempenho das apresentações ou de tracking de Buzz, isto é, a quantificação e identificação de quem fala sobre a sua apresentação ou de quem a partilha e como
  • a customização do seu canal SlideShare, entre outras.

Além desta empresa, já outras seguiram a mesma tendência de rentabilização, como é o caso da Hootsuite, que também falei aqui recentemente no Web Marketing, quando abordei o tópico como gerir todas as suas redes sociais com facilidade.

O que acha deste modelo negócio?

Parece-lhe mais eficaz que os “modelos tradicionais”?

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!
  • Bem lembrado João!
    A base gratuita é fundamental para que o futuro cliente conheça o produto e/ou serviço. Quando o cliente adere depois ao serviço pago já o faz definitivamente pois já conhece o produto/serviço!

  • Obrigado Marcelo.
    É sem dúvida uma boa opção, principalmente para serviços.
    No entanto, como me disseram, e bem, é importante ter a capacidade de assegurar um bom serviço de apoio aos clientes free, de forma a que se sintam confortáveis para passar para clientes premium.
    JR

  • Pingback: Como Partilhar Documentos Privados Online | Web Marketing PT()