Como Partilhar Documentos Privados Online

Partilhar documentos através da internet é, cada vez mais uma necessidade, fruto de novas situações que requerem a utilização de mais tecnologias ou de serviços que facilitem a nossa vida online.

Neste artigo vou partilhar um serviço gratuito que eu utilizo e que gosto bastante para partilhar documentos com outras pessoas ou com outros computadores, e que me facilita bastante a vida, pois tem uma utilização muito simples.

Estou a falar da Dropbox. A Dropbox é um serviço gratuito, à semelhança de outros que existem e que têm características semelhantes, e que permite a partilha online não pública de documentos entre utilizadores ou entre computadores de forma simples e rápida. Quando digo não pública, refiro-me a partilhar documentos apenas com quem você quer e não com qualquer pessoa.

Para que é que eu utilizo a Dropbox?

Exatamente para o que descrevi em cima; partilhar documentos com outras pessoas remotamente, porque o email nem sempre é a melhor forma de o fazer, principalmente com determinados tipos de ficheiros.

A outra utilização que dou a este serviço é, para partilhar documentos entre os meus computadores. Muitas vezes dá-me muito jeito, mandar ficheiros para um para outro computador, por vezes remotamente, dependendo do que pretendo fazer com eles, e este serviço permite-me fazer isso sem complicações.

Para quem não gosta de passar a vida a utilizar pen’s USB, não tem os computadores em rede, ou precisa de partilhar ficheiros entre computadores que se encontram distantes fisicamente, a Dropbox resolve o problema.

Para quem tem necessidade de mais espaço para partilhar mais ficheiros, ou ficheiros maiores, dropbox disponibiliza ainda outros planos com mais espaço e com valores acessíveis. Este é um outro exemplo de uma empresa que utiliza a estratégia Fremium, que falei recentemente quando falei sobre aumentar as vendas com serviços gratuitos.

Se estiver interessado em subscrever este serviço, já que é gratuito, pode aproveitar este link e recebe como bónus, 250 MB de espaço extra, sem qualquer compromisso.

O espaço oferecido no plano de utilização gratuito, é de 2 GB, mas se utilizar este link, a Dropbox disponibiliza-lhe mais 250 MB de espaço adicional também gratuito.

O que é que eu ganho com isto?

250 MB de espaço adicional que é o mesmo que você ganha se referir alguém que se inscreva no serviço. É uma situação win/win, ganho eu e quem se inscrever por este link.

De qualquer forma, que fique claro que se eu não gostasse do serviço, não o recomendava, mas isso nem é preciso dizer :)

Espero que goste do serviço. Eu gosto bastante, pois dá-me muito jeito para enviar e receber ficheiros e ter pastas sincronizadas entre os vários utilizadores ou computadores. Isto é, se eu atualizar ou fizer upload de um documento, a Dropbox sincroniza a pasta onde este está colocado para todos os utilizadores, de forma a que todos tenham a mesma versão do documento.

Para os interessados, aqui fica o link para os 250Mb adicionais gratuitos!

Já utiliza este serviço ou outro idêntico? Qual é a sua opinião sobre ele?

  • Sandra

    Olá Joao!
    É um ótimo serviço, já utilizo a algum tempo para fazer backups de meus arquivos.
    Um abraço

  • Olá Sandra,
    Eu não utilizo para backups, mas esse é outra excelente utilidade para este serviço.
    Até agora, estou a gostar bastante!
    Abraço,
    JR