Como Conseguir Emprego – Dicas Práticas (parte 3 de 3)

Na sequência dos últimos dois artigos, abordando a temática do desemprego, finalizarei agora com um conjunto de dicas finais que, de alguma forma, o poderão ajudar na procura de um novo emprego. Esta será pois uma fase mais adiantada, onde espera e desespera por propostas concretas de empregadores.

procurar-emprego

Se ainda não leu os artigos anteriores desta pequena série pode encontrá-los aqui:

– Como Conseguir Emprego – Dicas Práticas (parte 1)

– Como Conseguir Emprego – Dicas Práticas (parte 2)

1.Seja Positivo

Com o passar das semanas sem ser chamado para qualquer trabalho, existirá uma tendência natural para algum negativismo. Muitas perguntas poderão surgir na sua cabeça “o que estou a fazer de errado?” ou “estarei a dizer as coisas certas?”. Se vai com essas dúvidas para uma entrevista de emprego então existe de facto uma grande probabilidade das coisas correrem mal.

Parta para as entrevistas com pensamento positivo, mesmo que seja o enésimo “não” que ouve nessa semana.

2. Emigrar? Porque não?

Dizer que o mundo é uma aldeia global é uma expressão cada vez mais actual. A verdade é que efectivamente o é. Pense bem e pondere sair da sua zona de conforto. Há muito mundo (e vida) para além das nossas fronteiras geográficas.

Informe-se sobre que hipóteses profissionais teria se emigrasse para determinado País, que oportunidades, que condições, que obstáculos, etc. Ponha tudo na balança e compare as vantagens e desvantagens.

O mundo é uma aldeia por muitos factores, e um deles é pela facilidade com que comunicamos e interagimos com alguém do outro lado do planeta.

3. Empreenda

No artigo anterior falei na questão do tempo, ou seja, do excesso de tempo que tem nas mãos. Porque não investir esse tempo na criação do seu próprio negócio? Nem todas as ideias e projectos exigem investimentos avultados. Uma boa ideia e uma grande dose de criatividade pode ser o ponto de partida para um novo desafio profissional. Invista em ideias, invista em si.

4. Aprenda

Aprenda com esta fase da sua vida. É sem dúvida uma fase que requer muito jogo de cintura da sua parte. Pessoas que você pensava que estavam muito próximas de si talvez se afastem um pouco. Pessoas que pensava que estavam algo distantes vão aproximar-se surpreende-lo pela positiva.

A sua vida activa de trabalho irá ter a duração de umas décadas, a fase de desemprego irá ter, à partida, apenas alguns meses, por isso não valorize demasiado o que acontece nesta fase. Por isso mesmo, é apenas uma fase.

A sorte é uma combinação de oportunidade e preparação. Prepare-se, uma nova oportunidade pode surgir a qualquer momento!

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!