Como Conseguir Emprego – Dicas Práticas (parte 2)

No primeiro artigo sobre como conseguir emprego, sugeri alguns dos passos que poderá dar imediatamente após se ver confrontado com a situação de ficar sem trabalho. Importa pensar agora que estratégias poderá adotar para lidar com uma fase que não saberá se irá demorar algumas semanas ou muitos meses.

conseguir-emprego

1. Saiba Gerir o Seu Tempo

Vai deparar-se com uma nova realidade da sua vida: vai ter excesso de tempo. Aproveite para pensar que rumo dar à sua carreira. Seja o seu próprio gestor de carreira, definindo objectivos que o ajudem na busca de emprego.

Com o tempo que agora vai ter disponível, aproveite para ler livros ou artigos do seu sector de actividade. Seja um desempregado activo, ou seja, saiba mais sobre o ramo onde está (ou quer estar) inserido. Surpreenda nas próximas entrevistas de emprego mostrando que continua actualizado e informado.

2. Estabeleça Rotinas

Estabeleça rotinas no seu dia-a-dia. Coloque um intervalo de tempo no seu dia onde só está preocupado com a procura de emprego e outro intervalo de tempo para todas as outras coisas.

Organize o seu dia. É você que domina a agenda e não a agenda que o domina a si. É importante estar cansado à noite para conseguir dormir bem, comece o seu dia bem cedo.

3. Faça Exercício Físico

Se quando estava a trabalhar não tinha tempo para fazer exercício físico… agora tem! É fundamental que faça algum tipo de desporto. Agora, mais que nunca, a sua mente e o seu corpo precisam. A distância entre uma situação de desemprego e uma eventual depressão pode ser aumentada com a prática regular de exercício físico.

Vai sentir-se melhor, mais positivo, mais bem-disposto e isso vai refletir-se na forma como vai observar os obstáculos que terá pela frente. Pensamentos positivos normalmente atraem coisas positivas.

4. Socialize

Importantíssimo: não se isole. O desemprego não é uma doença contagiosa.

Crie rotinas de tomar café ou almoçar com amigos, não se esconda. Atrás de uma conversa pessoal pode sempre surgir uma oportunidade profissional. Não tenha vergonha de estar desempregado. Fale abertamente sobre o assunto a que ache que deva falar. Falando e partilhando experiências poderá obter dicas importantes.

Pense no seguinte: terá mais hipóteses de obter um emprego pela quantidade de anúncios que responde ou pela quantidade de pessoas que conhece?

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!