Facebook Marketing: Como Anunciar no Facebook Com Sucesso

Saber anunciar no Facebook com eficácia é, hoje, absoutamente fundamental não fosse o Facebook, atualmente, um dos melhores locais para estar presente e disponibilizar a nossa mensagem, informação, produtos, serviços, etc.

Isto porque, a massa crítica está lá presente, e como já disse várias vezes, você precisa estar presente onde está o seu target, caso contrário, será difícil conseguir ligar-se a ele e estabelecer uma comunicação eficaz com resultado efetivamente bons.

Facebook Marketing

Seja qual for o nicho, há certamente pessoas no Facebook interessadas na sua mensagem.

Se há algum tempo atrás poderia ser arriscado, agora é certo que, uma campanha bem estruturada e implementada acabe com um resultado positivo e de sucesso.

No entanto, convém ressalvar que, anunciar no Facebook, não é apenas criar um anuncio com um link e uma imagem e pagar por impressão ou por clique. Era bom que fosse assim tão simples, mas a realidade é bem diferente.

Já apresentei aqui um case study sobre publicidade no Facebook, com base na análise de uma campanha que fiz há algum tempo. Agora está na altura de atualizar e complementar essa informação com o que aprendi entretanto e com mais umas experiências que fiz.

Certamente, que se você tiver em atenção os pontos que vou referir terá resultados muito melhores. Isso posso garantir.

Até porque, segundo notícias publicadas recentemente nos medias, o preço da publicidade no Facebook, subiu 74% de 2010 para 2011. Portanto, agora faz ainda mais sentido que tenha cuidado com o seu investimento.

Antes de mais, vou explicar passo a passo como se deve fazer uma campanha no Facebook, de forma a tentar garantir os melhores resultados possíveis e naturalmente, de forma a ter o maior e melhor retorno possível.

De forma a manter uma leitura leve a agradável, resolvi dividir este artigo em vários, caso contrário ficaria uma artigo muito longo e maçador.

Da mesma forma, e para tornar o entendimento destas matérias mais acessível a qualquer pessoa, o artigo está dividido por pontos, sendo fundamental seguir ponto a ponto, sob pena de perder a lógica.

Assim, vou começar pelo ínício (que é sempre um bom sítio para iniciar algo) e neste artigo vou falar sobre como definir os objetivos da sua campanha.

 Objetivos da Campanha

Como em qualquer campanha, em qualquer meio, o primeiro passo é estabelecer, de forma clara, quais são os seus objetivos. Isto porque, qualquer ação que se tome a seguir será tendo em conta os objetivos da sua campanha. Assim, faz sentido que este seja o primeiro passo.

Se o seu objetivo for aumentar o seu número da fãs, então há alguns tipos de campanhas e certa mecânicas e técnicas que funcionam melhor que outras. O mesmo acontece, se o seu objetivo é vender algo, um produto ou serviço, ou qualquer outra finalidade.

Isto pode parecer óbvio, mas é absolutamente fundamental para que a campanha seja um sucesso, e ainda assim é um aspeto descurado por muitos. Muito possivelmente por desconhecimento, mas ainda assim descurado.

Estabeleça o objetivo (ou objetivos) da campanha. Se forem vários, atribua-lhes uma prioridade com base na importância para que eles têm para si.

É muito importante que o faça, pois a forma como a sua campanha será estruturada, terá de considerar as prioridades que está agora a definir, de forma a garantir que está a fazer tudo o que é suposto para que os objetivos seja facilmente alcançados, ou que, pelo menos, não têm obstáculos que dificultem a sua concretização.

Um aspeto muito importante que não se pode esquecer é que o Facebook é uma rede social, e como tal, é um local onde, tradicionalmente, as pessoas socializam. (DUH!)

Isto quer dizer que, não sendo uma rede social de natureza profissional como é, por exemplo, o LinkedIn, a essência do Facebook está em temas relacionados com diversão, convívio, e outros que não trabalho.

Isto, como é óbvio, não impede ninguém de fazer uma campanha no Facebook, mas é certamente um aspeto que se deve sempre ter em conta, quando se pensa em fazer uma camapanha, já que é absolutamente fundamental conhecer o meio que está (ou vai) fazer uma comunicação, de forma a ajustar e enquadrar a forma de se comunicar e de fazer chegar a sua mensagem aos destinatários.

No próximo artigo vou falar dos vários tipos de campanha que se podem fazer no Facebook.

Não deixe de acompanhar os próximos artigos da série Como Anunciar no Facebook com Sucesso.

Se tiver alguma sugestão de tema para eu falar sobre este assunto, deixe um comentário!

Comments (26)
  1. Water 11 Outubro, 2011
  2. Joao Rodrigues 11 Outubro, 2011
  3. Water 12 Outubro, 2011
  4. Joao Rodrigues 12 Outubro, 2011
  5. Water 12 Outubro, 2011
  6. Water 22 Novembro, 2011
  7. Joao Rodrigues 22 Novembro, 2011
  8. Water 22 Novembro, 2011
  9. Joao Rodrigues 23 Novembro, 2011
  10. Water 24 Novembro, 2011
  11. Joao Rodrigues 24 Novembro, 2011
  12. Water 24 Novembro, 2011
  13. Joao Rodrigues 24 Novembro, 2011
  14. Water 28 Novembro, 2011
  15. Joao Rodrigues 28 Novembro, 2011
  16. Water 28 Novembro, 2011
  17. Joao Rodrigues 28 Novembro, 2011
  18. Water 29 Novembro, 2011
  19. Joao Rodrigues 30 Novembro, 2011
  20. joao machado 8 Dezembro, 2011
  21. Joao Rodrigues 9 Dezembro, 2011
  22. Leonidas Freitas 16 Julho, 2012
  23. Joao Rodrigues 16 Julho, 2012
  24. Luno 9 Agosto, 2012
  25. Joao Rodrigues 9 Agosto, 2012
  26. Thiara Deusdedith 15 Fevereiro, 2013