Facebook Marketing: Como Anunciar no Facebook Com Sucesso

Saber anunciar no Facebook com eficácia é, hoje, absoutamente fundamental não fosse o Facebook, atualmente, um dos melhores locais para estar presente e disponibilizar a nossa mensagem, informação, produtos, serviços, etc.

Isto porque, a massa crítica está lá presente, e como já disse várias vezes, você precisa estar presente onde está o seu target, caso contrário, será difícil conseguir ligar-se a ele e estabelecer uma comunicação eficaz com resultado efetivamente bons.

Facebook Marketing

Seja qual for o nicho, há certamente pessoas no Facebook interessadas na sua mensagem.

Se há algum tempo atrás poderia ser arriscado, agora é certo que, uma campanha bem estruturada e implementada acabe com um resultado positivo e de sucesso.

No entanto, convém ressalvar que, anunciar no Facebook, não é apenas criar um anuncio com um link e uma imagem e pagar por impressão ou por clique. Era bom que fosse assim tão simples, mas a realidade é bem diferente.

Já apresentei aqui um case study sobre publicidade no Facebook, com base na análise de uma campanha que fiz há algum tempo. Agora está na altura de atualizar e complementar essa informação com o que aprendi entretanto e com mais umas experiências que fiz.

Certamente, que se você tiver em atenção os pontos que vou referir terá resultados muito melhores. Isso posso garantir.

Até porque, segundo notícias publicadas recentemente nos medias, o preço da publicidade no Facebook, subiu 74% de 2010 para 2011. Portanto, agora faz ainda mais sentido que tenha cuidado com o seu investimento.

Antes de mais, vou explicar passo a passo como se deve fazer uma campanha no Facebook, de forma a tentar garantir os melhores resultados possíveis e naturalmente, de forma a ter o maior e melhor retorno possível.

De forma a manter uma leitura leve a agradável, resolvi dividir este artigo em vários, caso contrário ficaria uma artigo muito longo e maçador.

Da mesma forma, e para tornar o entendimento destas matérias mais acessível a qualquer pessoa, o artigo está dividido por pontos, sendo fundamental seguir ponto a ponto, sob pena de perder a lógica.

Assim, vou começar pelo ínício (que é sempre um bom sítio para iniciar algo) e neste artigo vou falar sobre como definir os objetivos da sua campanha.

 Objetivos da Campanha

Como em qualquer campanha, em qualquer meio, o primeiro passo é estabelecer, de forma clara, quais são os seus objetivos. Isto porque, qualquer ação que se tome a seguir será tendo em conta os objetivos da sua campanha. Assim, faz sentido que este seja o primeiro passo.

Se o seu objetivo for aumentar o seu número da fãs, então há alguns tipos de campanhas e certa mecânicas e técnicas que funcionam melhor que outras. O mesmo acontece, se o seu objetivo é vender algo, um produto ou serviço, ou qualquer outra finalidade.

Isto pode parecer óbvio, mas é absolutamente fundamental para que a campanha seja um sucesso, e ainda assim é um aspeto descurado por muitos. Muito possivelmente por desconhecimento, mas ainda assim descurado.

Estabeleça o objetivo (ou objetivos) da campanha. Se forem vários, atribua-lhes uma prioridade com base na importância para que eles têm para si.

É muito importante que o faça, pois a forma como a sua campanha será estruturada, terá de considerar as prioridades que está agora a definir, de forma a garantir que está a fazer tudo o que é suposto para que os objetivos seja facilmente alcançados, ou que, pelo menos, não têm obstáculos que dificultem a sua concretização.

Um aspeto muito importante que não se pode esquecer é que o Facebook é uma rede social, e como tal, é um local onde, tradicionalmente, as pessoas socializam. (DUH!)

Isto quer dizer que, não sendo uma rede social de natureza profissional como é, por exemplo, o LinkedIn, a essência do Facebook está em temas relacionados com diversão, convívio, e outros que não trabalho.

Isto, como é óbvio, não impede ninguém de fazer uma campanha no Facebook, mas é certamente um aspeto que se deve sempre ter em conta, quando se pensa em fazer uma camapanha, já que é absolutamente fundamental conhecer o meio que está (ou vai) fazer uma comunicação, de forma a ajustar e enquadrar a forma de se comunicar e de fazer chegar a sua mensagem aos destinatários.

No próximo artigo vou falar dos vários tipos de campanha que se podem fazer no Facebook.

Não deixe de acompanhar os próximos artigos da série Como Anunciar no Facebook com Sucesso.

Se tiver alguma sugestão de tema para eu falar sobre este assunto, deixe um comentário!

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!
  • João eu sei pouco do Facebook mas já fiz anúncios no Adworlds.  Estou muito curioso e interessado neste sistema de anúncios do facebook. E tenho algumas dúvidas que não foram explicadas nesta série:

    1- Tenho página de fã e não de perfil. Para fazer um anuncio basta estar logado com, a página de fã?

    2- Onde começar? É dentro da página ou tem outros endeço como no Adwords?

    3- Qual a forma de pagamento? Aceita paypal, pagseguro etc?

    4- Em uma única conta pode-se fazer anuncios de de várias páginas de fã?

  • @0b9b9cf5754f989a07511d887b0c6fb3:disqus 

    Olá Water,
    Aqui seguem as respostas:

    1 – Todos temos de ter um perfil para podermos ter uma página de fãs, mas para acedermos ao menu da publicidade é conveniente estar na pagina de fãs, já que a opção aparece mesmo no fundo da página.

    2 – Respondido na anterior. No fundo da página do FB, está uma opção que diz “Publicidade”.

    3 – Sim, aceita Paypal. Pagseguro creio que não.

    4 – Sim, pode.

    Se tiver mais alguma questão, diga.

  • Está havendo uma confusão ou eu não soube me expressar direito na questão. Existem dois tipos de páginas no Facebook:
    1- Página particular que no Brasil chamamos de Perfil particular
    2- Página de produtos serviços ou site que aqui chamamos de página de fã de um site ou blog.

    Eu tenho página de fã do blog e não tenho uma página de perfil particular.  Então vou repetir a pergunta:

    Tenho página de fã (do blog) e não de perfil(particular). Para fazer um anuncio basta estar logado com, a página de fã?

  • Você explicou bem e eu percebi bem também Water.

    Você, para criar uma pagina de fãs no FB, precisa, ou de criar um perfil, ou criar uma conta business, e só depois pode criar uma (ou mais) páginas de fãs.
    É o primeiro passo de todos. 

    E a minha resposta mantém-se. Quer tenha ou não perfil (particular) ou conta Business, quando você está na sua página de fãs, se vir no fim da página, existe um menu que tem uma opção que se chama “Publicidade”. basta clicar aí e seguir os passos. :)

  • Water

    OK João, agora entendí.  Valeu!

  • Water

    Fui criar uma anuncio para um de meus blogs. Na hora de fechar a conta, via Paypal informa que não tenho conta no mesmo.   Claro eu tenho conta mas o email do blog que entrei no facebook não tem.

    As coisas no Facebook não são tão fáceis como eu imaginava…  Falta informações passo-apasso para leigos como eu.

  • @0b9b9cf5754f989a07511d887b0c6fb3:disqus 

    Sim Water, eu concordo que podia ser mais intuitivo, sem dúvida.
    Mas parece-me que, tal como na outra situação, você poderá estar a falhar um pequeno pormenor.
    Tente rever todo o processo a ver se acontece o mesmo.

  • Water

    João, o problema não é aqui e sim em quase toda internet. Andei pesquisando sobre “como anunciar no facebook” e sobre “como criar uma campanha no Facebook”.  Percebí muitas pessoas na minha situação, com dúvidas.  Todos os artigos, sem exceção só dizem como dirigir a campanha, o desempenho etc.   Não dizem os passos, o que é necessário para fazer um anúncio no facebook. Quais o requisitos iniciais e principais.  Se o primeiro passo é criar um perfil particular ou se isso não é necessário.  

    Tá tudo muito confuso…  São duas maneiras de criar um anúncio e a gente fica sem saber qual caminho seguir.

    1-Por exemplo, neste link http://pt-br.facebook.com/ads/create/ pode-se criar uma anuncio. Como vou criar um anuncio se eu nem to logado… O destino é uma URL externa.  Eu não quero anunciar um blog ou site e sim anunciar a página de fan de meu blog.  E como não tô logado só aparece esta opção.

    2- Se tento criar um anuncio já dentro (logado) na página de fã  vai indo bem, mas na hora de pagar diz que aquele email não tem conta no Paypal.

    Só uma observação: Eu não tenho perfil particular no Facebook.

  • @0b9b9cf5754f989a07511d887b0c6fb3:disqus 

    Acho isso um pouco estranho, mas a questão de haver pouca informação detalhada sobre isso é algo que irei pensar como poderei ajudar.
    Não será algo imediato, pois tenho vários projetos em mão, mas vou pensar como posso criar um conteúdo mais detalhado.

    Essa situação do email do Paypal não dar e que acho muito estranho.
    Já leu bem os tipos de pagamentos aceites para que países, etc?

    Poderá haver aí alguma limitação, não faço ideia…

  • Water

    Eu achei que o problema era no navegador e fui tentar via Chrome. Agora nem pagar não posso mais pois o sistema não mais aceita:

    “Nossos sistemas têm detectada atividade incomum de pagamento em sua conta. Como medida de segurança, a funcionalidade de pagamentos em sua conta foi desativada e todos os seus anúncios tenham sido interrompidas. Para mais informações, por favor Contate-nos.”

    STOP!

  • @0b9b9cf5754f989a07511d887b0c6fb3:disqus 
    Dado o avançar da situação, eu acho que seria melhor você entrar em contato com o suporte do facebook, pois parece-me que a situação está a entrar em áreas complicadas de resolver sem o apoio deles.
    No seu lugar, era o que eu faria!

  • Recebí um email do Facebook:
    “Infelizmente, não foi possível processar sua solicitação neste momento
    pois sua conta foi desabilitada antes mesmo de seu Anúncio ou História
    patrocinada ter sido revisto.”
     

    Como se vê João as coisas não são assim tão fáceis como se imagina. Tudo ainda é novo e muito complicado.  Portanto é um nicho a ser explorado. É uma boa área para pessoas como você que trabalha com Marketing na Internet ganhar dinheiro. 

    Nas minhas pesquisas e lidas de artigos ví muitas pessoas com dúvidas.  Percebí que existem muitas empresas querendo anunciar no Facebook mas que não tem a mínima noção por onde começar. Li inclusive alguns orientando essas pessoas a procurarem agencias de propaganda ou publicidade.

    Mas eu não desisto.  Recomeçarei por outra conta. E quando consegui virei aqui relatar a experiencia.

    Um abraço!

  • @0b9b9cf5754f989a07511d887b0c6fb3:disqus 

    Concordo que ainda possa ser um nicho a ser mais explorado, mas eu já fiz várias campanhas no FB e nunca tive nenhum desses problemas. Sempre foi tudo muito linear.

    Isto não quer dizer que não seja necessário haver informação com maior detalhe. Como eu disse, será algo que vou pensar logo que se proporcione.

    De qualquer forma, não desistir é sempre um bom princípio!

    Qualquer coisa, estou por aqui!
    Abraço,
    JR

  • João eu consegui!  

    (Primeira orientação: Quem vai fazer via Paypal deve antes ter um nr de cartão de credito internacional vinculado à conta do mesmo)

    (Segunda orientação: Ao fazer seu anuncio a imagem deve ter no máximo 110×80)

    (Terceira orientação: Você deve criar seu anuncio logado e de dentro de sua área de anuncios da fanpage. Nunca dentro de seu perfil particular)

    Como a conta de anúncios foi desabilitada um parente que tinha feito um anúncio para fanpage dele resolveu me ajudar e fez um anuncio para mim, dentro da conta dele.  Eu vou pagar a ele. Tudo certo se não fosse um pequeno problema e acho que você agora pode dá uma ajuda.

    Ao criar esse anuncio em uma nova campanha, na conta dele, não foi possível colocar como destino a minha fanpage pois só existe a opção URL externa.  Daí eu coloquei a URL da minha fanpage.   O anuncio foi aprovado, está correndo, está tendo cliques mas ninguém está “curtindo a página”.  Como a página de destino é uma URL externa não existe a opção de direcionar os anuncio  “somente para pessoas que ainda não são fãs”.

    Agora é com você: Como resolver isso? Como fazer com que o anuncio seja dirigido de forma que os cliques sejam CURTIR? 

  • @0b9b9cf5754f989a07511d887b0c6fb3:disqus 
    Excelente!

    Sim, tem SEMPRE de estar na sua página para criar campanhas no FB, pois é para essa página que funcionará a campanha e nunca para um perfil particular.

    Experimente colocar o seu familiar como administrador da sua página e depois já lhe deverá aparecer um link parecido com “Promover esta página” ou algo parecido, que será o link a utilizar para criar a campanha para promover a página, e aí já terá mais opções de segmentação.
    Aí poderá segmentar apenas para pessoas que não sejam fãs.

    Quanto às pessoas curtirem ou não, isso já será outro assunto. Mas terá sempre de experimentar promover a página como lhe disse agora, para depois ver se continua na mesma ou se já tem outros resultados, pois aí já poderá ser problemas de segmentação incorreta e/ou uma página de FB que não converte.
    Mas só poderá analisar e tirar as suas conclusões depois de fazer a campanha como lhe disse.

  •  Por exemplo, ele tem siteletra.com.  (Eu tenho portaluniao.com)  O anuncio foi criado dentro da fanpage de siteletra.com.

    Quando você diz “colocar o seu familiar como administrador da sua página” o que seria?  
    siteletra.com teria que curtir portaluniao.com e daí eu o colocaria como administrador é isso?

    Então dentro das opções de anuncios apareceria também a minha fanpage para ele promover, ou seja, colocar como destino no anuncio, é isso?

    Se for isso falarei com ele e depois posto o resultado.   Valeu! 

     

  • Não é o siteletra curtir a sua página, é ele próprio com o perfil particular.
    Logo depois, você terá a possibilidade de o promover a administrador da página, e depois ele poderá então proceder à criação da campanha.

  • Se ele pode curtir minha fanpage se tornar admin e criar anuncios, porque eu mesmo não faço isso? Acho que vou criar um perfil particular.

    Independente disso a campanha e o anuncio que ele criou deu certo apenas no primeiro dia; Com orçamento diário de US3,00 clique a 0,17  após 3 cliques parou: Marcaram um aviso:”Falha na entrega, limite de gasto atingido”

    Como atingiu o limite se o gasto foi de apenas 0,49 e o limite diário é de 3,00 ??????????

    Não entendí nada!

  • Responder a este tipo de questões, sem aceder e estar a ver a configuração da campanha, é muito complicado Water.
    Quando se chega a um tipo de dúvidas que ultrapassam o superficial, é necessário ver para poder concluir onde poderá estar o problema.

    Quanto ao perfil pessoal, é óbvio que sim.

  • joao machado

    o preço da publicidade no Facebook, subiu 74% de 2010 para 2011, e vai continuar a subir, a razão é a dos “grandes” terem criado gabinetes de marketing interno exclusivamente para aproveitar o poder do facebook. O “hack” que ainda temos (os pequenos) para corrigir esta situação é comprar-mos vales (vouchers) já com dinheiro do facebook, dessa forma conseguimos reduzir em 70% o investimento dos clicks.Depois há outros truques ao criar a campanha…mas isso são outras nupcias, para quem quer reduzir o ppc e não tem muito conhecimento de facebook o melhor são os vales 😉

  • Boa dica João!
    Obrigado pelo comentário.

  • Pingback: 8 Dicas Importantes de Marketing Para o Facebook | ricardotrentin()

  • Boa informação!
    Parabéns e muito sucesso!

  • @Wnsfn:disqus

    Obrigado pelo comentário Leonidas.
    Se quiser ficar por dentro, assine a newsletter e receba todos as publicações no seu email!

  • Luno

    Excelentes informações. Meus parabéns!
    Mais ainda me restam dúvidas;
    Agora podemos criar 2 tipos de anúncio: para promover sua página ou para promover uma publicação da sua página.

    Eu quero saber se nas duas maneiras, ao definir o orçamento da campanha, no caso U$10 “por dia”, e também o período mínimo de 24hrs, eu vou pagar somente os U$10 ou não?
    Mesmo a campanha atingindo 1.000 pessoas ou 1milhão de pessoas vou pagar os mesmo 10 dólares por esse período de 24hrs?

    Obrigado!

  • @Adalberson:disqus

    Obrigado pelo comentário Luno.
    Quanto à sua questão, e embora existam várias variáveis em jogo, como o CPC da campanha, você nunca paga mais que o seu “Limite de Gasto Diário”.
    O que acontece é que se ou quando esgotar esse “Limite de Gasto Diário”, a campanha para automaticamente.
    Espero ter ajudado!

  • Existem alguns jeitos de criar campanhas no Facebook, entre elas você pode
    criar sorteios, concursos, promoções, compras coletivas ou até mesmo uma loja
    com a sua cara. Se você pensa em ganhar mais visibilidade para sua
    marca/empresa nas redes sociais e escolheu o Facebook, é uma ótima forma de
    conseguir isso. Nós temos aplicativos simples e eficazes, que facilitam a sua vida na hora de divulgar sua campanha, pois no momento que um participante se inscreve é
    compartilhado para todos os seus amigos automaticamente, e você pode descobrir
    informações importantes para você no futuro, como por exemplo saber as páginas
    que os usuários curtem e assim conhecer o perfil de cada um ( que é
    fundamental).Saiba mais sobre cada aplicativo lendo o nosso post no blog : http://blog.wishpond.com.br/ ou acessando o
    nosso site : http://www.wishpond.com.br