Como Aumentar as Visitas ao Meu Blog ou Site > 9 de 9 > Redes Sociais

Neste último artigo da série Como Aumentar as Visistas ao Meu Blog ou Site, vou abordar o tema das Redes Sociais e Agregadores de Notícias ou Linkadores.
Muito se fala de há uns tempos a esta parte, sobre as redes sociais e sobre a sua utilização como método de captar leitores/visitas para o seu site ou blog.

A verdade é que as Redes Sociais têm tomado conta da Internet a uma velocidade impressionante, e são de facto, muitas as pessoas que passam mais tempo nas redes sociais que a ver o seu próprio email. Este facto denota a sua importância no panorama online.

A vontade de partilhar, conviver, conhecer novos rostos da mesma cultura e de culturas diferentes, travar novas amizades, etc, são motivos que têm encaminhado as pessoas para esta mais nova forma de convívio, que muitas vezes e em muitos casos quase substitui o convívio na sua forma mais natural.

redessociais

Tendo isto em consideração, não podemos nem devemos ignorar, o poder que têm as redes socias, não tivessem elas concentrado nelas grande parte do fluxo de visitas e utilização da internet.

Em vez de ficar de fora deste fluxo gigantesco de tráfego, porque não juntar-se a ele, e ganhar também com isso?
É, sem dúvida a forma mais inteligente de abordar o tema das redes socias, como forma de aumentar as visitas ao seu site/blog, pois o tráfego à volta das redes sociais é tanto, que justifica a sua presença e a sua dedicação em captar uma pequena parte desse tráfego, que além do mais, é gratuito!

No entanto, há que ser correcto a fazê-lo, como aliás qualquer outra técnica, caso contrário, vai acabar por ter o resultado oposto. E para isso, mais vale concentrar-se em outras formas de aumentar as suas visitas.

As redes sociais são aglomerados de pessoas, na sua maior parte em forma de lazer, embora hajam algumas como é o caso do LinkedIn, que tem uma vertente mais profissional. Ora, se a sua natureza é lazer, não deve ter uma abordagem muito profissional, ou muito objectiva na captação de visitas.

As redes sociais são como um festa entre amigos e conhecidos. Isto faz sentido para si?
Então, imagine que está numa festa.
Nessa festa, chega uma pessoa que você não conhece junto de si, e começa a falar de trabalho. Do que faz, do que vende, etc, etc.
O que é que você faz?
Pira-se o mais rápido possivel, certo? Pelo menos era o que eu faria 🙂

Agora imagine a mesma situação, mas em que a abordagem dessa pessoa é complemtamente diferente, e que começam a falar de temas muito mais descontraídos, como são as origens de cada um, os gostos de cada um, os amigos em comum, etc. Mais tarde ou mais cedo, iria surgir contexto para a pergunta “E o que é tu fazes?”
ou “Trabalhas em quê?” ou E trabalhas em que ramo?” ou outra qualquer. O que é importante é que o tema iria surgir de uma forma natural sem que houvesse alguém a impingir algo a outra pessoa.

Naturalmente que ao surgir este tema, não deveria começar a “despejar” informação à toa sobre o seu site/trabalho ou o que fosse.
Deveria sim dar uma resposta igualmente natural e até seria uma oportunidade para dar o seu cartão de visita, sem ser mal interpretado.

Ora, nas redes sociais, passa-se exactamente o mesmo. Se você tiver uma abordagem muito concentrada nesse objectivo ou vertente profissional, o mais provavel, será não conseguir muitos “amigos”.

Se por outro lado, souber estar como se estivesse em convívio numa festa, será encarado de forma completamente diferente e conseguirá captar mais ligações e “amigos”, que de uma forma igualmente natural, irão ter curiosidade em saber mais sobre si, e mais facilmente visitarão o seu site ou blog, resultando assim em mais visitas para este.

E você, já tem sucesso com as redes sociais? Quais são as que recomenda?

Comments (14)
  1. Sandra-Info-Macross 8 Dezembro, 2009
  2. Joao Rodrigues 9 Dezembro, 2009
  3. Nelson 14 Dezembro, 2009
  4. Joao Rodrigues 14 Dezembro, 2009
  5. Sandra-Info-Macross 17 Dezembro, 2009
  6. Nelson 17 Dezembro, 2009
  7. José 17 Dezembro, 2009
  8. Bruno 17 Dezembro, 2009
  9. Sandra-Info-Macross 20 Dezembro, 2009
  10. Engenharia 10 23 Maio, 2011
  11. Joao Rodrigues 23 Maio, 2011
  12. Ronaldo 16 Outubro, 2011
  13. caique 30 Setembro, 2012
  14. Bbens Promotora 5 Junho, 2016