Como Aumentar as Visitas ao Meu Blog ou Site > 9 de 9 > Redes Sociais

Neste último artigo da série Como Aumentar as Visistas ao Meu Blog ou Site, vou abordar o tema das Redes Sociais e Agregadores de Notícias ou Linkadores.
Muito se fala de há uns tempos a esta parte, sobre as redes sociais e sobre a sua utilização como método de captar leitores/visitas para o seu site ou blog.

A verdade é que as Redes Sociais têm tomado conta da Internet a uma velocidade impressionante, e são de facto, muitas as pessoas que passam mais tempo nas redes sociais que a ver o seu próprio email. Este facto denota a sua importância no panorama online.

A vontade de partilhar, conviver, conhecer novos rostos da mesma cultura e de culturas diferentes, travar novas amizades, etc, são motivos que têm encaminhado as pessoas para esta mais nova forma de convívio, que muitas vezes e em muitos casos quase substitui o convívio na sua forma mais natural.

redessociais

Tendo isto em consideração, não podemos nem devemos ignorar, o poder que têm as redes socias, não tivessem elas concentrado nelas grande parte do fluxo de visitas e utilização da internet.

Em vez de ficar de fora deste fluxo gigantesco de tráfego, porque não juntar-se a ele, e ganhar também com isso?
É, sem dúvida a forma mais inteligente de abordar o tema das redes socias, como forma de aumentar as visitas ao seu site/blog, pois o tráfego à volta das redes sociais é tanto, que justifica a sua presença e a sua dedicação em captar uma pequena parte desse tráfego, que além do mais, é gratuito!

No entanto, há que ser correcto a fazê-lo, como aliás qualquer outra técnica, caso contrário, vai acabar por ter o resultado oposto. E para isso, mais vale concentrar-se em outras formas de aumentar as suas visitas.

As redes sociais são aglomerados de pessoas, na sua maior parte em forma de lazer, embora hajam algumas como é o caso do LinkedIn, que tem uma vertente mais profissional. Ora, se a sua natureza é lazer, não deve ter uma abordagem muito profissional, ou muito objectiva na captação de visitas.

As redes sociais são como um festa entre amigos e conhecidos. Isto faz sentido para si?
Então, imagine que está numa festa.
Nessa festa, chega uma pessoa que você não conhece junto de si, e começa a falar de trabalho. Do que faz, do que vende, etc, etc.
O que é que você faz?
Pira-se o mais rápido possivel, certo? Pelo menos era o que eu faria :)

Agora imagine a mesma situação, mas em que a abordagem dessa pessoa é complemtamente diferente, e que começam a falar de temas muito mais descontraídos, como são as origens de cada um, os gostos de cada um, os amigos em comum, etc. Mais tarde ou mais cedo, iria surgir contexto para a pergunta “E o que é tu fazes?”
ou “Trabalhas em quê?” ou E trabalhas em que ramo?” ou outra qualquer. O que é importante é que o tema iria surgir de uma forma natural sem que houvesse alguém a impingir algo a outra pessoa.

Naturalmente que ao surgir este tema, não deveria começar a “despejar” informação à toa sobre o seu site/trabalho ou o que fosse.
Deveria sim dar uma resposta igualmente natural e até seria uma oportunidade para dar o seu cartão de visita, sem ser mal interpretado.

Ora, nas redes sociais, passa-se exactamente o mesmo. Se você tiver uma abordagem muito concentrada nesse objectivo ou vertente profissional, o mais provavel, será não conseguir muitos “amigos”.

Se por outro lado, souber estar como se estivesse em convívio numa festa, será encarado de forma completamente diferente e conseguirá captar mais ligações e “amigos”, que de uma forma igualmente natural, irão ter curiosidade em saber mais sobre si, e mais facilmente visitarão o seu site ou blog, resultando assim em mais visitas para este.

E você, já tem sucesso com as redes sociais? Quais são as que recomenda?

  • Oi João!
    Cheguei ao fim de mais uma excelente serie aqui do seu blog! O bom é que os artigos são curtos, mas precisos e sem enrolação.
    Gostei muito!
    Um abraço!

  • Muito obrigado Sandra.
    É sempre importante termos feedback do nosso trabalho, e além disso receber as opiniões e sugestões dos leitores também é fundamental!

    Abraço,
    JR

  • Existem várias dezenas de redes sociais disponíveis e participar em todas será uma perda de tempo. Devemos nos concentrar em 4/5 redes sociais de língua portuguesa (para sites em português) e mais algumas para sites em inglês.
    Em português recomendo algumas como a diHITT e doMelhor. O melhor sempre é ir testando e ver quais trazem melhores benefícios.

  • Sem dúvida Nelson, porque senão corre-se o risco de, como disse, perder-se imenso tempo a vaguear entre umas e outras aumentado a probabilidade de dispersão de atenção/foco no objectivo que se pretende atingir, sem que isso traga valor acrescentado.

  • Também concordo!
    Acho perder tempo ficar o dia inteiro em redes sociais. Na verdade uso mesmo só o Dihitt. Mas sou cadastrada em outras também, mesmo assim as vezes nem tempo para o dihitt eu tenho..
    Um abraço!

  • Sandra nesse aspecto temos o mesmo relógio lol.
    Também não tenho gasto muito tempo com o dihitt. Se o dia tivesse mais horas era o ideal.

  • Olá João,

    Julgo que as redes sociais podem ser importantes para conseguir mais algumas visitas. Mas é apenas pelo que tenho lido, pois não tenho aproveitado esse convívio.

    Porquê? Uma das razões é que o tempo disponível não é muito. Ainda nem estou cadastrado em nenhuma. Mas tendo em vista que há tanta gente usando as redes sociais é porque elas (as pessoas) devem encontrar algum interesse.

    Quem já frequentou ou ainda frequenta, já poderá dizer se vale a pena. Gostaria mesmo de saber: Notaram aumento significativo de tráfego? É tráfego de qualidade?

    Um abraço

  • Bruno

    Sim João posso dizer-lhe que um artigo do meu site(era um site de vídeos) recebeu mais de 4000 visitas das redes socias, compensou imenso agora tive artigos que receberam 5 ou 6…

  • Para mim não compensa não José!
    Por isso que nem dou bola, recebi claro, algumas visitas dos artigos que viraram populares, mas se não consegue isso a quantidade de visitas nem vale a pena.
    Mesmo assim quando tenho tempo ainda entro no dihitt, leio alguns artigos, voto, quanto mais você for ativo e votar nos artigos dos outros, mais votarão nos seus aí fica maia fácil de virar popular. Falo isso por experiência própria, mas que dá um trabalhão, dá!

  • Pingback: Como Gerir Todas as Suas Redes Sociais Com Facilidade | Web Marketing PT()

  • Engenharia 10

     Também gostei! Legal!

  • Olá Engenharia e bem-vindo ao Web Marketing!
    Obrigado pelo comentário.

  • Ronaldo

    blog idemissionario2011.blogspot.com

  • caique

    vlw pelas dicas eu tenho um blog e nao tava resendo visitas mais agora vai reseber graça a voce brigadâo ai.

    aqui meu site http://caique-filmes.blogspot.com/ esta entereçado em uma parceria.

    aqui meu msn – caique12335@hotmail.com ntre em contato conosco.

  • Bbens Promotora

    Escrito a seis anos e continua atual, pois muita coisa mudou, mas até então não tinha visto uma comparação tão clara entre o que acontece nas redes sociais e a realidade. Nossa empresa está entrando com força nas redes sociais, mas de uma maneira séria, mesmo porque nosso setor exige, seriedade e transparência. http://bbens.com.br