Como Aumentar as Visitas ao Meu Blog ou Site – 1 de 9 – Optimizar o Meu Site (SEO)

Após ter escrito o artigo como aumentar as visitas ao seu site ou blog gratuitamente, fiquei com a ideia que valia a pena entrar em maior detalhe sobre cada uma das forma de aumentar as visitas que analisei nesse artigo, por isso resolvi iniciar uma série de 9 artigos que penso serem muito interessantes para quem está interessado em saber como pode aumentar as visitas do seu site ou blog, e nos quais vou abordar cada um dos itens falados nesse artigo, mais 2 que adicionei entretanto.

A Optimização de Sites para os Motores de Busca, é, sem dúvida, o tema que aborda aspectos mais técnicos entre os temas abordados nesta série de artigos. No entanto, é importante que esteja ciente do poder e dos efeitos da aplicação desta técnica.

seo

Como é óbvio, não irei entrar em grande detalhe sobre SEO e a sua aplicação, até porque publiquei aqui no blog há bem pouco tempo um Mini-Curso sobre como optimizar o seu site ou blog para o Google, mas tentarei, de forma sucinta, abordar os seus principais aspectos, para que possa ter uma ideia mais concrecta das suas vantagens.

Aconselho também a leitura de 2 artigos, de forma a compreender melhor estes conteúdos:

O que é SEO

Benefícios do SEO

Como referi em artigos anteriores, ao abordarmos o tema de SEO, temos de considerar 2 aspectos distintos, mas que se complementam:
– factores “on-page”
– factores “off-page”

Uma vez que já expliquei o que cada um representa, vou então entrar em algum detalhe, sobre como utilizar estes factores para aumentar o factor de optimização do seu site.

Factores on-page:

– A(s) keyword(s) de optimização, são as palavras para as quais pretende ter o seu site optimizado, logo deve considerar colocar essa(s) keyword(s) nos pontos chave do seu site.

a) Tag <Title>:

– o título do site (título da página que é visível no browser). No código do site corresponde à Tag <Title> deve conter a(s) keyword(s) de optimização. A Tag <Title> deve ser a primeira Tag imediatamente a seguir à Tag <Head> (cabeçalho).
– a densidade ou peso da Keyword na tag <Title> (keyword density) na tag <title>, deve ser equilibrada de forma a que os motores de busca reconheçam a importância da keyword para o seu site, mas sem exageros, pois corre o sério risco do excesso de utilização de uma keyword ser encarado como SPAM por parte dos motores de busca. Se isto acontecer pode ser bastante penalizado. Por isso aconselho alguma cautela.

b) META Tags:

Há quem discorde da importância das META Tags, mas independentemente disso, na minha opinião, apesar de não terem a importância que já tiveram no passado, continuam a ser um aspecto a considerar.
As Tags META, são constituídas pelas tags META keywords e META Description. A primeira diz respeito às keywords relaccionadas com o tema do site, e a segunda, com a descrição do mesmo.
Em abmos os casos, também há que considerar a utilização inteligente da(s) keyword(s) de optimização, pois, se uma utilização escassa da keywork pode ser insuficiente, uma utilização excessiva com diversos prefixos ou sufixos, vai resultar na diminuição do peso e densidade da keyword.

c) Texto do Conteúdo do Site

Os motores de busca consideram o conteúdo do site, tudo o que está presente entre as tags <body> e </body>.
À semelhança dos pontos anteriores, aqui também é importante a utilização inteligente da(s) Keyword(s) na medida adequada.
Segundo alguns experts, o peso da keyword no corpo do site deve estar algures entre 4% e 7%, de forma a ser representativa, sem se tornar excessiva ou com uma utilização descabida ou “anormal”.
Aqui há que ter alguma atenção às variantes (termos relacionados) da keyword. Por exemplo, se se trata de um site de web hosting, os motores de busca, consideram também variantes como, host, webhost, etc.
Se for possível, também é aconselhável ter a presença da keyword junto ao início e ao fim das tags <body> e </body>, respectivamente.

d) Links Internos

A presença de links internos, ou seja, links para outras páginas dentro do mesmo site, é importante para informar os motores de busca da relação da keyword com outras páginas e conteúdos do site.
É importante que tenha links internos, mas que saiba usá-los efectivamente.
Para isso, utiliza-se o “Anchor Text” ou texto âncora.
O texto âncora é o texto que tem a hiperligação.
Imagine a frase: “Para saber mais sobre mesoterapia, clique aqui”, em que as palavras “clique aqui” é que têm a hiperligação para outra página. Neste exemplo, o texto âncora é “clique aqui”.
A não ser que pretenda optimizar o seu site para o termo “clique aqui”, é uma opção inteligente alterar o texto âncora.

e) Optimização das Imagens do Site

Num vídeo recente, demonstrei o poder que a optimização das imagens tem, podendo até, colocar o seu site na primeira página do Google.
No exemplo que analizei nesse vídeo, ao fazer uma pesquisa pelo termo “sacos de papel”, no 4º resultado, o Google colocou resultados de imagem para sacos de papel. Clicando na primeira imagem desses resultados, fui direccionado para um site, que não estava presente noutro resultado na primeira página, a não ser através desse registo da imagem. Ao visitar o site e ao analisar a imagem, pude mostrar que esta tinha sido optimizada para o termo que pesquisei, daí o Google tê-la incluído nos resultados da minha pesquisa.
A relação entre o ficheiro de imagem e o conteúdo da imagem, é feita através da Tag <ALT>. Deve aproveitar esta tag para colocar o texto a que a imagem diz respeito, eventualmente com a presença da keyword.

Tem contemplado todos estes aspectos no seu site ou blog?

Comments (24)
  1. Kleber Teles 25 Agosto, 2009
  2. Joao Rodrigues 25 Agosto, 2009
  3. marcellus 11 Setembro, 2009
  4. oliva 17 Novembro, 2009
  5. Joao Rodrigues 17 Novembro, 2009
  6. Sandra-Info-Macross 8 Dezembro, 2009
  7. José 8 Dezembro, 2009
  8. Joao Rodrigues 9 Dezembro, 2009
  9. José 16 Dezembro, 2009
  10. Sandra-Info-Macross 16 Dezembro, 2009
  11. José 16 Dezembro, 2009
  12. Sandra-Info-Macross 16 Dezembro, 2009
  13. Joao Rodrigues 17 Dezembro, 2009
  14. Sandra-Info-Macross 17 Dezembro, 2009
  15. Bruno 17 Dezembro, 2009
  16. Joao Rodrigues 18 Dezembro, 2009
  17. paulo 22 Junho, 2010
  18. Joao Rodrigues 22 Junho, 2010
  19. Quintanilha 26 Agosto, 2010
  20. Joao Rodrigues 26 Agosto, 2010
  21. paulo blog 10 Janeiro, 2011
  22. Joao Rodrigues 10 Janeiro, 2011
  23. Eduardo Felipe330 3 Maio, 2011
  24. luane santos 17 Novembro, 2011