Como Aumentar as Visitas ao Meu Blog ou Site – 1 de 9 – Optimizar o Meu Site (SEO)

Após ter escrito o artigo como aumentar as visitas ao seu site ou blog gratuitamente, fiquei com a ideia que valia a pena entrar em maior detalhe sobre cada uma das forma de aumentar as visitas que analisei nesse artigo, por isso resolvi iniciar uma série de 9 artigos que penso serem muito interessantes para quem está interessado em saber como pode aumentar as visitas do seu site ou blog, e nos quais vou abordar cada um dos itens falados nesse artigo, mais 2 que adicionei entretanto.

A Optimização de Sites para os Motores de Busca, é, sem dúvida, o tema que aborda aspectos mais técnicos entre os temas abordados nesta série de artigos. No entanto, é importante que esteja ciente do poder e dos efeitos da aplicação desta técnica.

seo

Como é óbvio, não irei entrar em grande detalhe sobre SEO e a sua aplicação, até porque publiquei aqui no blog há bem pouco tempo um Mini-Curso sobre como optimizar o seu site ou blog para o Google, mas tentarei, de forma sucinta, abordar os seus principais aspectos, para que possa ter uma ideia mais concrecta das suas vantagens.

Aconselho também a leitura de 2 artigos, de forma a compreender melhor estes conteúdos:

O que é SEO

Benefícios do SEO

Como referi em artigos anteriores, ao abordarmos o tema de SEO, temos de considerar 2 aspectos distintos, mas que se complementam:
– factores “on-page”
– factores “off-page”

Uma vez que já expliquei o que cada um representa, vou então entrar em algum detalhe, sobre como utilizar estes factores para aumentar o factor de optimização do seu site.

Factores on-page:

– A(s) keyword(s) de optimização, são as palavras para as quais pretende ter o seu site optimizado, logo deve considerar colocar essa(s) keyword(s) nos pontos chave do seu site.

a) Tag <Title>:

– o título do site (título da página que é visível no browser). No código do site corresponde à Tag <Title> deve conter a(s) keyword(s) de optimização. A Tag <Title> deve ser a primeira Tag imediatamente a seguir à Tag <Head> (cabeçalho).
– a densidade ou peso da Keyword na tag <Title> (keyword density) na tag <title>, deve ser equilibrada de forma a que os motores de busca reconheçam a importância da keyword para o seu site, mas sem exageros, pois corre o sério risco do excesso de utilização de uma keyword ser encarado como SPAM por parte dos motores de busca. Se isto acontecer pode ser bastante penalizado. Por isso aconselho alguma cautela.

b) META Tags:

Há quem discorde da importância das META Tags, mas independentemente disso, na minha opinião, apesar de não terem a importância que já tiveram no passado, continuam a ser um aspecto a considerar.
As Tags META, são constituídas pelas tags META keywords e META Description. A primeira diz respeito às keywords relaccionadas com o tema do site, e a segunda, com a descrição do mesmo.
Em abmos os casos, também há que considerar a utilização inteligente da(s) keyword(s) de optimização, pois, se uma utilização escassa da keywork pode ser insuficiente, uma utilização excessiva com diversos prefixos ou sufixos, vai resultar na diminuição do peso e densidade da keyword.

c) Texto do Conteúdo do Site

Os motores de busca consideram o conteúdo do site, tudo o que está presente entre as tags <body> e </body>.
À semelhança dos pontos anteriores, aqui também é importante a utilização inteligente da(s) Keyword(s) na medida adequada.
Segundo alguns experts, o peso da keyword no corpo do site deve estar algures entre 4% e 7%, de forma a ser representativa, sem se tornar excessiva ou com uma utilização descabida ou “anormal”.
Aqui há que ter alguma atenção às variantes (termos relacionados) da keyword. Por exemplo, se se trata de um site de web hosting, os motores de busca, consideram também variantes como, host, webhost, etc.
Se for possível, também é aconselhável ter a presença da keyword junto ao início e ao fim das tags <body> e </body>, respectivamente.

d) Links Internos

A presença de links internos, ou seja, links para outras páginas dentro do mesmo site, é importante para informar os motores de busca da relação da keyword com outras páginas e conteúdos do site.
É importante que tenha links internos, mas que saiba usá-los efectivamente.
Para isso, utiliza-se o “Anchor Text” ou texto âncora.
O texto âncora é o texto que tem a hiperligação.
Imagine a frase: “Para saber mais sobre mesoterapia, clique aqui”, em que as palavras “clique aqui” é que têm a hiperligação para outra página. Neste exemplo, o texto âncora é “clique aqui”.
A não ser que pretenda optimizar o seu site para o termo “clique aqui”, é uma opção inteligente alterar o texto âncora.

e) Optimização das Imagens do Site

Num vídeo recente, demonstrei o poder que a optimização das imagens tem, podendo até, colocar o seu site na primeira página do Google.
No exemplo que analizei nesse vídeo, ao fazer uma pesquisa pelo termo “sacos de papel”, no 4º resultado, o Google colocou resultados de imagem para sacos de papel. Clicando na primeira imagem desses resultados, fui direccionado para um site, que não estava presente noutro resultado na primeira página, a não ser através desse registo da imagem. Ao visitar o site e ao analisar a imagem, pude mostrar que esta tinha sido optimizada para o termo que pesquisei, daí o Google tê-la incluído nos resultados da minha pesquisa.
A relação entre o ficheiro de imagem e o conteúdo da imagem, é feita através da Tag <ALT>. Deve aproveitar esta tag para colocar o texto a que a imagem diz respeito, eventualmente com a presença da keyword.

Tem contemplado todos estes aspectos no seu site ou blog?

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!
  • Pingback: Como Aumentar as Visitas ao Meu Blog ou Site > 2 de 9 > Optimizar o Meu Site (off-page) | Web Marketing PT()

  • Kleber Teles

    Um pouco confuso o seu post, o tema é interessante, pois muitas pessoas precisam de dicas para aumentar o tráfego de seus blogs. Mas não ficou claro no seu post como fazer isso, é muito termo técnico que muitos não entendem.

  • Olá Kleber e bem-vindo ao WMPT!

    Você tem razão, eu sei. Eu próprio digo isso no início do artigo. No entanto, eu acho que seria menos bom para quem acompanha o blog regularmente (os assinantes), estar a repetir com frequência a mesma informação.
    Também compreendo que para quem visita o blog pela primeira vez, tenha alguma dificuldade em assimilar logo a informação dada a sua natureza mais técnica.
    Vou ter isso em atenção e vou incluir no artigo uma referência para artigos anteriores, onde é feita uma introdução ao SEO e onde são explicados os conceitos mas básicos.
    Entretanto, aconselho-o a não desistir, pois o factor da optimização é muito importante no desempenho de um site ou blog.
    Veja os artigos anteriores sobre “O que é SEO” e os “Benefícios do SEO”, e assim muito provavelmente já estará mais familiarizado com o tema.
    Aproveito para lhe dizer, que vou também seguir a sua dica para fazer um ou uns vídeos onde explico em maior detalhe estes aspectos.

    Obrigado pelo comentário e não deixe de ficar atento.
    Abraço,
    JR

  • Pessoal, muito bom o post, se querem alavancar as visitas em seus sites, deem uma olhada aqui. http://www.lucroagora.zip.net METACADASTRO, 80 mil buscadores, incrível. Pagamento único.
    Aproveitem, fazemos parcerias. Aproveitem

  • Pingback: Como Aumentar as Visitas ao Meu Blog ou Site > 8 de 9 > Troca de Links | Web Marketing PT()

  • Pingback: Como Aumentar as Visitas ao Meu Blog ou Site > 9 de 9 > Redes Sociais | Web Marketing PT()

  • Pingback: Ferramenta Gratis Para Analisar o SEO do Seu Site | Web Marketing PT()

  • Tenho dicas importantes sobre meta tags!!!!!
    *****http://2gdownloads.blogspot.com*****
    aplicando essas dicas meu pagerank subiu em um mes para “2”!
    confira!

  • Caro Oliva,

    Se tem dicas importantes, era conveniente dizer quais são essas dicas, ou em alternativa, encaminhar as pessoas para essas dicas e não para a homepage do seu blog onde só há filmes para download.

    Em relação às dicas de Meta Tags, deixe-me dizer-lhe o seguinte:
    – não há nenhuma dica de meta tags que não esteja postada aqui no WMPT e que tenha essa interferência no PR

    – o Google não actualiza o PR mensalmente

  • Oi João!
    Uma dúvida a respeito das imagens é o nome do arquivo, faz diferença? POde ser qualquer coisa ou é melhor colocar o nome da imagem com as palavras-chave?
    Li o comentário acima e achei graça, como podem as pessoas fazerem esse tipo de coisa, chega a ser engraçado. Mas o que me chamou a atenção foi você, além de não ter deletado o comentário ainda ter respondido! Rs… Haja paciência, hein!? :-)
    Um abraço!

  • Olá João,

    Foi bom eu ter lido este seu post porque tomei consciência de que tenho estado “distraído” sobre a importância de detalhes fundamentais.
    Julgamos que basta escrever artigos e colocar umas “coisas” e já está. Depois ficamos desiludidos porque poucos descobrem o nosso blog.
    Vou acompanhar com toda a atenção esta matéria.
    Um abraço!

  • @ Sandra,
    No que respeita às imagens, são vários os factores que podem contribuir para a sua optimização, entre eles, o nome do ficheiro, o text ALT e a relação do nome e descrição com o conteúdo.

    É Sandra, é preciso muita paciência para estas situações.
    Primeiro pensei em apagar o comentário, mas resolvi deixar, exactamente por causa disso, porque é tão ridículo que chega a ser cómico, e eu queria parilhar um excelente exemplo do que nunca se deve fazer quando se comenta num blog e para vocês se poderem rir um pouco também :)
    Abraço,
    JR

    @ José,
    Muito embora nem todos o admitam, todos nós passamos por isso em alguma fase da nossa aprendizagem, mas acima de tudo o que é importante, é aproveitarmos o conhecimento que vamos obtendo e utilizá-lo para melhorarmos os nossos projectos presentes e futuros.
    Abraço,
    JR

  • João,

    Não calcula como está a ser bom ter entrado neste seu concurso. Estou tomando notas sobre estes assuntos e já aprendi mais aqui do que blogando isolado no meu canto.

    Um abraço.

  • Olá José!
    Sem contar que a discussão está fervendo!!
    Um abraço!

  • Olá Sandra,

    Gostei da sua piada. Realmente está, mas não é o seu caso. Você deve estar muito distante. Desjo-lhe as maiores felicidades. O que é preciso é levar isto na desportiva, não é?
    Um abraço.

  • Olá José!
    Desculpe, mas não entendi o que quis dizer, o que ‘não é meu caso’?
    😛

  • @ José,

    O que a Sandra quis dizer com “está fervendo”, é que a conversa está animada!

    Isto agora foi uma tradução PT-BR para PT-PT :)

    Abraço,
    JR

  • Nossa João!
    O que o José entendeu?! Rs…
    O que vocês entendem por ‘estar fervendo’ aí em Portugal?!
    Eu acho muito legal saber as diferenças de nossas línguas, por mais que sejam português, tem muita coisa diferente. Começando pelo sotaque! Mas as vezes o que uma palavra significa para nós aqui é outro significado para vocês aí! Aí a gente sempre fica com o pé atrás, pensando se vocês vão entender ou não. Mas as vezes escapa e esqueço que estamos tão distantes e falo como falamos aqui, aí acontece esses pequenos desentendimentos… Espero que não tenha pensado nada de mal!Rs…
    Um abraço!

  • Bruno

    Sou português e não identifico “esta fervendo” diferente do “esta fervendo” brasileiro

    Eu falo com alguns “brazucas” no msn e geralmente não tenho atenção ás diferenças de língua entendemo-nos sempre 😀

  • @ Sandra,
    Confesso que a situação teve alguma piada, mas é verdade isso que diz das diferenças, por vezes surgem situações mesmo cómicas…

    Abraço,
    JR

  • Gostoi muito do post.
    Além de conteúdo original , suas observações são muito úteis para aqueles que começão agora
    a vida de blogueiros.
    Meu voto é que você continue sempre a escrever esses textos bastante informativos e
    que , de um certo ponto, educativos , pois elucidam os leigos como eu.
    Obrigado.

    http://download-de-tudo-gratis.blogspot.com/

  • Olá e bem-vindo Paulo,

    Obrigado pela força.
    Vou concerteza continuar a publicar artigos úteis, pois mais que a quantidade, para mim é mais importante a qualidade.
    Ainda bem que gostou!

  • Ola João,

    Este seu post têm um contiudo muito elucidativo .

  • Obrigado pelo comentário Quintanilha!
    Hão-de vir mais sobre este tema brevemente. E com maior detalhe e informação.

  • paulo blog

    muito bom seu artigo,adorei todas as dicas.Se puderem de uma passadinha no blog renda http://www.blogrenda.co.cc/

  • Obrigado pelo comentário Paulo.

  • Eduardo Felipe330

    valew me ajudo muito… agora da uma olhada no meu blog e me segue blz….
    http://www.origamivicia.blogspot.com/

  • luane santos

    visitem meu blog para aumentar as visitas por favor http://baixearquivogratis.blogspot.com/