Facebook Marketing: 7 Dicas Úteis Para Divulgar o Seu Site no Facebook

Como todos sabemos, o Facebook é a maior rede social do mundo com números verdadeiramente impressionantes em termos de visitas, tráfego, utilizadores, visibilidade, etc. Só em Portugal, já são perto de 3 milhões de utilizadores.

Por estes motivos, torna-se cada vez mais relevante fazer parte do Facebook e utilizar todo o seu poder para captar tráfego e negócio, e por isso mesmo, resolvi juntar 7 dicas úteis para utilizar o Facebook para divulgar o seu site e captar leads e negócio.

Facebook Marketing

1. Criar um Perfil Pessoal Aberto

Ao criar um perfil no Facebook, é possível escolher quais os itens que serão públicos e os que serão privados ou apenas para os amigos.

Considerando que estamos a pensar ganhar visibilidade, não faz sentido bloquear o acesso a informaçao. Sim, colocamos a descoberto alguma informação pessoal, mas também não precisa de aí colocar a história da sua vida. Nem tão pouco é isso que deverá ser feito.

Além disso, o tipo de informação que fica visível, é informação inofensiva, e permite-lhe dar uma breve ideia que quem está “do outro lado”.

Por outro lado, ao colocar aí alguma informação, mostra interesse em dar-se a conhecer (por pouco que seja) e abertura para conhecer pessoas e estabelecer relações e contato com outros.

2. Criar uma Página no Facebook

As páginas do Facebook, são excelentes ferramentas de marketing, quando bem utilizadas.

Permitem-lhe entre muitas coisas, estabelecer uma comunicação próxima com as pessoas que estão interssadas nos assuntos que você trata, seja através da publicação de notícias, publicação de media (vídeos, imagens, etc), realização de concursos/passatempos, outros eventos, criar uma lista de fãs/seguidores, etc.

Através da criação da sua página do Facebook, irá permitir aos seus fãs e interessados, estarem atualizados com as informações que você nela publica, mas esta informação também será publicada na página de perfil dos fãs da sua página, ganhando ainda mais visibilidade para todos os seus amigos e utilizadores que vistarem as páginas destes fãs. Veja o exemplo da página do Web Marketing no Facebook.

Aproveite e veja este artigo onde eu explico como personalizar o endereço da sua página no Facebook.

3. Divulgar a sua Página

O passo seguinte será, naturalmente, dar a conhecer ao mundo a sua página do Facebook.

Poderá ser um bom ponto de partida, começar pelos seus amigos mais próximos e depois ir alargando o alcance a outras pessoas.

Um grupo de amigos, por pequeno que seja, já poderá dar uma boa visibilidade aos seus conteúdos, uma vez que estes também serão publicados nas suas páginas de perfil, estando assim visível para os amigos dos seus amigos.

Esta componente viral, é muito importante para poder aumentar a exposição e visibilidade dos seus conteúdos, de forma a aumentar a sua lista de fãs.

4. Conseguir mais Gosto’s

O botão “Gosto” passa agora a ter muito mais relevância no seu marketing, pois é a forma dos utilizadores se tornarem fãs de uma página no Facebook e de esta ganhar mais visibilidade.

Tal como acontece no seu site ou blog, para conseguir mais assinantes, é necessário publicar conteúdo com real valor. No Facebook não é diferente.

Se publicar conteúdo com qualidade, isso será reconhecido e a probabilidade de haver mais pessoas a tornarem-se fãs aumenta exponencialmente, dando assim mais visibilidade aos seus conteúdos e à sua página.

5. Junte-se a Grupos

Outra forma de conseguir chegar até pessoas que partilham os mesmos interesses que você, ou pelo que você tem para oferecer, é através de Grupos do Facebook.

Grupos, como o próprio nome diz, são aglomerados de utilizadores do Facebook que partilham um determinado interesse.

Imagine o conceito de um fórum, mas limitado a utilizadores do Facebook. É assim que funcionam os Grupos no Facebook.

Mantendo sempre o respeito pelos restantes membros, através dos Grupos, poderá participar em discussões e adicionar valor às conversas em curso, além de que, também poderá publicar tópicos seus.

Desta forma, poderá facilmente chegar ao seu target de uma forma menos agressiva e contextualmente mais “amigável”.

Escusado será dizer que entrear por um grupo a dentro e começar a submeter informaçao à toa, irá levar a um mau desfecho, como ser banido ou ganhar a reputação de spammer, oq ue é exatamanete o contrário do objetivo que se pretende atingir.

6. Interligar o Seu Site e Blog ao Facebook

Como forma de aumentar a exposição da sua página do Facebook, bem como aos utilizadores tanto do Facebook como do seu site ou blog, é aconselhável ligar ambas as plataformas estabelecendo assim uma ponte de navegação que permitirá aos visitantes do seu site, juntarem-se a si no Facebook, e segui-lo também aí.

Nem todos os utilizadores, gostam de assinar newsletters por email, ou de utilizar os RSS Feeds, e assim você disponibiliza aos visitantes do seu site mais uma forma de subscrição e acompanhamento dos seus conteúdos, num ambiente que lhes é cómodo e familiar.

Além disso, se um visitante do seu site ou blog, quiser partilhar um determinado conteúdo que lá encontrou com os seus amigos, poderá fazê-lo de forma mais fácil, rápida e intuitiva.

7. Usar o Facebook Advertising

A publicidade no Facebook é um meio muito bom para divulgar a sua página para os utilizadores desta rede social.

Os utilizadores quando estão a ver a sua publicidade, estão nesse momento logados no Facebook, o que facilita a sua “aderência” a uma acção que envolva o Facebook, ao contrário do ponto anterior.

Seja como for, o Facebook em termos de publicidade, disponibiliza a possibilidade e segmentar o alvo da sua campanha com base em vários tipos de informação, como são, o sexo, idade, localização, gostos/interesses, entre outros.

A combinação de alguns fatores, permite-lhe criar uma campanha mais direcionada ao target que pretende chegar com a sua mensagem.

Está a utilizar todo o poder do Facebook para captar tráfego e negócio?

Como está a ser a sua experiência com o Facebook?

Comments (30)
  1. Tomé Ferreira 7 January, 2011
  2. Joao Rodrigues 7 January, 2011
  3. Pedro T 8 January, 2011
  4. Joao Rodrigues 8 January, 2011
  5. Mobile Learning 8 January, 2011
  6. Joao Rodrigues 8 January, 2011
  7. Rede União de Sites 8 January, 2011
  8. Joao Rodrigues 8 January, 2011
  9. Tomé Ferreira 10 January, 2011
  10. Joao Rodrigues 10 January, 2011
  11. epikon 8 February, 2011
  12. Joao Rodrigues 8 February, 2011
  13. epikon 9 February, 2011
  14. Joao Rodrigues 9 February, 2011
  15. epikon 11 February, 2011
  16. Eduardo 1 June, 2011
  17. Jose Carlos 10 June, 2011
  18. Jose Carlos 10 June, 2011
  19. Joao Rodrigues 10 June, 2011
  20. Gisela Pereira 23 September, 2011
  21. Pedro 17 October, 2011
  22. rodrigo lobo 19 February, 2012
  23. Lukinha_hip_29 26 April, 2012
  24. Paula Santana 13 October, 2012
  25. Luiz Felipe 24 October, 2012
  26. Gi freitas 4 May, 2014
  27. joao nunes 5 November, 2014
  28. Joao Rodrigues 5 November, 2014