Facebook Marketing: 7 Dicas Úteis Para Divulgar o Seu Site no Facebook

Como todos sabemos, o Facebook é a maior rede social do mundo com números verdadeiramente impressionantes em termos de visitas, tráfego, utilizadores, visibilidade, etc. Só em Portugal, já são perto de 3 milhões de utilizadores.

Por estes motivos, torna-se cada vez mais relevante fazer parte do Facebook e utilizar todo o seu poder para captar tráfego e negócio, e por isso mesmo, resolvi juntar 7 dicas úteis para utilizar o Facebook para divulgar o seu site e captar leads e negócio.

Facebook Marketing

1. Criar um Perfil Pessoal Aberto

Ao criar um perfil no Facebook, é possível escolher quais os itens que serão públicos e os que serão privados ou apenas para os amigos.

Considerando que estamos a pensar ganhar visibilidade, não faz sentido bloquear o acesso a informaçao. Sim, colocamos a descoberto alguma informação pessoal, mas também não precisa de aí colocar a história da sua vida. Nem tão pouco é isso que deverá ser feito.

Além disso, o tipo de informação que fica visível, é informação inofensiva, e permite-lhe dar uma breve ideia que quem está “do outro lado”.

Por outro lado, ao colocar aí alguma informação, mostra interesse em dar-se a conhecer (por pouco que seja) e abertura para conhecer pessoas e estabelecer relações e contato com outros.

2. Criar uma Página no Facebook

As páginas do Facebook, são excelentes ferramentas de marketing, quando bem utilizadas.

Permitem-lhe entre muitas coisas, estabelecer uma comunicação próxima com as pessoas que estão interssadas nos assuntos que você trata, seja através da publicação de notícias, publicação de media (vídeos, imagens, etc), realização de concursos/passatempos, outros eventos, criar uma lista de fãs/seguidores, etc.

Através da criação da sua página do Facebook, irá permitir aos seus fãs e interessados, estarem atualizados com as informações que você nela publica, mas esta informação também será publicada na página de perfil dos fãs da sua página, ganhando ainda mais visibilidade para todos os seus amigos e utilizadores que vistarem as páginas destes fãs. Veja o exemplo da página do Web Marketing no Facebook.

Aproveite e veja este artigo onde eu explico como personalizar o endereço da sua página no Facebook.

3. Divulgar a sua Página

O passo seguinte será, naturalmente, dar a conhecer ao mundo a sua página do Facebook.

Poderá ser um bom ponto de partida, começar pelos seus amigos mais próximos e depois ir alargando o alcance a outras pessoas.

Um grupo de amigos, por pequeno que seja, já poderá dar uma boa visibilidade aos seus conteúdos, uma vez que estes também serão publicados nas suas páginas de perfil, estando assim visível para os amigos dos seus amigos.

Esta componente viral, é muito importante para poder aumentar a exposição e visibilidade dos seus conteúdos, de forma a aumentar a sua lista de fãs.

4. Conseguir mais Gosto’s

O botão “Gosto” passa agora a ter muito mais relevância no seu marketing, pois é a forma dos utilizadores se tornarem fãs de uma página no Facebook e de esta ganhar mais visibilidade.

Tal como acontece no seu site ou blog, para conseguir mais assinantes, é necessário publicar conteúdo com real valor. No Facebook não é diferente.

Se publicar conteúdo com qualidade, isso será reconhecido e a probabilidade de haver mais pessoas a tornarem-se fãs aumenta exponencialmente, dando assim mais visibilidade aos seus conteúdos e à sua página.

5. Junte-se a Grupos

Outra forma de conseguir chegar até pessoas que partilham os mesmos interesses que você, ou pelo que você tem para oferecer, é através de Grupos do Facebook.

Grupos, como o próprio nome diz, são aglomerados de utilizadores do Facebook que partilham um determinado interesse.

Imagine o conceito de um fórum, mas limitado a utilizadores do Facebook. É assim que funcionam os Grupos no Facebook.

Mantendo sempre o respeito pelos restantes membros, através dos Grupos, poderá participar em discussões e adicionar valor às conversas em curso, além de que, também poderá publicar tópicos seus.

Desta forma, poderá facilmente chegar ao seu target de uma forma menos agressiva e contextualmente mais “amigável”.

Escusado será dizer que entrear por um grupo a dentro e começar a submeter informaçao à toa, irá levar a um mau desfecho, como ser banido ou ganhar a reputação de spammer, oq ue é exatamanete o contrário do objetivo que se pretende atingir.

6. Interligar o Seu Site e Blog ao Facebook

Como forma de aumentar a exposição da sua página do Facebook, bem como aos utilizadores tanto do Facebook como do seu site ou blog, é aconselhável ligar ambas as plataformas estabelecendo assim uma ponte de navegação que permitirá aos visitantes do seu site, juntarem-se a si no Facebook, e segui-lo também aí.

Nem todos os utilizadores, gostam de assinar newsletters por email, ou de utilizar os RSS Feeds, e assim você disponibiliza aos visitantes do seu site mais uma forma de subscrição e acompanhamento dos seus conteúdos, num ambiente que lhes é cómodo e familiar.

Além disso, se um visitante do seu site ou blog, quiser partilhar um determinado conteúdo que lá encontrou com os seus amigos, poderá fazê-lo de forma mais fácil, rápida e intuitiva.

7. Usar o Facebook Advertising

A publicidade no Facebook é um meio muito bom para divulgar a sua página para os utilizadores desta rede social.

Os utilizadores quando estão a ver a sua publicidade, estão nesse momento logados no Facebook, o que facilita a sua “aderência” a uma acção que envolva o Facebook, ao contrário do ponto anterior.

Seja como for, o Facebook em termos de publicidade, disponibiliza a possibilidade e segmentar o alvo da sua campanha com base em vários tipos de informação, como são, o sexo, idade, localização, gostos/interesses, entre outros.

A combinação de alguns fatores, permite-lhe criar uma campanha mais direcionada ao target que pretende chegar com a sua mensagem.

Está a utilizar todo o poder do Facebook para captar tráfego e negócio?

Como está a ser a sua experiência com o Facebook?

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!
  • Olá Joao! Como foi de festividades?

    Tenho cerca de 500 amigos no facebook (e aumentando), sendo boa parte deles oriundos do Dihitt. Mais do que os meus 380 no Orkut, apesar deste ser mais antigo e mais famoso no Brasil.
    A velocidade com que aumenta minha rede no Facebook também é maior que a do Orkut, por isto acho que breve breve terei o dobro.
    Essas dicas são muito boas Joao, algumas já pratico.
    Segundo o site , em setembro de 2009 o Brasil estava com cerca de 5,3 milhões de usuários no Facebook (não tenho dados atuais, se alguém tiver seria ótimo postar aqui), então não é uma rede de se jogar fora, não é mesmo?
    Aproveito para perguntar sobre os aplicativos do Facebook do tipo FarmVille, etc. Eu não tenho muita paciência com eles (nem tempo).O fato de eu não usar pode influenciar de alguma forma minha popularidade nesta rede?

    Grande abraço Joao!
    Belo artigo!

  • Oi Tomé, foi tudo pacífico e por aí?

    Eu confesso (acho que até já tinha dito) que aderi às redes sociais muito tarde, fruto de várias circunstâncias, mas já hoje são a 4ª fonte de visitas do blog.

    Sim, o Facebook está em franco crescimento no Brasil. Acredito que em breve se torne a rede líder, à semelhança do que tem vindo a acontecer noutros países.

    Quanto à sua questão; não, não afeta nada. Eu também não tenho paciência para os jogos do Facebook.
    Grande abraço!
    JR

  • Excelentes dicas… era mesmo isto que precisava para dinamizar a página do blogue do facebook, mas reconheço que ainda estou a dar os primeiros passo no facebook, daí que toda a informação é bem vinda.
    Aliás tenho andado em experiências com a página do blogue no facebook, e por isso é que ainda não a divulguei, a ver se na próxima semana faço o lançamento oficial. Mas como tenho andado a “magicar” umas pequenas alterações de visual no Crise e Dinheiro ainda não me debrucei com tempo sobre isto.
    Valeu!

  • Obrigado Pedro!
    Agora fiquei curioso…
    Estou certo que o Crise e Dinheiro se vai dar muito bem no Facebook, por isso quero ser FÃ :)
    Do que conheço do Facebook, acho até que é um ambiente muito propício para os conteúdos do teu blog, e por isso acho que facilmente será um sucesso.
    Venha de lá essa página!

  • Em todas as questões , criar uma página de fãs é uma coisa que muitas empresas não faze, criam perfil e depois os abandonam, tirando que um perfil é pessoal, já a fan page, você cria uma comunidade.

  • Obrigado pelo comentário Bruno!Exactamente. Esse é um dos problemas que surgem logo no início do contato com o Facebook.Espero que tenha ficado mais claro para quem ler o artigo, para que serve cada um.

  • Minha experiência tá boa. Estamos no Facebook e publicando tudo do blog lá!
    Estamos no inicio mas avançaremos!

  • Excelente!
    Sim, há mais coisas que pode fazer além de publicar os conteúdos do blog.
    Eu próprio ainda não fiz muitas experiências que penso vir a fazer este ano. Vamos ver…
    De qualquer forma, já um excelente ponto de partida!

  • Oi Joao!
    Por aqui foi tudo bem, viramos o ano com paz, harmonia e saúde, o que é mais importante.
    Que venha 2011!!!!
    Abração!

  • Esse é que é o espírito! :)

  • Boas. Exelente post. Tenho algumas dúvidas quanto ao facebook marketing. Voçê refere participar em grupos. É possível participar em grupos, com a nossa página do facebook? e não com um perfil do facebook.
    Também já foi mencionado que uma boa forma de facebook marketing consiste em comentar noutras páginas. Ora, com a nossa página do facebook, não é possível fazer comentários noutras páginas. Apenas podemos fazer comentários tornando-nos fãs deste página, e por consequente, apenas se consegue fazer isso com um perfil do facebook e não com a nossa página. Obrigado

  • Obrigado epikon!
    Tanto quanto sei, a participação em grupos é com a sua página de perfil.
    A filosofia do Facebook sobre o perfil e a página, é: o perfil numa vertente pessoal e a página numa vertente de empresa, site ou marca.

    Tento em mente esta lógica, tem lógica (passo a redundância), que o url a ser utilizado em interação com outros utilizadores, em grupos ou com outras páginas, seja o url do perfil, e não da página.

    É claro que poderíamos discutir se esta lógica “tem lógica”, mas para já (e tanto quanto sei) é a lógica do Facebook :)
    Espero ter ajudado.
    JR

  • Obrigado pela sua resposta. Então segundo o que entendi, para participar em grupos e comentar em outras páginas, terá de ser mesmo com o nosso perfil. No entanto, o que fazer? Usar este perfil como se fosse a nossa página do facebook, inserir o logotipo do nosso site no perfil, e enviar convites através deste mesmo perfil, sabendo que por norma deveria ser uma pessoa, e não um site por detrás. Obrigado

  • Não epikon, isso nunca.
    A ideia da utilização do perfil em grupos, é além da interação com outras pessoas que partilham os mesmo interesse, dar-se a conhecer de forma natural. O que acontecerá, é que as outras pessoas, com base nas suas intervenções e participação no grupo, vão querer saber mais sobre si, e, inevitavelmente irão dar à sua página.

    As páginas de perfil do Facebook são exclusivamente para pessoas.
    Espero ter explicado melhor.

  • Obrigado mais uma vez pela sua resposta e atenção.

  • Eduardo

    http://www.facebook.com/edwardodavid aproveitando pra divulgar. rsrsrrs

  • Vlw pela dica vou começar a fazer isso ai . ja dei contra +  D aqui pra saber onde procurar as coisas boas para meu site. vlw

  • agora ja sei onde acho coisas boas pro meu site. vlw.

  • @facebook-100001851099132:disqus  Olá Jose Carlos e bem-vindo ao Web Marketing!Obrigado pelo comentário.
    Se quiser ficar mesmo por dentro de tudo, assine a newsletter.
    JR

  • As Páginas no FB são criadas a partir de um perfil.
    Quando a mesma já está criada, nas definições da Página, ou na coluna da direita do mural da mesma, você pode escolher se utiliza o FB como seu Perfil pessoal ou com o da página.Se optar pelo da página, cada comentário que deixar noutros lados aparecerá com o nome da sua página.Gisela Pereira
    facebook.com/DaToia

  • Pedro

    contratamos serviço de divulgação no facebook no mercado livre e conseguimos aumentar nossa base de fans o que tem dado um ótimo retorno quanto á trafego em nosso site e aumentno de vendas. Para quem quiser conferir http://lista.mercadolivre.com.br/fans-facebook

  • rodrigo lobo

    Muito legal as dicas Jose Carlos, tenho uma webradio mas a maioria é de gringos por que?? vai o site: 
    http://radio80best.webnode.com.br/

  • Lukinha_hip_29
  • Paula Santana

    Minha pagina é sobre reflexões ,pensamentos e passagens biblicas curtam quem tiver página deixe o link que eu curto de volta! http://www.facebook.com/labelaluna.com.br

  • Luiz Felipe

    Ajuda ai Por Favor; CURTAM https://www.facebook.com/PazePositividadee

  • Gi freitas

    Só não
    conseguem obter sucesso na vida e tornam-se eternos fracassados, aquelas
    pessoas que não acreditam em nada e nem ao menos procuram avaliar, e testar
    durante algum tempo as oportunidades que aparecem em sua vida.

    Grande oportunidade de Renda Extra! VOCÊ NÃO PRECISA COMPRAR NADA, apenas
    divulgar os serviços da empresa. Nesse sistema você terá ganhos semanais e
    mensais, chip da Nextel, plano de saúde e muito mais. Você terá total suporte
    da empresa e direito ao material de apoio e divulgação. Saiba mais através do
    site https://www.frpromotora.com/45039650

    O funcionamento é muito simples:

    Consiste em ganhar dinheiro divulgando (como estou divulgando aqui) os Serviços
    e o sistema de Renda Extra da empresa.

    Ao cadastrar-se você recebe um código de participação, um site personalizado
    com seus dados, a empresa lhe ensinará a divulgar e você ganha dinheiro com o
    resultado da sua divulgação.

    Aqui você terá ganhos semanais que rapidamente poderão estar
    superiores a R$ 250,00 e ganhos mensais que chegarão a mais de R$ 8.000,00.
    Você terá total suporte da empresa e direito ao material de apoio e divulgação.
    Saiba mais através do site https://www.frpromotora.com/45039650

    Conheça as categorias de Participação e escolha a
    que mais atende suas necessidades

    Você não pagará nada para se cadastrar e poderá optar entre atuar como:

    Promotor(a) Digital Inativo(a) ou
    Promotor(a) Digital Ativo(a)

    ==>> Como Promotor(a) Digital Inativo(a) a pessoa ganhará Dinheiro com os
    resultados da sua Divulgação direta, tendo direito a ganhos Semanais.

    ==>> Como Promotor(a) Digital Ativo(a) será iniciado um grupo de
    divulgação assim que o seu cadastro for ativado. Este será o seu grupo de
    divulgação, nele serão cadastrados outros Promotores Digitais Ativos e você
    ganhará dinheiro com o resultado das suas divulgações, e também com o resultado
    das divulgações dos cadastrados no seu grupo de Divulgação.

    Como Promotor Digital Ativo você terá direito a ganhos semanais ilimitados e
    ganhos mensais que crescerão gradativamente, chegando a R$ 8.818,25.

    Você vai ganhar dinheiro sobre as pessoas que contratarem algum dos Serviços
    que nós trabalhamos e também sobre as que se tornarem Promotoras Digitais
    Ativas através da sua divulgação e/ou da Divulgação dos cadastrados no seu
    grupo de divulgação.

    Para atuar de forma profissional e ganhar ainda
    mais dinheiro, seu Investimento será menor do que você imagina

    Para cadastrar-se em nosso sistema de Renda Extra e atuar como
    Promotor Digital Inativo não é preciso investir nenhum valor.

    Querendo atuar de forma mais profissional e obter a possibilidade de ganhos
    ainda melhores, você optará por atuar como Promotor(a) Digital Ativo(a).

    Para atuar como Ativo o investimento é de R$ 25,00 (Vinte e Cinco Reais).

    Este investimento tem como finalidade lhe oferecer o acesso a uma parte do
    nosso site chamada Sistema de Divulgação.

    Através do sistema de divulgação você aprenderá a realizar divulgações no Facebook, Youtube e em vários
    outros locais, dentro e fora da Internet.

    Ao ativar o seu cadastro a empresa reconhece que você busca uma oportunidade
    mais real e está comprometido(a) com o seu sucesso, por isso, nesta categoria
    você tem direito a ganhos semanais, ganhos mensais, participa de ótimas
    promoções todos os meses e o que é melhor, você iniciará um grupo de divulgação
    e ganhará dinheiro com o resultado das suas divulgações e com o resultado das
    divulgações dos cadastrados no seu grupo de divulgação.

    Aqui você não corre riscos, não tem que cumprir
    metas e nem tem que cumprir período mínimo de permanência

    Seus ganhos mensais rapidamente passarão dos R$
    1.000,00.

    Este valor de R$ 25,00 é mensal, mas em pouco tempo seus ganhos estarão
    superiores a ele e este valor poderá ser descontado dos seus ganhos.

    Obs.2:
    Lembramos que não existe período mínimo de permanência, sendo assim, caso
    inicie e não goste ou não tenha sucesso, você poderá parar a qualquer momento,
    porém, com base em nossos resultados
    reais, podemos lhe afirmar que permanecendo ativo(a) por no mínimo 3 meses e
    colocando a divulgação em prática, assim como milhares de pessoas, você nunca mais vai querer sair da FR Promotora, pois
    seus ganhos certamente já estarão superiores a R$ 25,00, sendo assim, sua
    mensalidade será descontada dos seus ganhos e o seu lucro líquido só irá
    crescer.

    O valor continua em R$ 25,00 independente de quanto você já estiver ganhando
    todos os meses.

    Por que eu devo me tornar um(a) Promotor(a) Digital Ativo(a)?

    R.: Se você está em
    busca de ganhar dinheiro de forma verdadeira e acha que uma Renda Mensal de
    mais de R$ 2.500,00 pode ajudar no seu orçamento mensal, você vai se cadastrar
    e ativar o seu cadastro porque não existe oportunidade melhor do que esta para
    ganhar dinheiro de forma simples, inteligente e sem atrapalhar as suas
    atividades atuais.

    Você estará trabalhando junto a uma empresa real, com mais de 15 anos de
    atividade e que lhe entregará um negócio já todo pronto, que funciona deste
    2004 e já é realidade na vida de mais de 200 Mil pessoas.

    https://www.frpromotora.com/45039650

    Não
    desperdice esta oportunidade, ela poderá ajudar muito a melhorar sua qualidade
    de vida e dar um novo rumo a sua vida financeira!

  • joao nunes

    Bom dia tenho perto de 750 amigos no meu facebook e gostaria de começar a ganhar dinheiro mandando publicidade, de empresas, como devo fazer?

  • Olá Joao Nunes e bem-vindo ao Web Marketing!

    Pode fazê-lo de várias formas, mas talvez a mais fácil seria promover programas de afiliados. Para tal, deve começar por se registar numa plataforma de afiliados, caso ainda não esteja e escolher programas que façam sentido promover aos seus amigos, com base nos interesses deles. (ex: se os seus amigos estão ligados ao mundo da moda, então deve escolher programas dentro desse nicho). Além destes também poderá escolher programas que se adequam às características socio-demográficas dos seus amigos mesmo que esses programas sejam de outro tema que não a moda.
    Espero ter ajudado :)

  • Raquel