Os 3 Erros Mais Graves Em Email Marketing

Quando se decide criar uma lista de emails, não está em jogo apenas o fato de poder (com autorização) enviar emails para os seus contatos, mas sim muitos outros fatores a considerar que podem interferir no sucesso da sua estratégia de email marketing.

É sobre alguns desses fatores que vou falar neste artigo, e talvez num tom um pouco mais assertivo para ver se consigo fazer chegar a mensagem aos mais distraídos ou aqueles que ainda não perceberam que erros como estes, pagam-se sempre.

Enquanto que, por um lado pode investir em várias técnicas para captar mais assinantes para a sua lista, também existem algumas coisas que pode (e deve) fazer para evitar que esses assinantes queiram sair.

Até porque, de alguma forma, você também pode ser prejudicado caso não cumpra algumas leis, ou até algumas regras para se manter com boa reputação junto do seu fornecedor do serviço de email marketing.

Já tomei conhecimento de alguns casos, em que, por falta de respeito de algumas regras básicas, as pessoas foram forçadas a deixar de usar esses serviços e, em alguns casos, até perderam as listas de contato que tinham.

Não apenas por isso, mas também para potenciar a relação com os seus assinantes e o retorno do seu investimento, existem algumas práticas que são de evitar.

Além de que, também é importante manter a sua lista “limpa”, e com limpa eu quero dizer, apenas com as pessoas que estão interessadas no que você tem para lhes oferecer.

Uma lista grande não quer dizer que seja uma lista boa. E uma lista boa é sempre melhor que uma lista grande.

Claro que se a lista for boa e grande, tanto melhor, mas eu acho que já percebeu a ideia :)

1 – Não Se Preocupar Com a Sua Reputação

Há uma frase que eu acho interessante que é: “Nós somos aquilo que fazemos.”

Em termos de reputação online, é muito fácil ficar com a reputação manchada e ser prejudicado durante muito tempo, por causa de umas poucas pessoas.

Já é muito conhecido o efeito viral que algo pode ter na internet. E caso esteja em jogo a sua reputação, o prejuízo pode ser muito grande e fazer muitos estragos, não só no momento, mas durante muito tempo.

Mostrar respeito pelas pessoas que estão na sua lista, deve ser algo que deve estar sempre presente em todas as ações de email marketing.

Tenha sempre em mente que a sua reputação, é um dos seus ativos mais valiosos online (e off-line).

2 – Não Disponibilizar ou Ocultar o Link Para Sair da Lista

Este é um dos pontos mais simples mas mais importantes.

Querer obrigar as pessoas a receberem os seus emails é um erro crasso, e que facilmente se vira contra si.

Pense bem: acha que algum proveito pode advir para si, de pessoas que já não o podem ver à frente?

Claro que não.

Eu sou um dos exemplos mais claros da abordagem contrária a esta.

Enquanto que se vê muita gente a querer forçar a qualquer custo que as pessoas recebam os seus emails, eu convido todos aqueles que não os querem recebem, a clicar no link de saída da lista.

Sempre tive esta abordagem desde sempre, e sempre me dei bem com ela. Porque é que eu faço isto?

Porque simplesmente não quero perder o meu precioso tempo (e dinheiro) com pessoas que não têm interesse em ouvir o que eu tenho para dizer.

Desde o início da newsletter do Web Marketing, que o link para sair da newsletter está sempre presente no topo e no fim da newsletter. Porquê?

Essencialmente por 2 motivos:

  • não tenho paciência para choraminguices de pessoas que querem sair da lista e não sabem como. Vá-se lá perceber… Até parece que me estão a fazer algum favor :)
  • porque quero marcar a minha postura de transparência e abordagem amigável que tem caracterizado a minha presença até à data

Isso não quer dizer que, você tenha de fazer como eu. Nestas coisas, cada um sabe de si. Mas ter o link à vista, é sempre uma boa prática, senão ainda podem acusá-lo (injustamente) de SPAM, o que, pode parecer ridículo, mas é bem capaz de acontecer só porque não encontraram o link para sair da lista.

3 – Não Enviar Conteúdo Relevante

Embora este possa ser transversal a outras áreas do marketing digital, tal como já falei aqui da relevância do conteúdo, no email não é exceção.

Quando não tem nada para dizer ou aquilo que tem para dizer só é importante para si, mais vale a pena não enviar nada, e aguardar mais algum tempo até ter algo relevante para enviar. Os seus assinantes vão-lhe agradecer, se o fizer.

Naturalmente que, as mensagens devem ter algum tipo de relação com os interesses dos seus destinatários, caso contrário, é meio caminho para cansar as pessoas e fazer com que deixem de querer prestar-lhe atenção.

Veja bem:

  • o tempo é um bem cada vez mais precioso para todos
  • as caixas de email recebem dezenas de emails por dia

Tendo em conta estes fatos, acha sinceramente que alguém vai estar a perder tempo a ler algo que não lhe interessa? Dificilmente…

Mantenha as mensagens relevantes para os seus destinatários.

Seja relevante, partilhe conhecimentoacrescente valor a quem vai abrir o seu email e verá que será devidamente reconhecido por isso.

Espero que tenha gostado, mas como sempre, é bem-vindo(a) de acrescentar a sua opinião!

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!