O Gmail Agora Mostra Imagens – Veja os Impactos!

A Google introduziu uma modificação na forma como o Gmail trata as imagens que acompanham os emails que recebemos na nossa caixa de email. De tal forma que já não é necessário clicar no link “Mostrar Imagens” para que estas sejam exibidas, pois agora isso acontece de forma automática.

Esta “pequena” alteração que parece inócua, é de facto muito benéfica para si, para mim e para todos aqueles que usam serviços de Email Marketing para divulgar e/ou promover os seus conteúdos, produtos ou serviços.

newsletter-email-marketing

É uma mudança que obrigou os EMSP (Email Marketing Service Providers) a modificar os seus códigos e processos que até à data assentavam um pressuposto diferente do atual.

No caso do E-goi, que é o serviço de Email Marketing em Português que uso e recomendo, eles alteraram ligeiramente os “bastidores” do sistema de geolocalização de aberturas (ou seja, aquele mapa no relatório que lhe diz os pontos do mundo onde as pessoas tendem a abrir os seus emails) e agora este está mais leve e eficiente.

Outra coisa que fizeram foi ajustar o processamento das aberturas dos emails. Alguns serviços de email marketing têm andado em pânico porque o novo tratamento que o Gmail faz às imagens interfere no cálculo de aberturas que esses serviços utilizam. Felizmente, o E-Goi já tinha antecipado esta acção do Gmail, e ajustou o seu sistema de aberturas de modo a não ser afetado por esta mudança.

E esta mudança do Gmail implica mais alguma coisa?

Sim. Antes de mais, é possível que a média das aberturas dos seus envios no Gmail suba ligeiramente, pois as pessoas que antes liam os seus emails sem descarregar as imagens (o que não contava como uma abertura) vão agora ver sempre essas imagens (e é através delas que contabilizamos a abertura).

Mas o mais importante é mesmo a revolução no rigor estatístico do email marketing. Com esta mudança, as aberturas passam a contabilizar exatamente o número de pessoas que abrem os seus emails no Gmail. Melhor ainda, como os outros ISP costumam deixar-se levar na senda da Google, é bem provável que em breve o Outlook.com, Yahoo e afins também venham a mostrar sempre as imagens! :)

Tudo isto é pois um ótimo sinal, pois como sabemos as imagens têm um impacto positivo na leitura e conversão, pois sõa elementos visuais que reforçam a mensagem que estamos a passar. Desta forma, é sempre positivo que estas sejam visualizadas. Por outro lado, aumenta o rigor dos relatórios de abertura e leitura dos emails. Se ainda não conhece o E-goi, pode testar aqui.

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!