Software de Email Marketing em Português

Email Marketing em Português, embora não seja novidade para muitos, tem vindo a ganhar mais expressão nos últimos anos, fruto da abertura das mentes para boas práticas e implementação de mais e melhores técnicas de engagement e contato com os seus clientes ou assinantes.

Até há pouco tempo, a grande maior parte dos blogues e sites em português limitavam-se a utilizar o Feedburner para oferecer aos leitores, uma forma cómoda de receberem os artigos quando estes eram publicados. Rapidamente perceberam o ENORME ERRO que estavam a cometer ao limitarem o contato com os leitores a esta forma de comunicação unilateral.

Depois, timidamente, utilizavam alguns softwares gratuitos e de qualidade muito duvidosa, para enviar uns emails a promover vendas ou programas de afiliados. Com isto, auto-intitulavam-se praticantes de Email Marketing…

Email Marketing é MUITO mais que isso, como já tive oportunidade de dizer aqui no Web Marketing, num artigo onde explico, exatamente, o que é email marketing.

Como a maior parte de vocês sabe, eu usei o serviço da Aweber durante muito tempo (cerca de 2 anos) e sempre com um grau de satisfação muito alto, pois sempre funcionou muito bem.

No entanto, hoje uso o E-goi, que é um serviço de Email Marketing em Português (para Portugal, Brasil e PALOP’s).

Os motivos da minha mudança são os seguintes:

  • estabeleci uma parceria com o E-goi, que a meu ver, será muito interessante para ambos.
  • alguma desilução com a falta de aceitação para os meus pedidos de desenvolvimentos na Aweber
  • boa reputação do E-goi no mercado português

Não escrevi este artigo mais cedo, pois também me estava a ambientar com o serviço do E-goi, para poder falar melhor sobre ele aqui no blog.

Hoje, posso dizer que, embora o E-goi seja algo diferente do serviço que eu usava (o que é natural), permite a qualquer pessoa mesmo que menos entendida nestas matérias, iniciar a criação das suas listas de email/contatos, tal é a facilidade que nos é colocada nos interfaces de utilizador quando estamos a usar o serviço.

Já me conhecem e sabem que eu não digo bem ou promovo nada que não use ou tenha usado, e por isso, possa falar com conhecimento de causa. Nas raras exceções que isso possa acontecer, faço questão de deixar clara, qual é a situação e o que me leva a falar desse assunto ou serviço.

Tendo clarificado este ponto para os mais distraídos, quero partilhar convosco alguns apontamentos que acho que são importantes:

  • o serviço do E-goi permite muito mais que, captar endereços e enviar emails (mais sobre este ponto brevemente)
  • gosto da forma como me tratam. Sem excesso de formalismos e com consideração pelo que eu digo.
  • sinto que sou ouvido. Através da página de facebook do E-goi, tenho dado algumas ideias e sugestões e a aceitação tem sido grande. Até agora, não me negaram nada, e os pedidos de desenvolvimento que fiz, foram aceites e estão a ser “cozinhados”
  • Não há serviços perfeitos, e o E-goi também não é, mas pelo que tenho testemunhado, investe muito em constantes melhoramentos, o que acho muito importante para os utilizadores.
  • Os valores do seus serviços são muito aceitáveis quando comparado com outros serviços idênticos.
  • O suporte é de fácil acesso, seja por email ou telefone e rápido a responder

Para aqueles que ainda estão a começar, o E-goi é excelente pois disponibiliza um plano gratuito que lhe permite começar a criar as suas listas de contatos, sem qualquer investimento.

Este plano gratuito, suporta até 500 assinantes e um número ilimitado de envios.

Tem também planos pré-pagos que funcionam com créditos, em que só paga pelos envios que faz, o que é excelente para quem só quer enviar um email ou campanha esporadicamente.

Não será a opção que eu aconselho, pois para atingir os objetivos que se pretende com a implementação de Email Marketing, será necessário comunicar com alguma frequência, mas, tem essa opção disponível, caso queira.

O blog do E-goi também é uma excelente forma de se manter atualizado com muita informação pertinente que aí é publicada frequentemente.

Por todos estes motivos, eu recomendo que teste o E-goi, pois pode ser uma mais valir para o seu site, blog e/ou para o seu negócio, já lhe permitirá, de forma fácil implementar o canal de comunicação de Email Marketing, com inúmeras vantagens.

Também isso poderá fazer sem qualquer compromisso, já que também aí também está seguro, pois, se optar por um plano pago, o E-goi tem uma garantida de 30 dias, que caso não esteja satisfeito, devolvem o seu dinheiro.

Já conhecia o E-goi?

O que acha de fazer um “test-drive” gratuito?

PS: Se quiser fazer um test-drive, basta seguir o link do desta imagem e increver-se:

  • O E-goi é uma excelente plataforma de e-mail marketing, eu uso desde Dezembro e eles são muito profissionais, eu adoro a plataforma, eu uso para e-mail marketing e uso como página de captura..parabéns pelo post.

  • @facebook-100000464903997:disqus 

    Olá Vivian,
    Obrigado pelo comentário, mas acima de tudo por partilhar a sua experiência.
    Certamente será útil para os outros leitores!
    JR

  • Excelente artigo sobre experiência em plataformas de email marketing.

  • Obrigado pelo comentário Miguel.
    E parabéns pelo crescimento da plataforma!

  • Olá João,

    Já tem dois anos que eu uso o e goi e não posso reclamar é muito bom.Além do email marketing existem outras formas de divulgação como SMS e outras mais.Eu recomendo á todos!!!

    http://blog.empreendedorweb.com 

  • @facebook-1305401216:disqus 
    Olá Erik,

    Obrigado pelo comentário.
    Sim, também tem outras canais de comunicação disponíveis que poderão ser úteis.
    JR

  • joao machado

    gosto, utilizo quase desde que foi criado…a verdade é que não consigo mudar-me para lá devido a seguirem a linha de AWEBER´S e CCONTACT, etc.

    Gostaria de ver o EGOI com a opção de criar a minha própria rede de afiliados, e aceitar trigers com cut externos que possibilitassem que as acções do contacto com o email o mudassem de lista e parassem campanhas etc etc.

    De qualquer forma tento sempre começar os nossos clientes pelo egoi, a verdade é que quando chegam aos 500 já vão com um crescimento bom e já querem soluções mais automáticas.

    Se costumas sugerir “coisas” ao egoi talvez uma volta por hubspots, office autopilots, etc etc :)

  • @google-a3c17a72e4a16cea35fdee5d6862f271:disqus 
    Obrigado pelo comentário João.
    Só para ver se percebi bem, gostavas que o E-goi tivesse:
    – uma downline no sistema de afiliação
    – um sistema de prioritização de listas, conforme certos triggers 

    Percebi bem?

    Quanto aos hubspots, e office autopilots, também não estou certo de ter apanhado a ideia correta, mas à primeira vista, isso parece-me mais funcionalidades de um CRM do que um sistema de email marketing…

  • Water

    João, estou fazendo uma pesquisa e gostaria de saber umas coisas sobre a e-goi:

    1- Dá para transferir todos assinantes do feedburner sem precisar que eles confirmem?

    2- No PT Sender (Importante essa informação) você pode adicionar listas sem precisar de confirmação mas estes mesmos assinantes não podem participar de seu auto-responder. No e-goi é também assim ou diferente? Como é?

    3- Posso colocar o formulário de captação no Blogger como um widget?

    4- Sem o Feedburner como os assinantes vão receber os meus artigos? Tenho que mandar todos os novos artigos publicados como uma campanha ou o e-goi tem um sistema que manda meus novos artigos automaticamente?

    5- A e-goi permite adicionar um ou outro e-mail manualmente sem a necessidade de confirmação do assinante? 

  • @c3d938755295a35dd3632af04edb10f6:disqus 

    Olá Water,

    As respostas às suas questões:

    1 – Sim.

    2 – Penso que no e-goi até podem fazer parte dos emails de follow-up. Se não der, pelo menos dá para adicionar listas.

    3 – Sim.

    4 – Atualmente eles têm um plugin para o WordPress. Para o blogger creio que não. De qualquer forma, eu fiz um pedido que está em desenvolvimento, para permitir configurar qualquer plataforma desde que tenha RSS feeds para envio automático dos emails com os artigos.

    5 – Sim.

    Espero ter ajudado.

  • Water

    Ajudou sim, João.  Tô entre icontact, PtSender e a e-goi.   Se fizer pela e-goi utilizarei seu link de afiliado  http://www.webmarketingpt.com/ver/E_goi/1818/4  

    Abraço!

  • João, abrí uma conta para testar a e-goi.  É tudo muito novo mas estou me familiarizando aos poucos. Se tudo correr bem(Sem problemas) vou assinar um plano pago.

    Por enquanto me diga uma coisa: Vou retirar o formulário do feedburner e colocar o da e-goi. Acontece que os velhos assinantes vão continuar recebendo meus artigos. Se eu mandar os novos artigos(via e-goi) para todos,  Os velhos assinantes vão receber em duplicidade (feedburner + eg-goi)  Qual a melhor solução?

  • @c3d938755295a35dd3632af04edb10f6:disqus 

    Aí tem várias soluções possíveis.
    Mandar um email a explicar que adotou outra ferramenta para envio das comunicações  (neste caso, o e-goi) e que as pessoas que recebem o feed do feedburner devem mudar, pois haverão comunicações especiais que não vão receber se não o fizerem. 
    Em alternativa ou complemento da opção anterior, pode dar um bónus qualquer a quem cancelar o feedburner para ficar apenas com a nova newsletter.

    De qualquer forma, não é muito preocupante, pois, o importante é que eles recebam os seu emails.
    Provavelmente alguns até preferem o feedburner e por isso, não é conveniente obrigar as pessoas a mudarem.

    Outra opção é colocar uma nota no fim de todos os artigos durante algum tempo com a informação da mudança do serviço e breves indicações sobre como devem fazer.

    De qualquer forma, com o tempo, deixará de ter esse problema. :)

  • Como te falei, estou testando tudo e aprendendo aos poucos. Estou achando muito lenta(Estou no Brasil). Mas talvez é porque seja a versão livre.

    João,  quer queiram ou não todos os assinantes do feedburner serão exportados para o e-goi.  Então, para que não recebam artigos em duplicidade, a única solução será excluir a todos do feedburner. Um a um pois não existe opção de excluir todos de vez.

  • Isso é estranho, já que o e-goi tem uma plataforma própria para o Brasil… E já tem muito utilizadores…

    Quanto ao feedburner, a forma mais fácil será:
    – migrar os assinantes para o e-goi
    – cancelar o feed
    – criar o feed novamente

  • João, ao tentar transferir os contatos (nomedosite.csv) do meu primeiro site para a e-goi deu erro. Recorri ao suporte e me disseram que meu arquivo não tem formatação de um CSV e com isso não posso importá-lo.

    Aqui está a cópia do arquivo CSV original:
    Email,Subscribed,Status
    exemplo1@hotmail.com.br,10/13/2011 09:47,Active
    exemplo2@hotmail:disqus.com.br,11/17/2011 09:47,Active
    exemplo3@hotmail.com.br,12/13/2011 09:47,Active
    etc
    etc

    Sinceramente…Assim fica difícil! Eu estou tentado transferir minhas lista do Feedburner e não posso.
    Você sabe dizer se na PTsender ou outra aceita os arquivos do feedburner?

  • @c3d938755295a35dd3632af04edb10f6:disqus 

    Olá Water,

    Isso só mesmo testando… Eu importei um ficheiro com mais de 1000 registos e não tive problema.

    Parece-me que poderá ser um problema com o formato do ficheiro.
    Como é que gerou o ficheiro?
    Experimente importar o ficheiro gerado a partir do Excel, gravando como csv e apenas com a coluna do email.

    Quanto à PTSender, não conheço como utilizador, mas do que vi, não recomendo.

  • Foi através da opção Exportar: CSV dentro do Feedburner que salvo sempre minha base de dados cuja extensão é .csv

    O que me chateia é não me oferecerem uma solução, dica etc Simplesmente não tem formato NÃO pode!  Já você me deu esta dica e vou tentar implementá-la.

    Ainda bem que estou em testes, não fiz o plano pago.

  • Sempre conseguiu Water?

  • Analisaram meu arquivo (Que vocês de Portugal chamam de ficheiro) e viram que realmente era uma csv. Precisava apenas trocar o sinal  ;  por  ,  lá dentro das configurações antes de importar.

    Já estou a passar todas as minhas bases de dados e já assinei um plano pago inicialmente de 2500 subscritores.

    Obrigado João!

  • @c3d938755295a35dd3632af04edb10f6:disqus 

    Não tem de quê Water.

    Estou aqui para ajudar no que for preciso e possível :)

    Fez uma boa escolha, já que agora terá condições muito boas para poder trabalhar melhor a sua vertente de email marketing!

  • João, estou arrasado!  Ao acordar encontrei um email da E-Goi afirmando que bloqueou minha conta me acusando de que minha lista  “foi obtida de forma ilegal”. Cheguei a passar mal com esta notícia. 

    Sinceramente não entendí esta acusação pois minha lista foi transferida do Feedburner e você sabe minha história toda.

    Já mandei email para eles e estou aguardando resposta.  Acredito que nada do que eles façam vai recompor o que estou passando.

  • Hugo Pascoal

    Olá Walter,

    Meu nome é Hugo Pascoal e estou aqui representando a E-goi.
    Pode me indicar a empresa e email com que está cadastrado no E-goi para que eu possa averiguar a situação?

    Grato.

  • @c3d938755295a35dd3632af04edb10f6:disqus 

    Olá Water,

    Essa situação é muito estranha mesmo, mas não sei se já viu, tem aqui um representante do E-goi pronto para o ajudar com ela.
    E quem melhor para o ajudar hein? :)
    Passe a informação para ele que ele certamente o ajudará a resolver o assunto mais depressa.

  • Olá João,

    Após contato a conta foi reaberta.  Segundo eles isso acontece automaticamente quando ”
    há alguma suspeita de prática de SPAM na plataforma”. Algumas pessoas se inscrevem na lista – confirmam – e depois clica no botão remover denunciando Spam.  Outros se queixam diretamente para seus servidores (Hotmail, Gmail, Yahoo etc).

    No último relatório mensal as reclamações estão nesse patamar:

    Queixas….0,1%  Rel. (10.01.2012)

    Então como se pode notar, fica quase impossível ter um índice de queixas menor que 0,1%.  
    É uma situação que foge ao nosso alcance e nada se pode fazer.  Mas a luz amarela ficou acesa!

    Vale ressaltar o bom atendimento por parte do suporte da E-Goi. Quem me atende á muito prestativo e atencioso.

  • Olá Hugo,

    Obrigado pela sua preocupação. A situação já foi resolvida por este momento!

  • @c3d938755295a35dd3632af04edb10f6:disqus 

    Menos mau Water.
    Ainda bem que já está tudo resolvido!
    As pessoas do E-goi são muito prestativas mesmo, o que é sempre positivo.

  • Gabrie Gonccalves

    Realmente o GOI não tenho nada a reclamar !

    http://rparrot.blogspot.com/ 

  • kalinna

    olá  amiga 

    Como vc faz para usa-lo como página de captura em seu site? Estou começando a usa-lo a pouco tempo e não tenho muita habilidade até o momento.
    Agradeço desde já, bjs!

  • @e17cc5f127bbbeb34a1dbc7644c2cd52:disqus 
    Olá Kalinna,
    Eles têm alguns tutoriais sobre isso que a podem ajudar dentro da própria plataforma.
    Ainda assim, se tiver alguma dificuldade, diga-me que eu ajudo como puder.

  • Pingback: Software de Email Marketing: Preço Vs. Qualidade | Web Marketing PT()

  • Júlio Maciel

    Olá João Rodrigues
    Eu fui praticamente obrigado a escolher aweber por indicação da empowernetwork onde estou a trabalhar através do Rui Ludovino.
    Sinceramente não gosto nada da aweber ou se calhar não sei bem trabalhar com aquilo!
    Neste momento utilizo o e-goi e digo que para principiante é fantástico pois já consegui fazer várias listas muito bonitas e com plano gratuito ainda porque estou a aprender. Tem um contra penso eu. Gostava de utilizar o serviço e-goi na empowernetwork mas pelo que eu sei eles só disponibilizam 3 autoresponders ou seja: aweber, getresponder e ptsender.
    Prefiro o e-goi. Eu já perguntei à empowernetwork se posso passa do aweber para o e-goi. Estou aguardando resposta.
    João tem alguma dica para eu poder ultrapassar esta situação?

    Gostei muito do seu site e espero voltar para aprender mais convosco.
    Obrigado.

    Grande abraço para todos.
    Júlio Maciel

  • @jliomaciel:disqus

    Olá Júlio e obrigado pelo comentário.
    De fato não posso ajudá-lo porque isso é um tema interno desse sistema que você usa.
    Acho que se você explorar bem essa opção, eles o deixarão usar o e-goi mais tarde ou mais cedo.

    Abraço,
    JR

  • Hugo Pascoal

    Oi Júlio,
    Quem sabe isso pode ajudá-lo:
    http://querorendaextra.com/e-goi-na-empower-network-tutorial/

  • Parabéns pelo post! Com certeza ter uma plataforma de autoresponder com envio de emails automáticos é fundamental para o sucesso na utilização no e-mail marketing, sendo E-goi ou Aweber.

  • Obrigado pelo comentário Rogério!
    Estive ausente e daí a demora na resposta.
    Sim, sem dúvida que independentemente da plataforma, o mais importante é utilizar este canal tão importante.