O Seu Site é um Carocha ou um Ferrari?

É um fato que, agora, o Google dá mais importância à velocidade dos sites como elemento que contribui para conseguir bons rankings, e é exatamente por isso, que é cada vez mais importante prestar atenção a este tema.

Tenho lido bastante sobre este assunto, afim de reunir, por um lado, ferramentas e formas de medir a velocidade de carregamento dos meus sites, e por outro, as melhores formas de os otimizar para que carreguem mais rapidamente.

Uma vez que há aspetos que podem enveredar em vertentes mais técnicas e menos ao alcance de muitas pessoas, tentei compilar informação mais user-friendly e que possibilite a qualquer pessoa medir a velocidade do seu site e tentar otimizá-lo para que este carregue mais rapidamente, e com isso, eliminar um eventual problema que pode estar a contribuir para que não consiga aquele lugar na primeira página do Google.

Qualquer pessoa que tenha um site ou um blog, quer sempre captar tráfego gratuito dos motores de busca.
As visitas para um site, são como a saúde para nós; Nunca é demais!

A melhor forma de captar visitas gratuitas a partir do Google e dos outros motores de busca, como já disse várias vezes, é através da implementação de técnicas de SEO.

Através do SEO, quando bem implementado, é possível otimizar o seu site de tal forma, que a tão desejada 1º página no Google, passa a ser um objetivo possível, assim como o 1º lugar na 1º página.

De qualquer forma, e sabendo de antemão que a velocidade de carregamento dos sites é um elemento que o Google considera agora com maior importância que anteriormente, devemos nós também dedicar-lhe mais atenção e importância.

Isto porque, se você conseguir eliminar todos os (eventuais) problemas que podem contribuir de forma negativa para conseguir um bom posicionamento nas SERP’s (Search Engine Result Pages ou páginas de resultados das pesquisas) do Google, então aumentará as possibilidades de o conseguir, e em princípio, com menor dificuldade.

Tendo isto em conta, deve primeiro começar por medir a velocidade com que o seu site carrega, afim de poder avaliar se tem problema entre mãos, e qual a sua dimensão, e com base nos resultados proceder às necessárias otimizações.

Eu já fiz algumas análises e já tenho algumas medidas em agenda para implementar, o que conto fazer muito brevemente.
Mesmo tendo alguns 1ºs lugares no Google, prefiro não dar argumentos ao Google para me tirar de lá.

Você já analisou a velocidade do seu site? É um Carocha ou um Ferrari?

  • ótimo artigo, muito interessante!

  • Obrigado pelo comentário Soares.

  • Mauricioprandi2011

    Parabéns pelo se Artigo João.

    Para nós blogueiros suas dícas de SEO são muito importantes. Todos queremos sempre estar entre os primeiros do Google para receber tráfego gratuito. Com certeza irei colocar em prática está tecnica para melhor rankeamento do meu blog. A final quem tem negócios na internet com  blog sempre tem que buscas o melhor para ficar na frente da concorrência.

    Abraços.

    Maurício

  • @b53eb426a83391f69fa7612e864f1938:disqus 
    Olá Maurício,

    Obrigado pelo comentário, ainda bem que achou útil.
    Vou publicar mais novidades brevemente sobre como obter bons rankings :)
    Fique atento!

    Abraço,
    JR