Melhorar a Sua Credibilidade e Notoriedade Online – Comunicação

A forma de comunicar é, como em tudo na vida, muito importante, e aqui não é excepção.

Quando os seus visitantes chegam até ao seu site, esperam que exista algum tipo de comunicação, com a qual se identifiquem e que consigam perceber.

——————————————————————————————————————————-

Pode ler os outros artigos já publicados da Série Melhorar a Sua Credibilidade e Notoriedade Online, através destes links:

Como Melhorar a Sua Credibilidade e Aumentar a Sua Notoriedade Online

Melhorar a Sua Credibilidade e Notoriedade Online – 2 – Suporte e Testemunhos

Melhorar a Sua Credibilidade e Notoriedade Online – Homogeneidade

——————————————————————————————————————————-

Não é assim tão raro quanto isso, encontrar um site de uma empresa em que o comum dos mortais não perceba patavina do que lá está escrito, a não ser os termos “Homepage”, “Carrinho de Compras” ou “Encomendar” e “Contactos”. E sim, em sites que estão em “português”!


O problema é que, as pessoas se esquecem que uma das regras básicas da comunicação para que esta seja eficaz, é que esta seja entendida pelas partes envolvidas de igual forma.

Estas falhas de comunicação são, na sua maior parte, causadas de forma inconsciente e involuntária, e são o resultado de vícios de linguagem. Como em outras tantas situações, por vezes as pessoas estão tão habituadas a determinados termos e a determinada linguagem que se esquecem que não são todos iguais e que, os termos utilizados podem não ser conhecidos dos outros, ou ser apenas de um grupo restrito de pessoas.

Aqui convém mesmo ter algum cuidado, pois se os seus destinatários não percebem a sua mensagem, de pouco ou nada lhe serve tê-la no seu site. Por este motivo, é extremamente importante a utilização do proofreading.

Proofreading (ou proof reading), é a atividade de revisão de conteúdos de forma a identificar erros ou determinado tipo de problemas que possam haver.

Esta técnica pode ser usada muito facilmente, recorrendo a alguém que está identificado como um potencial cliente/visitante do seu site, e recebendo o seu feedback. Pode até ser um amigo ou familiar, (desde que estes se enquadrem nos potenciais clientes ou os possam representar) o que é importante é que lhe possibilite a revisão dos seus conteúdos, de forma a garantir que conseguirá passar a sua mensagem com sucesso.

Eu próprio utilizo esta técnica com muita frequência quando estou a preparar conteúdos para um site, e garanto-lhe que às vezes fico surpreendido com os resultados. Eu sei que também o podia fazer aqui no blog, mas aqui a minha preocupação é outra – passar conteúdos e o meu tempo é muito escasso.

No entanto, todos os sites que lanço são alvo de revisão por outros olhos que não os meus, e muitas vezes são detetadas situações que necessitam reparo ou algum tipo de alterações.

Também funciona com sites que já se encontrem online, já que nada é inalterável.

Experimente e vai ver que funciona muito bem!

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!
  • JORDANOS

    Bem se calhar um problema meu, é que tenho um site e quis falar de três concelhos ao mesmo tempo só lhe dando história local. Se calhar outro problema meu é a coisa ter que levar umas fotografias e eu não lhe estou dando. Mas uma coisa que não é problema meu é que concordo com o que o amigo escreve sobre comunicação “é como estar numa sala de cinema e o espectador só se identifica com o herói”… Mas muitas vezes a pergunta é escrever sobre o que quando existe um blog e se vive apenas numa aldeia e as notícias não existem, embora eu mesmo assim não ache que o mesmo não está muita mau a nível de visitantes e que vou ler melhor o seu artigo de como gerir melhor redes sociais.
    O meu obrigado amigo, que o que tem escrito sobre comunicação está muito bem elaborado.

  • Obrigado pelo comentários Jordanos.
    De fato, em determinados nichos de mercado, pode haver aspetos mais difícies de concretizar que outros, mas não são impossíveis. Não desista, estude melhor quais poderão ser os interesses dos seus leitores (faça uma sondagem) e aproveite essa informação para melhorar o blog. Eu já fiz isso aqui, e resulta muito bem.