Melhorar a Sua Credibilidade e Notoriedade Online – Comunicação

A forma de comunicar é, como em tudo na vida, muito importante, e aqui não é excepção.

Quando os seus visitantes chegam até ao seu site, esperam que exista algum tipo de comunicação, com a qual se identifiquem e que consigam perceber.

——————————————————————————————————————————-

Pode ler os outros artigos já publicados da Série Melhorar a Sua Credibilidade e Notoriedade Online, através destes links:

Como Melhorar a Sua Credibilidade e Aumentar a Sua Notoriedade Online

Melhorar a Sua Credibilidade e Notoriedade Online – 2 – Suporte e Testemunhos

Melhorar a Sua Credibilidade e Notoriedade Online – Homogeneidade

——————————————————————————————————————————-

Não é assim tão raro quanto isso, encontrar um site de uma empresa em que o comum dos mortais não perceba patavina do que lá está escrito, a não ser os termos “Homepage”, “Carrinho de Compras” ou “Encomendar” e “Contactos”. E sim, em sites que estão em “português”!


O problema é que, as pessoas se esquecem que uma das regras básicas da comunicação para que esta seja eficaz, é que esta seja entendida pelas partes envolvidas de igual forma.

Estas falhas de comunicação são, na sua maior parte, causadas de forma inconsciente e involuntária, e são o resultado de vícios de linguagem. Como em outras tantas situações, por vezes as pessoas estão tão habituadas a determinados termos e a determinada linguagem que se esquecem que não são todos iguais e que, os termos utilizados podem não ser conhecidos dos outros, ou ser apenas de um grupo restrito de pessoas.

Aqui convém mesmo ter algum cuidado, pois se os seus destinatários não percebem a sua mensagem, de pouco ou nada lhe serve tê-la no seu site. Por este motivo, é extremamente importante a utilização do proofreading.

Proofreading (ou proof reading), é a atividade de revisão de conteúdos de forma a identificar erros ou determinado tipo de problemas que possam haver.

Esta técnica pode ser usada muito facilmente, recorrendo a alguém que está identificado como um potencial cliente/visitante do seu site, e recebendo o seu feedback. Pode até ser um amigo ou familiar, (desde que estes se enquadrem nos potenciais clientes ou os possam representar) o que é importante é que lhe possibilite a revisão dos seus conteúdos, de forma a garantir que conseguirá passar a sua mensagem com sucesso.

Eu próprio utilizo esta técnica com muita frequência quando estou a preparar conteúdos para um site, e garanto-lhe que às vezes fico surpreendido com os resultados. Eu sei que também o podia fazer aqui no blog, mas aqui a minha preocupação é outra – passar conteúdos e o meu tempo é muito escasso.

No entanto, todos os sites que lanço são alvo de revisão por outros olhos que não os meus, e muitas vezes são detetadas situações que necessitam reparo ou algum tipo de alterações.

Também funciona com sites que já se encontrem online, já que nada é inalterável.

Experimente e vai ver que funciona muito bem!

Comments (2)
  1. JORDANOS 27 October, 2010
  2. Joao Rodrigues 28 October, 2010