Melhorar a Sua Credibilidade e Notoriedade Online – Compromissos

À semelhança do que acontece em qualquer faceta da nossa vida, é importante honrar os compromissos que assumimos.

Este aspecto, só por si, dá a conhecer algo sobre a forma de estar e de actuar de uma pessoa ou empresa. Naturalmente, que quem cumpre os seus compromissos, fica sempre “melhor na fotografia”, que quem não o faz, e estes pormenores são cada vez mais importantes nas avaliações feitas por terceiros, pois é um elemento que pode muito bem ser um fator distintivo.

——————————————————————————————————————————-

Pode ler os outros artigos já publicados da Série Melhorar a Sua Credibilidade e Notoriedade Online, através destes links:

Como Melhorar a Sua Credibilidade e Aumentar a Sua Notoriedade Online

Melhorar a Sua Credibilidade e Notoriedade Online – Suporte e Testemunhos

Melhorar a Sua Credibilidade e Notoriedade Online – Homogeneidade

Melhorar a Sua Credibilidade e Notoriedade Online – Comunicação

——————————————————————————————————————————-

Pessoalmente, defendo que se deve investir os nossos esforços no cumprimento dos compromissos que são assumidos de uma forma geral, e naqueles que são assumidos com os nossos prospectos e clientes, mais em particular, pois este pode ser um ponto importante do nosso cartão de visita, e pode efectivamente, traduzir-se em clientes satisfeitos e fidelizados ou em clientes insatisfeitos e que não voltarão.

Um cliente satisfeito, é um cliente que volta a comprar e que poderá muitas vezes recomendar aos amigos e conhecidos. Esta forma de marketing – as recomendações entre amigos e contactos  ou word of mouth , como queiram – é muito poderosa e muito eficaz. Ora, se conseguir ter uma pequena legião de clientes satisfeitos, é quase como ter uma equipa de comerciais a trabalharem para si de forma “gratuita”.

Não será 100% gratuita, pois você já terá investido tempo e dinheiro a converter este cliente num cliente satisfeito, mas digamos que “mata 2 coelhos numa cajadada só”!

Além de ter os seus clientes satisfeitos, que já por si só, é bom, está a criar 2 fluxos de negócio futuro:

  • compras futuras do mesmo cliente, e
  • compras futuras resultantes das recomendações dos clientes satisfeitos

Em que ambas lhe irão render mais vendas e mais dinheiro no futuro, fruto do trabalho e investimento feito no início, e na sua continuidade.

Outro aspecto fundamental que está relacionado com o cumprimento dos compromissos, é a sua consistência ou falta dela. Isto é, da mesma forma que é importante que você cumpra os seus compromissos, é importante que seja consistente com os seus atos e interações com os seus clientes ou prospetos.

O fato de você ser consistente irá inspirar confiança em quem quer que seja que considere fazer negócio consigo/com a sua empresa.

É óbvio que existem factores que nos são alheios e que não conseguimos controlar, mas isso é assim com todos e em tudo. No entanto, existem aqueles que sabem lidar com essas situações e os que não sabem.

Imagine que, por alguma razão, você teria planeado um determinado rumo para o seu negócio que não conseguiu conretizar devido a fatores externos alheios a si e à sua vontade.

Tem 2 opções: ou espera silenciosamente e reza para que passe despercebido dos seus clientes/prospetos, ou abre o jogo e explica porque é que as coisas não estão a correr de feição ou conforme planeado.

Se optar pela primeira, correr o risco de ser visto como incoerente, como alguém que não inspira confiança, e eventualmente até algo pior, visto que se alguém se aperceber da situação – o que normalmente acontece mais tarde ou mais cedo – você não vai ter justificação para não ter informado logo dessas alterações.

Se optar pela segunda, não só fica de consciência tranquila que tomou a titude certa, como ainda, muito provavelmente ganhará a empatia de alguns clientes que irão certamente compreender e manifestar o seu apoio/compreensão pela decisão tomada.

Nunca se esqueça que, todos estes aspectos têm as suas consequências. E que as suas decisões a estes níveis, irão condicionar a forma como você é visto pelas outras pessoas, podendo valer-lhe uma posição mais “clean” e positiva ou uma mais “nebulada” ou duvidosa.

A escolha é sua!