Onde Clicam Os Utilizadores No Seu Site? – Vídeo

Saber onde os utilizadores do seu site clicam no seu site é uma informação que pode fazer muita diferença. De tal forma que, poderá permitir-lhe entre várias coisas, perceber como o seu site é “usado” pelos seu visitantes.

Quando o site é nosso, quer queiramos quer não, a nossa visão nunca será a mesma que a de um terceiro alheio ao site, pois está compromotida por isso mesmo, o site é nosso.

E quando o site é nosso, mesmo que algo não esteja muito bem, para nós parece sempre (ou quase sempre) que está. Por este motivo é que, como eu já disse aqui no Web Marketing, por vezes temos de nos distanciar para recuperar uma visão mais clara e objectiva, ou também podemos pedir a opinião de terceiros que não têm ligação ao projecto, para nos darem a sua opinião e ajudar a identificar possíveis problemas, falhas ou obstáculos.

É apenas natural que elas existam. Por este motivos, se conseguirmos ver onde e com que frequência os utilizadores do nosso site ou blog clicam, é um excelente indicador para nos ajudar a perceber o que está bem e o que está menos bem em termos de usabilidade, navegação ou colocação de publicidade, de forma a podermos melhorar o que for necessário e, com isso, ter melhores resultados.

Por este motivo, resolvi fazer um curto vídeo, onde lhe mostro, como consegue ver onde os utilizadores/visitantes do seu site clicam e com que frequência, utilizando para isso uma opção da ferramenta gratuita Google Analytics.

O vídeo é muito curto e “to the point”, pois a minha intenção era apenas demonstrar como pode ter acesso a esta informação de forma fácil e rápida.

(os assinantes do blog têm de clicar no link para poderem ver o vídeo, já que não é possível mandá-lo por email :)  )

Espero que goste do vídeo, e, já agora, deixe o seu comentário!

  • Olá Joao,

    Muito interessante seu vídeo-post!
    Eu me inscrevi no Analytics há um tempo, mas para falar a verdade não gastei o tempo necessário para me aprofundar nele. Essa dica que você deu é realmente fantástica! Só que no meu blog está dando “acesso negado”. Mais tarde tentarei novamente.

    Grande abraço.
    .-= O meu último artigo : Empatia – Use-a e Seja Feliz! =-.

  • Olá Iúri,
    Pois foi mesmo por isso que resolvi fazer o vídeo.
    Apesar de se falar muito no Analytics, ainda não tinha visto falar-se desta opção que eu acho que pode ser muito útil.
    Pode ser que para ter essa opção disponível tenha de activar algo na sua conta do Google. Eu por acaso não me lembro de ter feito nada de especial…
    Ainda bem que gostou!
    Abraço,
    JR

  • Bom video.
    Saber o que os visitantes querem e onde clicam é meio caminho para lhes dar o que querem e para conseguirmos que fiquem no nosso blogue.
    .-= O meu último artigo : Novo sistema pagamento NetAffiliation. =-.

  • Obrigado Nelson.
    Exactamente! E estes recursos permitem-nos testar novas localizações dos vários módulos e funcionalidades para melhorarmos o desempenho dos nossos sites e aprendermos também o que resulta melhor e como.
    Abraço,
    JR

  • É uma ferramenta porreira para optimização sem dúvida. Aliás, o Analytics está cheio de boas pequenas ferramentas e outras que nem sequer sei usar ou para que servem :)
    .-= O meu último artigo : Viagens baratas a Liverpool para acompanhar o Benfica =-.

  • Olá Ricardo,
    Sem dúvida. O Analytics tem umas funcionalidades interessantes além do que é mais comum falar-se (visitas, origens, etc).
    É uma questão de se investir algum tempo a aprender como funcionar com elas.
    JR

  • Aproveitando este post, mapas de calor (heatmap) gratuitos alguém conhece?
    Basicamente faz o mesmo que isto, mas em vez de mostrar percentagens por cada link, mostra cores por zonas (google it :) ).

    Porque este serviço falha numa coisa, se quisermos saber o sucesso de certas zonas (onde por exemplo os links estão constantemente a mudar) este serviço do analytics não é fiável, porque não é feito para isso (suponho eu, se calhar há alguma opção lá escondida que eu desconheço).

    O problema é que não encontro isto de forma gratuita, alguém conhece?
    .-= O meu último artigo : Ryanair inaugura a sua base em Faro =-.

  • Olá Ricardo,

    A única ferramenta gratuita que eu conheco que faz esses heat maps é o Click Heat que pode ser encontrado aqui:
    http://www.labsmedia.com/clickheat/index.html

    Espero que ajude :)
    Abraço,
    JR

  • Obrigado. Vou testar :)
    .-= O meu último artigo : Transavia apresenta a sua aposta em Portugal =-.

  • Olá João!
    Finalmente consegui assistir ao vídeo!
    Eu já tinha visto esta funcionalidade do analytics antes, porém, como você mesmo disse, parece que para sites tenhamos resultados mais interessantes do que para blogs. Mesmo assim, pelo o que foi mostrado no vídeo, a categoria Ganhar Dinheiro tem bem mais cliques do que as demais. Porque será?! Rs….
    Um abraço!
    .-= O meu último artigo : Aniversário do Análise Blogueira =-.

  • Olá Sandra,

    :) O tema “ganhar dinheiro” é sempre um tema chamativo e, além disso, creio que também estará relacionado com as fontes de tráfego do blog, de onde provêm uma boa quantidade de pessoas com interesse nesse tema.

    Esta funcionalidade também pode interessante usar em blogs que não tenham muitas actualizações, pois aí já há mais “massa crítica” para poder tirar conclusões.

    Abraço
    JR