Páginas do Facebook Vão Passar Para o Layout Timeline

Até 30 de Março, todas as páginas do Facebook vão passar para o layout de Timeline, já implementado nos perfis pessoais.

Já aparece inclusive uma mensagem a informar desta facto quando acedemos à nossa página.

Honestamente, tenho muitas dúvidas sobre como esta mudança poderá beneficiar o desempenho das páginas. Algo que, na minha opinião me parecia até bem feito, vai passar agora para um layout, quanto a mim, mais confuso.

Pagina Facebook

Existem opiniões divergentes (e contrárias à minha) sobre este assunto, como seria de esperar, mas quando se retira às páginas um dos aspetos, quanto a mim, mas importantes e que mais influência tinham no desempenho de uma página na conversão de fãs, fico com muitas dúvidas que isso seja benéfico.

Estou, naturalmente, a falar do fan gateway, ou noutros termos, da possibilidade que temos de criar uma página personalizada que será a página que aparece por defeito quando se acede a uma página de Facebook.

Além do aspeto de personalização e imagem, era (e ainda é hoje) muito útil para aumentar a conversão de fãs.

É claro que estou a falar sem ver os resultados da página com o novo layout, mas teoricamente, parece-me que irá perder um aspeto muito forte na conversão.

Foi aliás, o fan gateway (e não só), enquadrado numa nova estratégia, que me permitiu aumentar em mais de 50%, o volume de fãs que a página estava a converter, por isso é natural que eu tenha algumas reservas. Mas se calhar, estou errado… Vamos ver!

O que é que acha? Será benéfico?

  • A Pagina fica super confusa. O Layout para Perfil ou Página É Horrível!!!!

    Acho que estão a oferecer a possibilidade do Google + Crescer…..

  • Pedro Couto

    Penso que a adaptação será fácil. Veja aqui: https://www.facebook.com/cocacola   ou então https://www.facebook.com/facebook  Temos agora não uma imagem vertical mas uma banda larga, e como nas entradas anteriores podemos configurar essa imagem para ter na mesma um call-to-action: afinal o Gosto é já ali em baixo! E não considero ainda o que aposto que virá aí em termos de applets que permitam configurar a entrada e que possibilitavam muita coisa com o simples facto de podermos ter uma autêntica página de HTML lá metida. A questão é, quanto a mim: teremos a salgalhada que existia antes, em que em muitas marcas já parecia que estavamos fora do FB, ou teremos simplesmente mais impacto inicial com a imagem e mais uniformização?

  • @2e9331d7bdf9c16ed3db2cb351f46433:disqus 

    Obrigado pelo comentário Bruno.
    Eu partilho da opinião que a timeline é mais confusa que o layout atual.
    Infelizmente não temos opção, mas pode ser que com o tempo nos habituemos…

  • @283d17a300598ed81b6d98c055a80f7e:disqus 

    Obrigado pelo comentário Pedro.Eu não estou assim tão certo que será possível uma personalização da landing page. Pelo menos agora no início não será possível. Mais para a frente, quem sabe?
    O FB faz tantas alterações, algumas mais esperadas que outras, que não me arrisco a prever.
    Agora que era das melhores apps que tínhamos no FB para impulsionar o crescimento de uma página, isso não tenho dúvidas.
    É claro que não seria apenas isso, mas que ajudava muito, lá isso ajudava. Vamos ver o que virá a seguir.
    Para já, teremos todos de ir preparando as nossas páginas para a mudança, e depois logo se vê!

  • Pedro Couto

     Ora vejamos aqui uma primeira adaptação de umas das páginas que administro: http://www.facebook.com/luzesom

  • @283d17a300598ed81b6d98c055a80f7e:disqus 

    Olá Pedro,
    Penso que ficou muito bem.
    Uma coisa que talvez queira rever é o posicionamento do texto, que fica tapado se visitarmos a página sem estarmos logados no FB.
    Isto graças à caixa de texto que o próprio FB tem a amabilidade de colocar por cima da imagem. Simpáticos…

  • Pedro Couto

     Viva, obrigado pela visita. A ideia de tapar o texto foi propositada. No ficheiro Photoshop que criei tenho justamente essa área para poder escolher o que quero tapar. Achei que para quem não está logado mais valia ter menos informação escrita mas mais impacto visual para tentar que o utilizador aja por instinto ou para clickar no Gosto ou no entrar. De qualquer das maneiras, bom observador! :)

  • @283d17a300598ed81b6d98c055a80f7e:disqus 

    Está bem visto!
    Vale a pena testar e ver se resulta bem.
    Acho que agora e durante uns tempos, irão haver muitos testes mesmo para ver como se otimiza a landing page…

  • Pingback: dj download()