O Que é Social Commerce e o Que Pode fazer Por Si

O volume mundial de vendas online aumenta a cada dia que passa. Em certos negócios ou empresas chega mesmo a ser a única forma de receita. Muitos são os casos onde a fatia percentual deste tipo de facturação vem aumentando ano após ano, fazendo com que diferentes investimentos se façam, em áreas muito especificas, apostando e canalizando energias para mundo digital.

Neste tipo de compras, terão os consumidores comportamentos idênticos aos verificados numa compra “não-digital”? Estes serão os procedimentos comuns e mais habituais dos consumidores no acto da compra online:

  • O consumidor entra no website e pesquisa determinado item que especificamente lhe interessa
  • Clica “mais detalhes”, “mais informação” ou na foto do artigo
  • Adiciona o produto ao carrinho de compras virtual, iniciando o processo de pagamento
  • Recebe e usa o produto
  • Partilha a experiência com amigos e familiares

Alguma parte do sucesso crescente das vendas online tem a ver precisamente este último ponto relacionado com a partilha – o Social-Commerce, ou seja, a integração do e-commerce com as redes sociais.

Ao adoptar uma política de Social-Commerce, uma empresa deve considerar a integração de alguns mecanismos sociais, como a disponibilização de classificações ou comentários sobre os produtos ou serviços partilhados pelos consumidores.

Efectivamente, alguns dos objectivos do Social-Commerce é permitir que os consumidores compartilhem as suas compras online, procurem conselhos e conhecimentos sobre os produtos em pessoas que confiem, ou, por outro lado, que apresentem preferências de consumo idênticas, ajudando na tomada de decisão de compra.

No fundo o Social-Commerce também pressupõe interacção com os consumidores de igual forma como se estivessem a interagir pessoalmente, no sentido de gerar e ampliar relacionamentos.

O grande factor de sucesso deste tipo de dinâmica está naturalmente na gestão deste relacionamento, na medida em que aumentando a probabilidade dos produtos e serviços receberem avaliações positivas, aumenta a probabilidade de influenciar potenciais clientes.

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!
  • Olá! Trabalho online desde 2008 e noto que a cada ano que passa o volume de negócios online que tenho feito tem sido cada vez maior! É sem dúvida o futuro (para não dizer o presente) e quem já está estabelecido, melhor ficará com o tempo, desde que estejamos adaptados e actualizados.

  • Eddie Silva

    Excelente dica pra quem deseja trabalhar com Marketing Digital. Ótimo post.

    veja também:http://peganaboa.blogspot.com.br/