Facebook Faz 10 Anos Mas Terá os Dias Contados?

Em comunicado recente do Facebook, ficámos a saber que os adolescentes estão massivamente a abandonar a rede (veja o gráfico). Na verdade, se pensarmos bem, para os adolescentes o Facebook deixou de ser um lugar para actualizações de status desinibidas, liberdade de conteúdos e pura diversão entre amigos. Agora os seus pais, tios e até avós também estão na rede e isso retirou-lhes toda a privacidade.

Nenhuma surpresa, afinal de contas. Se no mundo real não partilham os mesmos espaços de diversão que os seus familiares, porque haveriam de faze-lo online?

Facebook-age-demographic

Muitas vezes será um abandono radical, outras vezes um abandono progressivo, deixando apenas de colocar posts ou partilhar, mantendo apenas o seu perfil como forma de manter contactos. No fundo é como se o Facebook estivesse a ser uma vitima do seu próprio sucesso.

A pergunta é óbvia e impõe-se perante esta “fuga” em massa do Facebook: para onde então a deslocar as atenções os adolescentes que vão abandonando a sua rede preferida dos últimos anos? A resposta é simples: para os seus aplicativos móveis.

Entre muitos, estes serão os aplicativos mais usados no momento:

WhatsApp

Iniciado 2009 por dois ex-colaboradores da Yahoo, esta aplicação chega a atingir mais de 10 biliões de mensagens por dia e terá mais de 250 milhões de utilizadores em todo o mundo. É sem dúvida uma das aplicações pagas mais populares mas certamente uma grande ameaça para as empresas de telecomunicações que cobram pelo envio de mensagens.

WeChat

Este aplicativo, baseado no envio de mensagens de voz, snapshots e emoções (“emotions”) tem na China a sua maior popularidade, com mais de 200 milhões de utilizadores. Ainda assim conta com bastantes utilizadores em países como os Estados Unidos ou o Reino Unido. Pensa-se que poderá ser o primeiro aplicativo com origem chinesa a tornar-se efectivamente global.

KakaoTalk

Talvez o menos conhecido para os ocidentais, mas este aplicativo Coreano de mensagens conta já com mais de 90 milhões de utilizadores, onde circulam mais de 5 biliões de mensagens por dia.

Snapchat

Esta aplicação permite o envio de fotos “view once”, ou seja permite especificar quanto tempo a foto permanecerá no dispositivo do destinatário.

Conseguimos tirar uma foto (ou fazer um vídeo), adicionar uma legenda e enviar a um amigo, ou mesmo vários. Eles irão receber a mensagem, mas ela desaparecerá de seguida. Estima-se que, por dia, 350 milhões de mensagens sejam enviadas a partir deste aplicativo.

Será uma tendência que dita o futuro ou apenas uma perda “aceitável” de utilizadores? Qual é a SUA opinião?

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!
  • Pingback: Jay()