Como Tirar Partido do LinkedIn – 5 Dicas Úteis

Não há dúvida que o LinkedIn é uma excelente ferramenta de networking, mas é preciso usa-lo de uma forma eficiente. Os seus contactos estarão dispostos a ajuda-lo de alguma forma? Se não tem a certeza, terá que repensar em fortalecer esse relacionamento. Se, por outro lado, é uma realidade e tem um forte e próximo relacionamento com os seus contactos, então deverá mante-los e cuidar deles. Ficam algumas dicas para se manter conectado com todos os seus contactos.

dicas-linkedin

Defina objectivos

Vá um pouco para além de adicionar contactos. Antes de convidar alguém para a sua rede ou aceitar um convite, procure identificar qual o motivo específico para o fazer. Reactivar um contacto antigo? Oportunidade de carreira ou de contratação? Pense o que pode fazer pelo novo contacto e não apenas o que o novo contacto pode fazer por si.

Promova

Escreva elaboradas, genuínas e apelativas recomendações para os seus contactos. Lembre-se no entanto que além das recomendações há outras formas de promover o trabalho de alguém. Você poderá endossar os seus contactos para determinadas habilidades. Considere e avalie o seu nível de conhecimento e a sua relação com a pessoa que você quer promover.

Partilhe

Familiarize-se com o que realmente interessa aos seus contatos, prestando atenção aos seus posts, comentários e atividades em grupo. Se estiver ligado a um contacto através de outras redes, utilize essas plataformas para melhorar o seu relacionamento. Faça comentários aos posts. Quando um contacto coloca um post ele está a convidá-lo para interagir. No entanto, quando não concordar com o que está escrito, seja discreto. Considere ainda o envio de artigos aos seus contactos ou informações sobre eventos interessantes. Mas atenção, lembre-se que quantidade não é qualidade, partilhe na medida certa.

Interaja

Quando os seus contatos postarem algo sobre promoções pessoais, prémios ou publicações não hesite em felicita-los. Você poderá também perguntar aos seus contactos como está a correr determinado projecto. Nem sempre obterá respostas, mas eles verificarão a sua atenção. Se o seu contacto nunca interage consigo então será altura de repensar que valerá a pena manter a conexão.

Envolva-se

Organize-se para participar em eventos. O LinkedIn é fértil em conteúdos programáticos bastantes acessíveis e periódicos. Explore as potencialidades fora da rede, com base naquilo que a rede lhe dá acesso. Para aproveitar ao máximo o LinkedIn a existência de cada um dos seus contactos têm que fazer sentido, dentro ou fora da rede.

Sendo o LinkedIn uma rede de contactos profissionais, trate-os como tal e cuide deles, um a um. Fique atento, fique LinkedIn.

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!
  • Gilberto

    Olá MIguel. Mais uma vez, parabéns pelo artigo. Como forma de agregar ainda mais ao conteúdo, creio que poderia citar no artigo a diferença que o LinkedIN tem do Facebook. Creio que são de funcionalidades e possibilidades diferentes que quando usados de forma correta trazem bons resultados para ambos. Por incrível que pareça, ainda é muito confundido a função de um e de outro, mesmo que tenham foco diferentes, escuto de alguns profissionais que não usam tanto o LinkedIN porque já fazem as ações no Facebook como divulgação. Infelizmente essa confusão ainda acontece. Um grande abraço. Atenciosamente, Gilberto.

  • Miguel Nascimento

    Olá Gilberto, muito obrigado. Sem dúvida que as diferenças são muito evidentes. Davam até matéria para um novo artigo! Obrigado pela participação e interesse.

  • Pingback: 3 astuces pour tirer pleinement parti de Linkedin | mathieu gaspar étudiant chef de projet web()

  • Pingback: Top de Redes Sociais que Geram Mais Visitas 2013 | Web Marketing PT()