Como Encontrar Potenciais Clientes Usando as Redes Sociais

Passa horas a pensar como e onde descobrir potenciais clientes? ou em como consegue captar mais clientes

Porque que não utilizar as redes sociais?

A utilização das redes sociais podem efetivamente desenvolver o seu negócio. Mas pense por fases, antes de tentar vender, é imprescindível criar bases para uma relação de confiança com o seu potencial cliente.

Neste artigo, veremos algumas formas de usar as redes sociais para encontrar e estabelecer relações comerciais com prospetos e gerar novos contatos para o seu negócio.

mais-clientes-redes-sociais

1. Participe nos Grupos do LinkedIn

Tendo um perfil no LinkedIn, poderá pesquisar algum grupos que tenham as temáticas que mais lhe interessam. Junte-se a eles.

Nos grupos do LinkedIn poderá existir um vasto número de oportunidades para networking com pessoas que têm o perfil que procura.

Existe uma forma muito simples de o fazer. Na barra principal, clique em “interesses”, depois, em “grupos”. Na janela seguinte clique em “mais” junto a “grupos que podem ser do seu interesse”.

A partir daqui use keywords ou palavras-chave especificas para procurar grupos que mais lhe interessam. Se desejar, poderá ainda fazer o filtro por “relacionamento”, “categorias” ou “idiomas”.

Uma vez inserido nos grupos que mais lhe interessam, convém nunca se esquecer que o LinkedIn não é uma plataforma de vendas. Interaja com a comunidade de uma forma construtiva, ajudando sempre que possível com a sua experiência pessoal ou profissional. Partilhe experiências sempre que seja adequado.

Tome igualmente atenção às pessoas que gostam dos seus comentários, é importante saber como reaje o grupo às suas intervenções. Visite aos seus perfis para verificar se algum deles não será o prospect que procura. E se for o caso, porque não convidá-lo para a sua lista de contatos.

Se não existir um grupo que preencha todos os requisitos que deseja, pode sempre ser pioneiro na crição de um novo grupo, da sua autoria, tentando captar para ele todos os contatos que lhe interessem.

2. Participe nos Chats do Twitter

Utilizar o Twitter é uma ótima forma de se relacionar com a comunidade e gerar novos contatos.

Poderá consultar um conjunto de listas para localizar rapidamente chats que são relevantes para si. Uma das melhores coisas que os chat do Twitter têm é que se passa rapidamente de estranho a participante, sem pedidos de aprovações. Com o passar do tempo, os participantes começam a conhecer-se e a desenvolver relações.

Presente nestas salas virtuais, vai encontrar pessoas que colocam perguntas que poderá facilmente responder. Lembre-se que as suas respostas têm que ser claras e concisas, pois tem o espaço de resposta limitado.

3. Partilhe Eventos

Se participou ou vai participar em algum evento, feira ou exibição, não hesite em partilhar essa informação nas redes sociais. A razão é simples, irá atrair para o seu post potenciais interessados. Talvez alguém partilhe o seu post, talvez alguém comente, talvez hajam apenas “likes”. Mas reacões pressupõem interesse.

Esta medida é transversal a todas as redes sociais. Partilhar este tipo de iniciativas torna-o visível, informado e interessado pelo seu setor.

Até lhe dá uma vantagem extra sobre os grupos onde participa. Enquando nos grupos poderá encontrar muito da sua concorrência, aqui é mais abrangente. Podera encontar os interessados no setor, que sejam exatamente o seu target, ou porque não, new business.

4. Utilize o MeetUp e o Facebook

Poderemos também incluir as plataformas Meetup e Facebook, com a mesma estratégia mas com alguns cuidados. Sendo redes mais propensas ao lazer e à descontração social, poderá ter que entrar de uma forma mais “soft”, sob pena de ser chamado à atenção pelos moderadores. Em qualquer dos casos recomenda-se subtileza nos comentários e escuta activa.

São concerteza duas ótimas redes para divulgar e tomar conhecimento de eventos. Participar é fundamental.

Estas são apenas algumas técnicas para desenvolver relações com pessoas que poderão estar interessadas nos seus produtos ou serviços.

Assim que os seus novos contatos começarem a confiar em si e nos seus conhecimentos, irá comecar a construir algo novo. A partir desse momento estarão obviamente mais propensos a comprar a si do que a outra pessoa de quem não conheçam absolutamente nada.

Quando mais confiança for estabelecida, mais lealdade irá encontrar em quem estiver interessado nos seus produtos ou serviços.

Alguma vez usou alguma destas técnicas nas redes sociais para encontrar clientes? Alguma outra?

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!