Emigrar em Busca de Emprego – Dicas práticas

Mudar de país para abraçar um novo projecto profissional é um grande desafio. São muitas as mudanças, são muitos os pontos de interrogação.

Um novo emprego, uma nova cidade, um novo país, criação de novas rotinas e desenvolvimento de novas actividades sociais. Tudo praticamente em simultâneo.

emigrar_nao

É sempre emocionante começar algo num lugar novo. Se está prestes a iniciar uma etapa deste género ou se faz parte dos seus planos fazê-lo num curto prazo, então este artigo é para si. Um conselho: prepare-se antes de partir. Marketing pessoal e networking precisa-se e recomenda-se!

Comece por analisar quem conhece no local para onde se dirige. Tente perceber se tem alguém conhecido na sua nova cidade. Uma forma muito fácil de o fazer é ordenar os seus contatos do LinkedIn por localização.

Considere também as pessoas que já lá viveram, mesmo que não estejam por lá neste momento, certamente têm contatos que poderão ser importantes.

Tente interagir com algumas dessas pessoas, um ou outro conselho poderá ser muito importante. Se está a partir ainda sem trabalho fixo e definido, esta acção é fundamental pois poderá receber dicas que o encaminharão no seu objectivo. Essa pessoa a quem está a pedir conselhos poderá já ter passado pelo que você está a passar agora, logo compreenderá perfeitamente o que está a sentir.

Não substime o poder das redes sociais. Junte-se, por exemplo, a grupos no Facebook e LinkedIn para onde vai viver e comece a participar em conversas e debates online. Vale sempre a pena partilhar com o grupo que vai se mudar para a nova cidade, perguntando se alguém tem algum conselho para si. Filtre o essencial do acessório, sem dar detalhes demasiado pessoais.

Se for possível, tente passar alguns dias sua nova cidade antes de ir definitivamente. Procure eventos de networking no seu sector e tente planear a sua viagem em torno dessas datas. Inscreva-se no “meet up” para encontrar eventos organizados por pessoas da área, ou mesmo encontrar pessoas que compartilham os mesmos interesses que você.

Lembre-se sempre que um encontro pessoal é sempre muito mais eficaz que um telefonema ou um email. Mostre-se, envolva-se.

Mudar para uma nova cidade ou um novo País não é fácil. A boa notícia é que muitas pesssoas fazem-no diariamente e poderão estar dispostos a ajudá-lo. Antes de partir prepare-se o mais possivel e comece desde logo a construir a sua nova rede de contactos. Aposte o mais possivel no marketing pessoal e comecará a construir algo novo.

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!