Como Aumentar o Alcance Nas Redes Sociais

Enquanto utilizador das redes sociais, quantas vezes já se interrogou sobre o impacto e o alcance das suas publicações?

Obter um grande volume de reações e comentários às suas publicações dependem exclusivamente do maior ou menor interesse das mesmas, ou existem dias e horários melhores que outros?

Vamos por partes.

Antes de pensar na questão temporal, analise que tipo de publicações existe e que poderá utilizar.
Em primeiro lugar tenha presente que posts com imagens suscitam muito mais interesse do que vídeos ou textos isolados.

Nestas situações, a velha máxima que uma imagem vale mais que mil palavras aplica-se na perfeição. Uma mensagem de texto até pode ser muito comentada, mas são raríssimas as vezes que são partilhadas massivamente.

alcance-redes-sociais

As publicações de vídeo são menos eficazes do que as imagens porque normalmente exigem mais tempo para visualizar e, também por isso, menos pessoas os abrem.

Feito então este enquadramento, vamos partir a objetividade da questão temporal:

As publicações que efetuar da parte da manhã podem gerar mais interação. Pois, sendo esse o período onde as publicações são mais escassas, significa que tudo o que postar de manhã estará visível por mais tempo. Mas lembre-se que o tempo de visibilidade também dependerá de si, não exagere no débito de conteúdos, subtrairá atenção a cada um deles.

À segunda-feira é o dia que existe mais publicações nas redes sociais. Ao inverso, é ao sábado e domingo que os posts são menos frequentes.

No entanto, o dia que se gera mais movimento nas redes é a quarta-feira. É pois, precisamente, a meio da semana que existe o maior volume de comentários e dinâmica. Seguem-se nesta estatística as terças e as quintas-feiras.

Ao contrário, é ao fim de semana que se gera menor movimento nas redes sociais.

No que concerne às horas do dia com maior tráfego e interações, pode considerar que entre 2ª e 6ª feira a grande intensidade é às 11 horas da manhã e à noite, pelas 21 horas. Aos sábados o período de maior intensidade é pelas 19 horas e ao domingo pelas 22 horas.

No entanto, relativamente à effectiveness (eficácia), ou seja, os dias que os conteúdos publicados têm melhores resultados, estes são, estatisticamente, a terça e a sexta-feira.

Para resumir e clarificar:

2ª f 3ª f 4ª f 5ª f 6ª f sáb dom
Mais Posts

:)

 

 

 

 

:(

:(

Mais dinâmica

 

 

:)

 

 

 

:(

:(

Horas + dinâmicas

11 h

21 h

11 h

21 h

11 h

21 h

11 h

21 h

11 h

21 h

19 h

22 h

Effectiveness/Eficácia

 

:)

 

 

:)

 

 

Esta estudo resulta da análise de vários outros estudos e fontes, e tal como qualquer uma delas, pode ter algumas variações. Ainda assim, é uma fonte de informação interessante que poderá sempre testar e ver os resultados.

E, claro, se tiver algum comentário, é sempre bem-vindo!

 

  • Gilberto dos Santos Júnior

    Olá Miguel. Sou brasileiro e leio sempre todos os posts do WebMarketingpt (pelo fato de ser brasileiro, você pode perceber uma pequena diferença em minha escrita). Achei o artigo interessantíssimo. Parabéns! De uma forma bem superficial, podemos perceber que as pesquisas de comportamente do consumidor se entendem muito além do Merchandising no PDV. As pesquisas comportamentais assumem agora (há algum tempo) sua função para o ambiente digital. Não é apenas o crescimento da ferramenta e sim de todo o mercado que o acompanha de uma forma literal. Por isso a exigência tão grande de profissionais qualificados no ambiente digital também. No entanto, minha observação é que os resultados dessa pesquisa se diferem muito quando se fala no povo brasileiro. O estilo de vida, os gostos e o que a sociedade acha como importante (por exemplo, não se discute política no Brasil de uma forma culta; apenas se fala e expõe o que já acontece, mas quando se pede uma opinião formada sobre algo, o brasileiro ainda se falta por muito conteúdo para discutir e ficar de um lado de acordo com os seus ideais). Percebi que no artigo você ressalta que os dados podem ter variáveis, porém o que quero ressaltar é que essas variáveis vão além de percepção ou público analisado e passam para uma questão cultural. Grande abraço. Gilberto dos Santos Júnior.

  • Miguel Nascimento

    Olá Gilberto! Antes de mais gostaria de agradecer a sua atenção e preferência. Efectivamente é mesmo como refere, os comportamentos do consumidor estendem-se agora para áreas e ambientes que noutros tempos não eram existiam ou não eram considerados relevantes. Relativamente às variáveis tem toda a razão, a questão cultural é fundamental. Costumes, hábitos, atitudes e rotinas interferem nos resultados da pesquisa. Mais, pode até ser o mesmo público e a mesma cultura, mas se a análise for feita em alturas diferentes do ano (verão – inverno, por exemplo), podemos até verificar resultados algo distintos. Um grande abraço e mais uma vez muito obrigado pela sua participação.

  • Parece fazer sentido com o que se vai passando na prática. Parabéns e muito obrigada pela partilha! :) Vou tentar testar 😉

  • Miguel Nascimento

    Olá Vanessa!
    Muito obrigado pela preferência. É sempre gratificante obter feedback positivo dos nossos artigos! Obrigado :)

  • luis gomes

    Muito bom, faz todo o sentido. Apesar de o video ter um grande impacto a imagem é de muito mais fácil partilha

  • Miguel Nascimento

    Olá Luís! Sem dúvida. Muito obrigado pela sua participação!

  • cabana de mais parabéns. um abraço. http://www.supernoite.com.br

  • Pingback: Comment améliorer votre efficacité sur les réseaux sociaux ? | mathieu gaspar étudiant chef de projet web()