Balanço do Ano de 2011

Á semelhança de anos anteriores, nesta altura, é sempre bom fazer um balanço do ano, pois permite-nos ver com mais clareza o que conseguimos atingir e onde ficámos aquém das espectativas.

Sejamos honestos, ninguém consegue atingir todos os objetivos a que se propõe no início do ano, a não ser que não seja muito ambicioso.

Em qualquer dos casos, o balanço do fim do ano é importante para podermos avaliar o nosso desempenho nas várias vertentes da nossa atividade, e não me refiro apenas a balanços financeiros.

O ano de 2010 foi um ano muito interessante para mim, pois permitiu-me implementar mais projetos para clientes e implementar mais soluções de desenvolvimento de projetos atuais.

Os resultados a esse nível têm sido muito positivos, tal como eu esperava, pois tenho plena confiança nos meus conhecimentos e nas minhas capacidades, mas para os meus clientes tem sido muito interessante, já que ao trabalharem de perto comigo, a ao verem a teoria passar à prática, ganharam mais certezas onde antes poderiam haver dúvidas, ou pelo menos, reservas.

Vamos então:

  • O Web Marketing teve, em 2010, um crescimento na ordem dos 200%, o que excedeu largamente as minhas espetativas.
  • este ano tive mais e maiores projetos de consultoria e os testemunhos dos meus serviços sucedem-se, o que é excelente.
  • o que por sua vez, também resulta em mais case studies para partilhar com vocês. Nem todos os clientes concordam com a divulgação de informação, pelo que restam os que permitem. (um já o foi, o outro está para muito breve. aguardo apenas a consolidação dos resultados)
  • Estou prestes a lançar um novo projeto relacionado com o Facebook, no qual tenho vindo a trabalhar nos últimos meses, e que terão notícias brevemente
  • Infelizmente uma das parcerias que tinha estabelecido o ano passado na vertente de serviços não se revelou uma boa aposta. Acontece. Há que olhar para a frente e continuar.
  • Estabeleci parcerias com o E-Goi e com a Lidel, a quem agradeço novamente a disponibilidade para contribuir para o sucesso que foi o Passatempo do 2º Aniversário do blog.
  • Tenho um projeto relacionado com o Mobile, que acredito que tenha um crescimento verdadeiramente brutal em Portugal e Brasil durante o ano de 2012, e que penso lançar no primeiro trimestre de 2012.
  • Continuei a investir bastante no meu conhecimento nas minhas áreas de atuação
  • Estou a desenvolver mais um projeto a título gratuito para uma instituição sem fins lucrativos. Algo que já fiz no passado para a ANCAP, como mais uma forma de dar algo de positivo e como contributo para ajudar quem mais precisa.

Claro que tudo isto tem lado menos bom, é que a minha capacidade de resposta para as solicitações de ajuda, diminuiu consideravelmente, pois a minha dedicação tem necessariamente de ir primeiro para os meus clientes, que estão a pagar pelo meu tempo.

A minha vontade de ajudar mantém-se, como aliás se pode ver pela manutenção do blog, que já por si também é bastante time consuming, mas de forma mais limitada. Às várias pessoas que me pedem ajuda, espero que compreendam, mas não consigo chegar a todos da mesma forma.

No entanto, não posso deixa de agradecer a todos vocês pelo contributo e apoio que têm demonstrado ao longo do ano, em especial aos assinantes do blog, em ainda em “mais especial” ao Water, à Madalena, à Vera, ao Tomé, ao Pedro, entre outros, pelo vosso especial apoio e a todos aqueles que me têm enviado o vosso feedback, seja através de comentários aqui no blog, seja por email.

Como disse sempre desde o início deste projeto, este projeto não é meu, é nosso, meu e dos leitores, até porque sem vocês, nada disto faria qualquer sentido.

Obrigado!

Se não falarmos entretanto, desejo-vos que 2012 seja o melhor ano de sempre a todos os níveis!

PS para assinantes: Espero que tenham gostado das prendas de Natal 🙂
E como “Natal é quando um homem quiser”, mais prendas haverão no futuro!

Comments (4)
  1. Vera Martins 29 December, 2011
  2. Joao Rodrigues 29 December, 2011
  3. Espaço Momento 29 December, 2011
  4. Joao Rodrigues 30 December, 2011