Balanço do Ano de 2011

Á semelhança de anos anteriores, nesta altura, é sempre bom fazer um balanço do ano, pois permite-nos ver com mais clareza o que conseguimos atingir e onde ficámos aquém das espectativas.

Sejamos honestos, ninguém consegue atingir todos os objetivos a que se propõe no início do ano, a não ser que não seja muito ambicioso.

Em qualquer dos casos, o balanço do fim do ano é importante para podermos avaliar o nosso desempenho nas várias vertentes da nossa atividade, e não me refiro apenas a balanços financeiros.

O ano de 2010 foi um ano muito interessante para mim, pois permitiu-me implementar mais projetos para clientes e implementar mais soluções de desenvolvimento de projetos atuais.

Os resultados a esse nível têm sido muito positivos, tal como eu esperava, pois tenho plena confiança nos meus conhecimentos e nas minhas capacidades, mas para os meus clientes tem sido muito interessante, já que ao trabalharem de perto comigo, a ao verem a teoria passar à prática, ganharam mais certezas onde antes poderiam haver dúvidas, ou pelo menos, reservas.

Vamos então:

  • O Web Marketing teve, em 2010, um crescimento na ordem dos 200%, o que excedeu largamente as minhas espetativas.
  • este ano tive mais e maiores projetos de consultoria e os testemunhos dos meus serviços sucedem-se, o que é excelente.
  • o que por sua vez, também resulta em mais case studies para partilhar com vocês. Nem todos os clientes concordam com a divulgação de informação, pelo que restam os que permitem. (um já o foi, o outro está para muito breve. aguardo apenas a consolidação dos resultados)
  • Estou prestes a lançar um novo projeto relacionado com o Facebook, no qual tenho vindo a trabalhar nos últimos meses, e que terão notícias brevemente
  • Infelizmente uma das parcerias que tinha estabelecido o ano passado na vertente de serviços não se revelou uma boa aposta. Acontece. Há que olhar para a frente e continuar.
  • Estabeleci parcerias com o E-Goi e com a Lidel, a quem agradeço novamente a disponibilidade para contribuir para o sucesso que foi o Passatempo do 2º Aniversário do blog.
  • Tenho um projeto relacionado com o Mobile, que acredito que tenha um crescimento verdadeiramente brutal em Portugal e Brasil durante o ano de 2012, e que penso lançar no primeiro trimestre de 2012.
  • Continuei a investir bastante no meu conhecimento nas minhas áreas de atuação
  • Estou a desenvolver mais um projeto a título gratuito para uma instituição sem fins lucrativos. Algo que já fiz no passado para a ANCAP, como mais uma forma de dar algo de positivo e como contributo para ajudar quem mais precisa.

Claro que tudo isto tem lado menos bom, é que a minha capacidade de resposta para as solicitações de ajuda, diminuiu consideravelmente, pois a minha dedicação tem necessariamente de ir primeiro para os meus clientes, que estão a pagar pelo meu tempo.

A minha vontade de ajudar mantém-se, como aliás se pode ver pela manutenção do blog, que já por si também é bastante time consuming, mas de forma mais limitada. Às várias pessoas que me pedem ajuda, espero que compreendam, mas não consigo chegar a todos da mesma forma.

No entanto, não posso deixa de agradecer a todos vocês pelo contributo e apoio que têm demonstrado ao longo do ano, em especial aos assinantes do blog, em ainda em “mais especial” ao Water, à Madalena, à Vera, ao Tomé, ao Pedro, entre outros, pelo vosso especial apoio e a todos aqueles que me têm enviado o vosso feedback, seja através de comentários aqui no blog, seja por email.

Como disse sempre desde o início deste projeto, este projeto não é meu, é nosso, meu e dos leitores, até porque sem vocês, nada disto faria qualquer sentido.

Obrigado!

Se não falarmos entretanto, desejo-vos que 2012 seja o melhor ano de sempre a todos os níveis!

PS para assinantes: Espero que tenham gostado das prendas de Natal :)
E como “Natal é quando um homem quiser”, mais prendas haverão no futuro!

  • Vera Martins

    Parabéns! Venham mais anos assim! Um abraço e votos de excelente 2012!

  • @2ef7a1e4babd66354893f2e681c3e86a:disqus 

    Muito obrigado Vera!
    Tem sido sem dúvida um grande aventura :)

    Desejo-lhe tudo de bom para este novo ano!
    Abraço,
    JR

  • Em primeiro lugar, adorei os presentes de Natal!!!! Muito obrigada por partilhar connosco informação tão útil. Em segundo lugar, fiquei muito contente com a sua reflexão anual – quem trabalha tanto e tão bem merece ser recompensado. A Oficina de Psicologia em peso (sendo 32, já pesamos um bocadito…) deseja-lhe um ano de ganhos acelerados, desenvolvimento pessoal entusiasmante, com pausas de tranquilidade e uma saúde de ferro. E que continue a partilhar connosco os seus conhecimentos, claro :)
    Abraço,
    Madalena Lobo

  • @facebook-100002143513385:disqus 

    Fico muito contente por ter gostado Madalena!

    Enquanto me for possível, tudo farei para continuar a manter e melhorar o Web Marketing, pois é um projeto que creio ter muito para dar aos leitores e assinantes.

    De qualquer forma, muito obrigado pelo seu comentário e saiba que não lhe desejo, em nada, menos do que me deseja a mim.

    Profissionalmente, quero e espero que 2012 seja um ano que reforce a OP como referência absoluta no seu nicho, e pessoalmente, que o próximo ano lhe traga muitas alegrias e momentos inesquecíveis, pois são esses que guardamos para  recordar e partilhar mais tarde.

    Abraço,
    JR