Como Ganhar Mais Dinheiro com o Google AdSense

Para os menos conhecedores, o Google AdSense é o programa de publicidade do Google, que lhe permite, de forma fácil e mais ou menos intuitiva, colocar publicidade contextual no seu site ou blog e ser remunerado por isso (como é óbvio).

O funcionamento não é muito complicado, o que permite que mesmo pessoas com poucos conhecimentos técnicos consigam proceder à colocação de publicidade sem grandes dores de cabeça, e a remuneração da publicidade é feita com base nos cliques nos anúncios exibidos.

Existem naturalmente regras a respeitar, e para quem se está a iniciar com o AdSense, eu aconselho a ler com atenção.

Neste artigo, e com base em informação revelada pelo Google recentemente num Webinar (seminário online – web+seminar=webinar), apresento os resultados divulgados nesse webinar e que o(a) podem ajudar a ganhar mais dinheiro com o AdSense.

O Google AdSense providencia 8 formatos de anúncios standard de publicidade que lhe dão alguma flexibilidade para escolher os que mais prefere para incluir no seu site.

No entanto, se não souber quais os formatos que serão melhores para si, ou, caso queira melhorar os resultados dos anúncios já existentes, convém ter atenção ao seguinte.

O gráfico em baixo, revela a performance dos anúncios por tamanho/formato para os diversos tamanhos/formatos existentes, e como é fácil de ver, os formatos maiores, têm segundo os dados apresentados, os melhores desempenhos.

adsense_ad_formats

Antes de mais, chamo a atenção para o facto de neste estudo, estar equacionado muito mais que o Adsense, pois estão aqui incluídos formatos que não estão disponíveis no programa de publicidade do Google.

Formatos de Anúncios com Melhor Desempenho

Se tiver um banner M-Rec (Medium Rectangle), no seu site, poderá ser uma boa ideia fazer um teste com um formato como o 336×280, ou se tiver um Skyscraper (120×600), experimentar trocar por um Wide Skyscraper (160×600).

Quanto aos botões, o famoso 125×125, muito conhecido entre a comunidade “blogueira”, parece desiludir com uma performance muito semelhante ao tradicional Full Banner (460×60). Este pode ser um ponto a desfavor da venda destes espaços nos blogues.

O suporte do AdSense adianta um pouco de informação neste sentido, na secção de ajuda do AdSense:

The formats we’ve found to be the most effective are the 336×280 Large Rectangle, the 300×250 Medium Rectangle, and the 160×600 Wide Skyscraper.

Also, wider ad formats tend to outperform their taller counterparts, due to their reader-friendly format. The wider ad format also lessens the likelihood of readers leaving the ad unit altogether.

Existe ainda um relatório que, embora datado de 2006, pode ajudar a fornecer-lhe alguma informação sobre este tema, principalmente para os iniciantes.

Na minha opinião, deve-se considerar esta informação como útil, e utilizá-la para fazer melhorias nos sites onde se tenha publicidade de forma geral e AdSense em particular.

Ainda assim, muito importante, senão tão importante como estar na posse desta informação para optimizarmos o desempenho da nossa publicidade, é realizar vários tipos de testes. Testes esses que podem dizer respeito ao formato, cor, tipo, localização, etc.

Não desvalorizando a informação dos estudos efectuados, que na minha opinião têm valor e ajudam a tomar algumas decisões, a realização de testes é algo que, quanto a mim, é fundamental para melhorar o desempenho da publicidade.

Não concorda?

  • Yanick mas não tens nenhuma conta que possas associar ao Adsense?
    Dos teus pais ou assim?

  • Yanick_king

    Não tenho, acho que os meus pais nao iam querer dar os dados deles para essas coisas por isso que eu uso o paypal.
    Mas falta pouco para eu ter um conta minha ai ja vou puder dar os meus dados

  • Yanick não os consegues convencer que é seguro lol.
    Mas também se falta pouco para teres a tua conta esperas.

  • Nelson, para receber pelo adsense é preciso conta?
    Não é mais por cheque?
    Aceita bancos aqui do brasil?!

  • Yanick_king

    Eu duvio que va conseguir convencer lhes mas um dia destes quando tiver um bom site vou tentar.
    Sandra, acho que aceita bancos de todos os sitios e tambem envia cheques.

  • Sandra nem me tinha lembrado disso.
    Sim existe o pagamento por cheque.
    Não uso nem me lembrava.

  • @ Yanick,
    Como já foi dito, o cheque pode ser uma forma de dar a volta à questão, até poderes ter a tua conta.
    E na minha opinião, a melhor, pois assim não existe aquela pressão de te sido dada informação de uma conta dos pais.

    Abraço,
    JR

  • Pingback: Os melhores artigos do Mês - Dezembro | Info - Macross()

  • 728×90 da-me mais conversão a mim no topo do site, mas isso vai de site para site noutros dá menos… é a vida. :)

    Mas vou rever um site para testar uma coisa desta “teoria”, pode ser que estejas certo.

    Rui

  • Olá Rui e bem-vindo ao WMPT.
    Acho que fazes muito bem, pois como já disse atrás, o fundamental é testar.
    Uma qualquer variável (local, formato, cor, nicho target, etc), é o suficiente para dar resultados diferentes.
    No entanto, a ideia é mesmo essa. Tirar algumas ideias para fazer testes e escolher o que melhor resulta em cada caso/site!
    JR

    PS: Se mais tarde quiseres partilhar aqui os resultados dos testes, mesmo sem entrar em detalhes, sempre enriquecia a “discussão”.

  • De uma olhada nesse Link.
    É um programa que simula uma grande rede de Banners do Google AdSense, quanto mais pessoas usarem mais se ganha, não precisa de registro, de uma olhada ai, e ajude a divulgar…

    http://www.zenx.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=55&Itemid=62

  • Bruno

    Oi, entrei no seu site e tenho uma proposta de monetização para o mesmo.
    Estamos formando um grupo com o intuito de gerar renda nos sites com publicidade. Me adicione que explico melhor.

    Att,
    Bruno
    Email/MSN: brunopezaumbr@hotmail.com

  • ZenX

    http://www.zenx.com.br tem ótimas ferramentas para ganhar…

  • Arthur Neves

    Eu me afiliei a uma ótima empresa de publicidade, essa empresa é bem mais rentável, ela é nova no Brasil e está crescendo muito, e você não precisa vender nada, só precisa administrar seus painéis de publicidade, e o melhor o seu investimento inicial é sustentável, ou seja, você investe e não precisa pagar mais nada, através dos ganhos é possível pagar a manutenção e reinvestir, entre nessa equipe, acesse meu link http://www.bannersbroker.com/arthuraneves , e se inscreva grátis!