Como Ganhar Mais Dinheiro com o Google AdSense

Para os menos conhecedores, o Google AdSense é o programa de publicidade do Google, que lhe permite, de forma fácil e mais ou menos intuitiva, colocar publicidade contextual no seu site ou blog e ser remunerado por isso (como é óbvio).

O funcionamento não é muito complicado, o que permite que mesmo pessoas com poucos conhecimentos técnicos consigam proceder à colocação de publicidade sem grandes dores de cabeça, e a remuneração da publicidade é feita com base nos cliques nos anúncios exibidos.

Existem naturalmente regras a respeitar, e para quem se está a iniciar com o AdSense, eu aconselho a ler com atenção.

Neste artigo, e com base em informação revelada pelo Google recentemente num Webinar (seminário online – web+seminar=webinar), apresento os resultados divulgados nesse webinar e que o(a) podem ajudar a ganhar mais dinheiro com o AdSense.

O Google AdSense providencia 8 formatos de anúncios standard de publicidade que lhe dão alguma flexibilidade para escolher os que mais prefere para incluir no seu site.

No entanto, se não souber quais os formatos que serão melhores para si, ou, caso queira melhorar os resultados dos anúncios já existentes, convém ter atenção ao seguinte.

O gráfico em baixo, revela a performance dos anúncios por tamanho/formato para os diversos tamanhos/formatos existentes, e como é fácil de ver, os formatos maiores, têm segundo os dados apresentados, os melhores desempenhos.

adsense_ad_formats

Antes de mais, chamo a atenção para o facto de neste estudo, estar equacionado muito mais que o Adsense, pois estão aqui incluídos formatos que não estão disponíveis no programa de publicidade do Google.

Formatos de Anúncios com Melhor Desempenho

Se tiver um banner M-Rec (Medium Rectangle), no seu site, poderá ser uma boa ideia fazer um teste com um formato como o 336×280, ou se tiver um Skyscraper (120×600), experimentar trocar por um Wide Skyscraper (160×600).

Quanto aos botões, o famoso 125×125, muito conhecido entre a comunidade “blogueira”, parece desiludir com uma performance muito semelhante ao tradicional Full Banner (460×60). Este pode ser um ponto a desfavor da venda destes espaços nos blogues.

O suporte do AdSense adianta um pouco de informação neste sentido, na secção de ajuda do AdSense:

The formats we’ve found to be the most effective are the 336×280 Large Rectangle, the 300×250 Medium Rectangle, and the 160×600 Wide Skyscraper.

Also, wider ad formats tend to outperform their taller counterparts, due to their reader-friendly format. The wider ad format also lessens the likelihood of readers leaving the ad unit altogether.

Existe ainda um relatório que, embora datado de 2006, pode ajudar a fornecer-lhe alguma informação sobre este tema, principalmente para os iniciantes.

Na minha opinião, deve-se considerar esta informação como útil, e utilizá-la para fazer melhorias nos sites onde se tenha publicidade de forma geral e AdSense em particular.

Ainda assim, muito importante, senão tão importante como estar na posse desta informação para optimizarmos o desempenho da nossa publicidade, é realizar vários tipos de testes. Testes esses que podem dizer respeito ao formato, cor, tipo, localização, etc.

Não desvalorizando a informação dos estudos efectuados, que na minha opinião têm valor e ajudam a tomar algumas decisões, a realização de testes é algo que, quanto a mim, é fundamental para melhorar o desempenho da publicidade.

Não concorda?

Comments (63)
  1. Nelson 21 Dezembro, 2009
  2. Yanick_king 21 Dezembro, 2009
  3. Nelson 21 Dezembro, 2009
  4. Sandra-Info-Macross 21 Dezembro, 2009
  5. Yanick_king 21 Dezembro, 2009
  6. Nelson 21 Dezembro, 2009
  7. Joao Rodrigues 21 Dezembro, 2009
  8. Rui Cruz 6 Janeiro, 2010
  9. Joao Rodrigues 6 Janeiro, 2010
  10. Falkon 1 Fevereiro, 2010
  11. Bruno 2 Junho, 2010
  12. ZenX 31 Dezembro, 2010
  13. Arthur Neves 7 Outubro, 2012