Como Captar Mais Assinantes Para a Sua Newsletter (7 Dicas)

Em Email Marketing, um dos pontos mais importantes, a par de saber tratar da sua lista de emails e mantê-la “viva”, é a captação de mais assinantes para manter um bom crescimento da sua lista de emails.

Como já disse várias vezes, é muito importante saber manter a sua lista de “viva e de boa saúde”, mas isso é um tema para outro artigo. De qualquer forma, neste artigo vou deixar-lhe 7 dicas que pode implementar desde logo para captar mais assinantes para a sua newsletter.

Captar Mais Assinantes

1. Organizar um Evento

Organizar um evento, on ou off line é uma excelente forma de recolher emails.

Dependendo do tipo de evento, poderá fazer mais sentido fazê-lo no início, no decorrer ou no fim do evento, mas é uma excelente forma, não só de captar endereços de email, mas endereços de email de pessoas que estão interessadas num determinado tópico.

2. Formulários nas Redes Sociais

Embora aqui, possam haver muitas limitações, é possível através de algumas ferramentas, inserir um formulário de email dentro da sua página no Facebook, por exemplo.

Existem aplicações, que possibilitam a colocação de um formulário mesmo dentro da própria página, o que permite que o formulário ganhe exposição e capte mais assinantes.

Além da inserção do formulário em si, ou se não o puder fazer por alguma razão, isso não implica que não possa divulgar a sua newsletter nas suas páginas nas redes sociais. Até porque, com ou sem formulário, a newsletter deve ser sempre promovida. Sem exageros, claro!

3. Testar Vários Formulários

Aqui, como em muitos outros temas, o teste é absolutamente fundamental.

É claro que todos nós gostamos de formulários bonitos e com imagens bonitas, mas o mais importante não é isso. O mehor formulário é aquele que melhor converte visitantes em assinantes. O resto são pormenores.

O formulário que vê aqui no Web Marketing, é o resultado de mais de 1 ano de testes. E está quase na altura de começar a testar novamente. Se me perguntar, se era o que eu mais gostava, a resposta é “Não”, mas foi o que melhor converteu durante mais de 1 ano, e “contra fatos, não há argumentos”.

4. Página de Subscrição da Newsletter

Pode parecer que não, mas é muito importante criar uma página onde se explica melhor as vantagens de assinar a sua newsletter, além de que se pode adicionar informação sobre como esta funciona.

Se for a ver bem, a informação que se pode colocar no formulário é muito limitada, e desta forma, pode sempre adicionar mais informação útil que ajudará a aumentar as conversões.

5. Incentivo à Subscrição

Deste o dia zero que aqui no Web Marketing, existe um incentivo à subscrição da newsletter. Não é por acaso. :)

É que, um incentivo de subscrição da newsletter aumenta as conversões de assinantes. Pouco ou muito, depende de cada situação e de cada incentivo, mas que aumenta, é indiscutível. E sim, também já foi alvo de inúmeros testes.

Este incentivo não tem de ser algo rebuscado, até pelo contrário. Conteúdo de qualidade, funciona sempre muito bem!

6. Testar Vários Incentivos

Este ponto está praticamente explicado, mas a ideia será criar vários incentivos, e fazer testes para ver qual o incentivo que melhor converte os visitantes em assinantes.

Quando tiver resultados conclusivos, então deverá adotar o incentivo que gerou mais conversões.

Aqui poderá usar qualquer tipo de incentivo, desde um ebook, uma série de artigos, vídeos, apresentações, um acesso especial a algo, software, entre outros. O mais importante é que seja algo que os seus visitantes queriam ou tenham interesse.

7. Concursos e Passatempos

Tal como noutras vertentes, que já falei aqui no Web Marketing, a realização de passatempos ou concursos é uma excelente forma de captar mais leitores, e neste caso, assinantes.

Todos gostam de ganhar alguma coisa, ou pelo menos, da possibilidade de ganhar algo, esta abordagem tem funcionado muito bem online, seja para captar mais fãs para a sua página de Facebook, seja para captar mais assinantes para a sua newsletter.

Conclusão

A verdade é que existem muitas formas de potenciar a captação de assinantes para a sua newsletter, e estas são apenas algumas dicas. No entanto, parecem-me as mais importantes.

Espero que tenha gostado do artigo e que tenha tirado algumas ideias para captar mais assinantes para a sua newsletter.

Se tiver alguma dica que queira paratilhar com os restantes leitores, eles, certamente, ficarão agradecidos!

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!