NOVO WordPress 3.0 – Guia Completo do WordPress 3.0

O WordPress 3.0 foi finalmente lançado, após a sua data de lançamento ter sofrido alguns ajustes fruto da necessidade de correcção de alguns bugs que aparentemente ainda estavam pendentes de resolução.

O WordPress tem servido o propósito de muitos milhares de utilizadores em todo o mundo fruto da facilidade de instalação, personalização e utilização.

Seja como for, já está aí a nova versão disponível para download no site do WordPress.

As mudanças ainda são bastantes, e aparentemente, muito úteis! Veja aqui o que mudou e como o wordpress se apresenta nesta nova versão.

wordpressv30

Criação do Admin na Instalação

A nova versão do WordPress disponibiliza agora a opção de se criar um nome de utilizador para o administrador diferente de “admin”, como era hábito até aqui. Este factor, vem melhorar a segurança da instalação, pois além da password, agora tambném o username é uma variável.

Novo Template Default

O template default do WordPress mudou (e ainda bem!). Aquele template azul e branco, não era apenas “old news”, mas também já cansava um pouco a vista cada vez que se fazia uma instalação. O Novo template chama-se Twenty Ten (2010) e vem por default já com algumas funcionalidades interessantes, como são a costumização da imagem do header (cabeçalho) do blog/site, alteração do background (imagem de fundo do blog/site) e suporta menus drop-down.

Menus Personalizados

Esta para mim é uma excelente inovação, uma vez que até hoje, tive que recorrer a plugins para personalizar os menus dos meus sites que usam o WordPress. Agora deixou de ser problema, uma vez que através do painel de adminsitração do WordPress é agora possível alterar e personalizar o menú, indicando quais são as páginas/links que nele devem constar, e simultaneamente ocultar outras páginas que podem ser incluídas na barra lateral ou no footer do site/blog.

Templates Personalizados por Autor

No WordPress 3.0, todos os autores têm uma identificação (ID), à semelhança dos posts e das categorias, e esta identificação permite agora também a criação de templates/layouts de páginas personalizadas consoante o autor. Isto ermitirá que, em blogs com mais que um autor, cada autor poderá ter o seu layout de página personalizado e diferente dos restantes..

Funcionalidade Multi-Sites

A funcionalidade multi-sites veio trazer outra grande novidade para os utilizadores, pois veio permitir a criação de vários sites em WordPress, com base em apenas uma única instalação do programa.

Esta funcionalidade não vem activa por defeito. Para activá-la, é necessário adicionar a seguinte linha de código ao ficheiro wp-config.php:

define('WP_ALLOW_MULTISITE', true);

Após adicionar esta linha ao ficheiro, aparecerá uma nova Tab no painel de Adminsitração do WordPress, na opção “Ferramentas”.

Tipos de Conteúdos Customizados

Algo que já vinha a ser uma funcionalidade bastante desejada pela comunidade era a possibilidade de criação de tipos de conteúdos customizados e diferentes de posts e páginas. Esta nova funcionalidade irá permitir uma ainda maior flexibilidade do WordPress na criação de sites

Algumas Considerações

Esta nova versão veio demonstrar que o empenho que tem caracterizado o desenvolvimento desta aplicação mantém-se, se é que não aumentou. Isto são óptimas notícias para todos aqueles que utilizam esta plataforma para a criação e desenvolvimento de sites e blogues. E também para todos aqueles que a começarão a usar no futuro.

Um dos aspectos a considerar quando se opta por um determinado CMS (Content Management System – Sistema de Gestão de Conteúdos), é a confiança no seu desenvolvimento e apoio, bem como a sua credibilidade, e sem dúvida que esta nova versão do WordPress, veio tornar esta aplicação mais credível e actual.

Embora já fossem conhecidas as novas funcionalidades antes do seu lançamento, é sempre conveniente aguardar pela versão final, agora publicada para ver efectivamente como ficou. E na minha opinião, ficou muito bem mesmo!

Gostou destas novidades? Acha que irão ser benéficas para os seus projectos?

Partilhe a sua opinião comigo e com os outros leitores, deixando o seu comentário!

Comments (13)
  1. Samuel Trindade 18 June, 2010
  2. Joao Rodrigues 18 June, 2010
  3. Soares 18 June, 2010
  4. Joao Rodrigues 18 June, 2010
  5. Joao Rodrigues 19 June, 2010
  6. Samuel Trindade 19 June, 2010
  7. Joao Rodrigues 19 June, 2010
  8. jp 21 June, 2010
  9. Joao Rodrigues 21 June, 2010
  10. Ricardo 6 July, 2010
  11. Junior Braun 28 July, 2010
  12. Joao Rodrigues 28 July, 2010