O Teste Que Valeu 60 Milhões

Já por diversas vezes mencionei aqui no Web Marketing, a importância de fazer testes para conseguir obter os melhores resultados possíveis nas suas ações, seja das várias vertentes de marketing, ou do próprio site (landing pages, botões, mensagens, etc). Isto não é por acaso, e neste case study, pode ver como a realização de testes valeu mais 60 milhões de dólares.

 landing teste

Independentemente da dimensão da ação, da campanha, ou do orçamento, o princípio é sempre o mesmo:

Testar para obter resultados melhores e aumentar o retorno.

Este caso de estudo diz respeito a uma ação de captação de leads na campanha do Obama para a nomeação para a presidência em 2007/2008.

Nesta ação, houve uma pessoa que tomou a decisão (inteligente) de fazer vários testes. Esta decisão valeu um aumento do retorno da campanha em cerca de 60 milhões de dólares.

Essa pessoa foi Dan Siroker, Director de Analytics da campanha.

O objetivo principal da campanha era recolher apoiantes e donativos para a candidatura de Obama à presidência, e esta foi a abordagem adotada por Dan Siroker:

  • 1 visitante = 1 oportunidade
  • split testing + otimização = + dinheiro

Então resolveu implementar várias landing pages, em que testou o que melhor resultava em conversões de leads (pessoas que inseriam o endereço de email e código postal) e em recolha de donativos para a campanha, sabendo de antemão que, segundo as suas estimativas dos donativos recolhidos até à data, estes correspondiam a uma média de $21 por subscritor.

Para isso, testou várias combinações entre landing pages com vídeos e com várias imagens, além disso testou também o texto do botão de inscrição.

Para realizar e medir os testes, ele usou o Google Website Optimizer.

Como funcionou o teste?

  • Testou todas as combinações Media + Botões (4×6=24 combinações)
  • Cada visitante era recebido por uma combinação aleatória
  • Métrica em análise = Taxa de Subscrição
  • Objetivo = maior número de subscrições e donativos

 landings

Os resultados foram absolutamente claros e de alguma forma, surpreendentes.

O que resultou melhor não foi nenhuma das landing pages com vídeo, como estavam todos à espera, mas sim a landing page com uma foto do casal.

resultado-teste

Veja a diferença entre os resultados que a campanha tinha originalmente, e os resultados que teve depois das modificações. Impressionante, não?

 resultados da campanha

Se quiser saber mais informação sobre este teste, pode encontrá-la aqui (link para a publicação dos resultados do teste).

Ainda acha que não vale a pena testar?

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!