O que um Simples Funil Pode Fazer Por Si

O título deste artigo pode ser um pouco confuso, mas garanto-lhe que o conteúdo vale a pena. E já vai perceber porquê!

Como já referi em artigos anteriores, e independentemente do objectivo principal do seu site ou blog, seja ele vender algo ou converter os visitantes em subscritores, o importante é que você tem um objectivo principal. E, tão ou mais importante é que tenha esse objectivo sempre em mente na gestão e desenvolvimento do seu site, de forma, a que qualquer desenvolvimento ou modificação que lhe faça, seja sempre feita com esse objectivo em mente.marketingfunnel

É muito comum ver sites que têm um produto à venda, mas que em simultâneo, têm mais 20 funções diferentes que nada têm a haver com a venda desse produto. O mesmo se passa com blogs. Frequentemente, vê-se blogs que, paralelamente aos seus conteúdos, têm mais uns tantos itens que promovem conteúdos alheios ao blog.

Isto acontece com frequência, quando as pessoas julgam que é benéfico ter dezenas de funcionalidades nos seus sites ou blogs, e que isso, cativa os visitantes por mais tempo, ajudando a convertê-los em clientes ou subscritores. Este é um erro muito comum, e que, curiosamente, têm o resultado oposto ao que se pretende.

É muito importante perceber o que determinada funcionalidade pode fazer ao seu site ou blog. Principalmente, quando você tem um objectivo, e que, naturalmente, quer ver atingido.

Seja converter os visitantes em clientes, ou convertê-los em subscritores da sua newsletter, é fundamental que trabalhe nesse sentido. É aqui que entra em acção o conceito de “Marketing Funnel“.

O que é o “Marketing Funnel”?

Obviamente, não me atrevo a traduzir, sob pena de soar a um grande disparate, mas o que é importante é que conheça e aplique o conceito, e não memorizar o nome.

O Marketing Funnel, é o conjunto de acções que você implementa no seu site, e que visam aumentar a taxa de concretização do objectivo do seu site.
Se o objectivo for vender mais produtos, então são todas as técnicas e acções que você põe em prática para vender mais produtos. O mesmo se passa com os blogs que ambicionam popularidade e subscritores.

Eu já tive a oportunidade de testar este conceito, e a verdade é que resulta.
Se eu tiver um site que vende um ebook, mas que também tenha um blog, um fórum, notícias de RSS de outros sites, botões de sites de Redes Sociais, entre outras tantas funcionalidades, é muito natural que os visitantes do meu site se dispersem mais pelos vários conteúdos e funcionalidades, e comprem menos o meu ebook.

Imagine uma estrada que chega a uma encruzilhada. Se nessa encruzilhada houverem 5 saídas, a probabilidade de haver muitas pessoas a escolherem a mesma saída é muito menor do que se houverem apenas 2 saídas.

O mesmo acontece na internet. Quantas mais distrações houver, menor será a probabilidade de conseguir converter os seus visitantes em clientes ou subscritores. Daí a importância da utilização de um “Funil”, para diminuir a dispersão e encaminhar as pessoas de encontro à concretização do seu objectivo.

Este facto, não deve ser confundido com o enriquecimento de conteúdos. O enriquecimento de conteúdo é muito útil quando é feito de forma a aumentar as conversões, e não a dispersar os visitantes.
Ou seja, os conteúdos do seu site devem “encaminhar” os visitantes para o caminho que você quer que eles tomem. Mesmo quando são conteúdos que têm caminhos indirectos para o seu objectivo, o que normalmente é o mais comum.
Um dos exemplos são os testemunhos de clientes ou os comentários nos blogs.
Não sendo conteúdos que vendem directamente algum produto, ajudam a converter os visitantes em clientes ou subscritores.

Este conceito pode parecer algo básico, mas é muito aconselhável que analise e avalie os conteúdos e funcionalidades do seu site ou blog, de forma a conseguir perceber se estão a ajudar ou a piorar o facto de você conseguir atingir o seu objectivo com maior ou menor facilidade.

O meu conselho é, que deve analisar e testar, se no seu caso em particular, está a ser beneficiado ou prejudicado com esses conteúdos ou funcionalidades extra. E, consoante os resultados, proceda às modificações necessárias.

Boa Sorte e mãos à obra!

Comments (17)
  1. Sandra-Info-Macross 15 December, 2009
  2. José 15 December, 2009
  3. Joao Rodrigues 16 December, 2009
  4. Sandra-Info-Macross 17 December, 2009
  5. Bruno 17 December, 2009
  6. Joao Rodrigues 17 December, 2009
  7. José 18 December, 2009
  8. Sandra-Info-Macross 18 December, 2009
  9. Joao Rodrigues 19 December, 2009
  10. Bruno 19 December, 2009
  11. Joao Rodrigues 20 December, 2009
  12. Claudio Roberto 20 January, 2010
  13. Joao Rodrigues 20 January, 2010
  14. Iúri 26 January, 2011
  15. Joao Rodrigues 26 January, 2011
  16. Gustavo 26 September, 2012
  17. Joao Rodrigues 26 September, 2012