Sabe o Que Um Blog Pode Fazer Pelo Seu Negócio?

Alguma vez se interrogou sobre qual a real necessidade de uma empresa ou negócio possuir um blog? Que contributos positivos e que vantagens poderá dar ao seu negócio se criar um blog, alimentando-o e mantendo-o ativo?

Um blog é cada vez mais, um ativo muito importante e um contributo muito grande para o crescimento e desenvolvimento de um negócio na internet.

A importância de ter um blog

Deixo-lhe aqui 5 boas razões para que a sua empresa ou negócio tenha um blog:

1. Interação e Aproximação

Um blog coloca a sua empresa no meio da comunidade. Interage com os seus seguidores, gera e fomenta opiniões. Direciona ideias, pensamentos e muitas vezes pode tornar-se um verdadeiro aglomerador de pensamentos. Gera feedbacks, é mais íntimo com a comunidade.

2. Aumento da Visibilidade Social

O blog pode ser o impulsionador das suas redes sociais. As suas publicações poderão ser partilhadas directamente e facilmente a partir dele. Qualquer que seja a informação, o pensamento, a campanha ou a promoção, poderá nascer sempre do seu blog para a sua comunidade online. Além do mais, o feedback é mais imediato e sobretudo de fãs mais “próximos”, o que pode logo à partida, obter uma crítica construtiva – por amostragem – à sua iniciativa.

3. Indicador de Atividade

Fazer uso corrente e positivo de um blog dá movimento ao seu negócio. Mostra que a actividade está de boa saúde e cria sensação de mobilidade, posicional ou estratégica, como preferir. Mais, não só demonstra vivacidade, como faz crer aos clientes e seguidores que as suas necessidades e opiniões são altamente consideradas na condução do seu negócio. A verdade é que efetivamente e obviamente o são, mas a sensação de que isso acontece mesmo é muito maior.

4. Indexação e Aumento de Visitas

Um outro (e forte) motivo, é porque os motores de busca, como o Google por exemplo, contabilizam todas as atualizações de conteúdos e provocam um efeito multiplicador. Um blog muito ativo e participativo poderá funcionar como uma alavanca da sua estratégia de SEO (search engine optimization), direcionando visitantes para o seu universo de acção e é, por isso, uma excelente forma de aumentar as visitas ao seu site ou sites.

5. Receptividade e Acção

Na gestão e manuseamento do seu blog, o seu comentário é sempre o primeiro do passado. Ou seja, você poderá reagir rapidamente e imediatamente a eventuais situações inesperadas, não só ganhando vantagens visuais e esses comentários, como também associando a sua opinião a links ou posts colocados.

Conclusão

Tenha consciência que, por vezes, um blog pode ser mesmo o motor que movimenta o seu negócio. Os benefícios de uma boa gestão do seu blog são, por isso, importantíssimos. Dê-lhe dinâmica, vivacidade e posicione-se no seio dos seus principais seguidores. E claro, last but not least, repetidas frases, palavras ou expressões poderão, não só aumentar os seus rankings SEO, como impulsionar os mecanismos de visibilidade em toda a sua presença online.

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!