O que são Links NoFollow e Links Follow

Saber  e compreender o significado de cada um é mais importante que o que parece ser inicialmente, por isso aconselho a leitura atenta.

O que são links follow?
Os links podem ter o atributo follow ou nofollow. O primeiro (follow) indica aos motores de busca que devem seguir esse link e considerá-lo em termos de contabilização e consideração para efeitos de SEO.

O que são links nofollow?
O atributo nofollow, por oposição ao primeiro, indica aos motores de busca exactamente o contrário, que não devem seguir esse link ou considerá-lo para efeitos de optimização.
links

Na prática, o que isso significa, é que, muito embora, o link esteja presente nessa página visível para todos os visitantes, sendo possível clicar nele e ser encaminhado para a página de destino, os motores de busca, não vão considerar esse link quando estiverem a analisar os links existentes na internet que apontam para o seu site.

Enquanto que com o atributo follow, o link é contabilizado pelos motores de busca e tem interferência no SEO do seu site, pois como já referi em artigos anteriores, um dos aspectos que os motores de busca consideram quando analisam o seu site, é o facto de como ele é visto na internet, se existem muitas referências a ele ou muitos links a apontar para ele, etc, pois isso revela um factor importante na análise da relevância do seu site.

Logicamente, quantas mais referências houver, melhor. Muito embora, seja ainda mais relevante a importância dessas mesmas referências. Isto é, é preferível ter um pouco menos de links a apontar para o seu site, se isso significar que esses links são provenientes de sites de maior importância, do que se tiver mais links, mas todos eles provenientes de sites que os motores de busca não atribuem muito valor.

É claro que o cenário ideal é muitos e bons links. Ou seja muitos links a apontarem para o seu site e provenientes de sites que o Google e os motores de busca atribuem importância e relevância para o tema em questão.
Se o seu blog ou site é sobre pesca, então interessa-lhe ter links com o atributo follow provenientes de sites sobre pesca que têm uma boa reputação aos olhos dos motores de busca.

Este factor é importante quanto estiver a implementar estratégias de link building, ou criação de links que apontam para o seu site ou blog, pois ajudam a melhorar o seu posicionamento nas pesquisas que são realizadas nos motores de busca, o que significa que lhe podem trazer mais visitas ao seu blog ou site.

É igualmente importante referir que, os links nofollow, também são importantes e não devem ser descurados, apenas porque não têm o mesmo benefício em termos de SEO, pois ainda assim, podem trazer-lhe muitos visitantes, e isso também é importante.

Espero que este artigo o(a) tenha ajudado a compreender um pouco melhor sobre as características dos links e seus benefícios.

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!
  • Mais uma excelente ajuda. Curto, objectivo e sem complicar.
    Agradeço desde já,
    Abraço
    Rodrigo Brandão

  • Olá Rodrigo,

    Obrigado pelo comentário.
    É sempre bom ter feedback sobre os conteúdos que vou publicando!

    Abraço,
    JR

  • Pingback: Como Aumentar as Visitas ao Meu Blog ou Site > 8 de 9 > Troca de Links | Web Marketing PT()

  • Os link serem dofollow ou nofollow perdeu actualmente quase toda a importância.
    Antigamente utilizava-se o nofollow para poupar o page rank mas isso agora já não é assim. O page rank é distribuído igualmente por todos os links da página quer sejam nofollow ou dofollow. A única diferença é que ao ser nofollow não vai passar isso para o site linkado mas para o site que linka não trás nenhuma diferença.

  • Olá João!
    Complementando o problema de chegar à primeira página do google, além de ter que ter muitos backlinks, eles precisam ser follow. Mais difícil ainda de conseguir.
    No meu blog uso follow para todos os links, exceto para links para o próprio Google, wordpress, essas coisas, afinal de contas eles já tem links suficientes, não é mesmo? Prefiro deixar os follow para os leitores do blog e blogs que eu acompanho e cito nos meus artigos.
    Um abraço!

  • @ Nelson,
    Não estou 100% convencido que seja assim, mas admito que possa já ter mudado algo. Despertou-me a curiosidade de rever essa matéria :)

    @ Sandra,
    Boa política Sandra.
    Sobre os links follow, irei brevemente publicar uma lista de recursos que poderão ajudar a obter mais links follow.

    Abraço,
    JR

  • Oba João!
    Já estou esperando ansiosa! Preciso urgente encontrar novas maneiras de conseguir links follow, já que as que conheço não estão sendo suficientes.
    Um abraço!

  • João sim as coisas mudaram. Sem querer andar a espalhar links para o meu blog podes ver aqui as mudanças: http://www.webvicio.com/page-rank-sculpting

  • Obrigado Nelson,
    Agora já percebi melhor o que estavas a dizer.
    De facto, existe essa diferença em relação ao PageRank, mas creio que em termos de SEO continua a ter influência.
    Pelo menos o que tenho visto aponta nesse sentido…

    PS: Eu percebi a ideia, mas colocar um link no contexto da conversa, não é espalhar links :)

  • João têm algum peso claro mas acho que já teve mais. Agora o google anda a cortar um bocado a direito.

    Eu partilho da mesmo opinião que tu mas como não sabia o que achavas acautelei-me. Há quem não goste mesmo sendo no contexto duma conversa.

  • Olá,

    No meu blog até hoje tenho usado poucos links, mas nenhum é nofollow. Podem ir lá e comentar. :)

    Um abraço

  • Bruno

    Não tenho a certeza mas acho que o blogspot usa nofollow nos comentários 😀

  • O wordpress também, precisa um plugin para deixá-los follow.

  • Bruno:Mas olhe que não. Se encontrar algum blogspot com um bom page rank, aproveite. Desculpe, não me lembrei que você não tem blog. :)

    Sandra: Quando eu crescer vou querer ter um WordPress e nessa altura vou precisar saber mais sobre plugins. Você usa esse plugin para deixá-los follow? :)

    Um abraço

  • Bruno

    Penso que usa o atributo external que é a mesma coisa que um nofollow(digo eu).

    Eu tenho um grande projecto em mente mas em principio não o vou fazer(muita areia para a minha camioneta) e vou fazer um blogue de nicho.

  • Bruno não o vais fazer para já ou não vais mesmo fazer?
    Acho que deves avançar com o teu projecto. Com estudo e trabalho arranjar uma “camioneta maior” :)

  • Rs… muita areia é? Podes fazer um site de nicho primeiro para conseguir comprar um caminhãozinho, aí quem sabe realiza seu projeto?
    José, no meu blog eu falei sobre todos os plugins que utilizo, se não me engano falei sobre esse também, chama-se mail to commenter.
    Deve estar na categoria wordpress-plugins
    Um abraço!

  • Bruno

    No futuro poderei fazer, para já acho que não tenho capacidade para tal.

    Nelson(És uma referencia para mim)

    Se puderes adiciona:

    taribo(arroba)cgmd(dot)hotmail.com

  • Bruno nós estamos sempre a aprender e o que não tens agora com certeza vais aprender.
    Adicionei mas troquei a arroba pelo dot lol. Acho que te enganas-te.

  • Bruno

    taribo-cgmd (arroba)hotmail(dot)com

    Adicione assim 😀

  • Acredito que é só ter um pouco de força de vontade e dedidação que conseguimos aprender qualquer coisa!

  • Já está Bruno.
    Não acertei da outra vez.

  • Bruno

    Já o aceitei, agora só posso falar consigo dia 25(vou passar o natal fora) 😀

  • Tem alguem para quem você quer vender seu site ou dominio mas não quer se identificar? Você quer comprar um dominio e não quer que saibam que é você quem quer comprar? Utilize de nossos serviços especializados de intermediação e negociação de domínios e sites! Dominio Store – Venda de dominios Online

  • Pingback: A Importância do Do Follow – O Cascateiro()

  • Texto muito bem construído e bem explicativo. Dissiparam-se as dúvidas, pelo que só posso agradecer pela ajuda prestada.

  • Obrigado André e bem-vindo ao WMPT!
    É um assunto que levanta muitas questões, por isso ainda bem que ficou tudo claro!

  • Gostei Muito da Dica Obrigado !!!

    http://www.fogoazul.com

  • william glimmer

    eita dicas boas essas em!!!!

  • muito legal essa postagen

  • onde consigo esses blogs?

  • Não percebi a sua questão.. Quais blogs?