O que é um Plano de Marketing Digital e Suas Vantagens

Um Plano de Marketing, como o próprio nome diz, é um plano que é delineado e que se propõe a atingir determinados objectivos comerciais e de marketing.
Nada de novo até aqui.

Um pequena nota:
não pretendo com este artigo fazer uma aula de marketing cheia de teoria. O que pretendo realmente, é, tentar transmitir o potencial de um plano de marketing digital, e como ele pode dar um novo rumo ao seu negócio, ao seu site ou blog, ou a futuros projectos.

De facto, pode ser muito interessant para si, a possibilidade de utilizar o plano de marketing digital para traçar uma estratégia de sucesso, que lhe permita ultrapassar os seus concorrentes e dominar o seu mercado, ou pelo menos, ter uma posição relevante ou de referência.

planomarketingdigital

O Plano de Marketing Digital, tem inúmeras vantagens imediatas. Entre elas, permite-lhe conhecer melhor o seu mercado, em termos de concorrência, procura, tendências do consumo e dos consumidores,etc, e a sua posição nesse mercado (posição dominante, aspirante a dominante, posição dominada).

Um dos erros mais comuns, mais graves e mais prejudiciais, é o desprezo total.
Desprezo total pelo mercado, pela concorrência e pelos consumidores/utilizadores.

Este é sem dúvida, o erro mais comum e o que mais prejudica o sucesso dos projectos online, sejam eles, sites ou blogues de empresas ou de particulares.

É óbvio que:

  • ter um site não é suficiente para ter sucesso.
  • havendo tanta informação publicada, deveria haver mais sensibilidade para os aspectos a ter em conta quando se lança um projecto.
  • não é suposto as pessoas saberem isso desde sempre.
  • é suposto que, depois de ler artigos como este (e outros), não cometer ou voltar a cometer estes erros.
  • que é possível fazer um plano de marketing à dimensão de cada projecto
  • as vantagens e retorno de fazer um plano de marketing digital são muitas, além de muito influentes no sucesso dos projectos

Lançar sites ou blogues para a Internet, sem fazer ideia do que se vai fazer depois, é mais ou menos como agarrar numa bazuca e dar um tiro nos pés.

A mim não me afecta em nada. Quanto muito aumenta-me a concorrência nesse nicho de mercado.
Mas sem planeamento, será, sem dúvida, uma concorrência fácil de bater. :)

Tal como na vida, o que é planeado tem uma probabilidade bastante mais alta de ser bem sucedido do que algo que é feito no calor do momento e não tem qualquer reflexão sobre as suas consequências.

Ainda hoje, pasma-me o número de pessoas e empresas, que pensam que basta colocar um site online para começarem a ganhar dinheiro na internet ou para aumentarem as suas vendas.

Na cabeça destas pessoas, e por alguma razão que eu desconheço em absoluto, a internet é a galinha dos ovos de ouro ainda está por descobrir para o resto do mundo. Só eles é que pensaram nisso, portanto se colocarem um site online, o dinheiro começa logo a entrar. (desculpem lá o sarcasmo)

Muitas pessoas não têm qualquer noção, e até aí eu compreendo, pois não é suposto, de todo, todos termos o mesmo nível de conhecimento sobre todos os assuntos. Mas não valorizarem o conhecimento e experiência de quem sabe o que está a fazer, porque meteram na cabeça que isso não é importante, é que sinceramente, não compreendo. É muito fácil perceber quem fica a perder…

Seja como for, está na altura de se encarar definitivamente a nova realidade e adoptar uma postura mais pró-activa, pois a realidade certamente não vai voltar a ser o que era. E quanto mais tempo passar, mais atrasados vão ficar em relação aos que derem o passo em frente.

Por estes motivos, o Plano de Marketing Digital é muito importante!

Entre outras coisas, vai ajudá-lo a:

  • clarificar a sua posição no seu nicho de mercado
  • identificar e atingir o seu target
  • “espiar” a sua concorrência
  • identificar novas oportunidades
  • identificar fontes de tráfego para aumentar as visitas ao seu site
  • melhorar o seu posicionamento
  • aumentar o seu negócio
  • identificar os passos necessários a seguir para atingir os seus objectivos

Quanto mais conhecedor destes aspectos, melhor estará preparado para enfrentar as dificuldades que irão surgir, e conseguir atingir o sucesso online.

De uma forma prática e objectiva, vou detalhar, em artigos futuros, alguns métodos que poderá utilizar para fazer o seu Plano de Marketing Digital.

Espero que tenha achado este artigo útil e que este venha a contribuir para o aumento do reconhecimento da importância de melhor planear os seus projectos, caso não o faça já actualmente.

E você, como é que você planeia os seus projectos?

Partilhe a sua experiência comigo e com os outros leitores!

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!
  • Muito bom o artigo, parabéns!

  • Renato,
    Obrigado, ainda bem que gostou.
    Vou tentar utilizar exemplos práticos nos próximos artigos de forma a concretizar melhor o potencial do que disse neste artigo.
    Abraço,
    JR

  • Olá João!
    Como sabe não entendo muito de marketing. Porém estou aprendendo e descobri que fazer um novo blog sem planejar não dá certo. E o que vem depois que mais importa.
    Vou aguardar os próximos artigos e de preferência colocá-los em prática.
    Um abraço!
    .-= O meu último artigo : O que escrever na sua página sobre =-.

  • Olá Sandra,
    É mesmo. Ter as coisas bem planeadas reduz o risco de insucesso e ajuda a escolher o melhor caminho a seguir.
    Abraço,
    JR

  • Olá Joao,

    Fantásticas suas dicas! Lendo seus textos dá muita vontade de aprender marketing – para dizer a verdade sei pouquíssimo sobre o assunto, mas tenho aprendido bastante aqui!

    E concordo com a Sandra, fazer um blog sem planejamento é complicado. Bem, fazer o blog em si não é, mas obter a audiência necessária para ganhar dinheiro na net sim, risos.

    Grande abraço.

  • Obrigado Iúri!
    Se você reparar bem, o marketing está presente em quase tudo na nosssa vida, por isso, termos algumas noções base só nos ajuda a compreender o porquê das coisas e a tomar melhores decisões.
    Espero que continue a acompanhar e a aproveitar bem a informação que vou publicando, pois pode ser muito útil em muitas situações.
    Grande abraço,
    JR

  • Pingback: Como Fidelizar os Seus Clientes – Plano de Marketing Digital | Web Marketing PT()

  • Adorei o titulo e ideia, de poder ver um exemplo de plano de marketing esquematizado e em pormenor. Vou ficar a aguardar por novidades.

  • Olá Fernando e bem-vindo ao WMPT!

    Já agora veja os últimos artigos publicados sobre este tema, pois detalham muita informação.

  • Estou começando a estrutura um plano de web marketing para meu site. Eu e um colega meu estamos fazendo o processo de formalização de uma empresa de webdesign. Espero que suas dicas ajudem o meu site alcançar sucesso! O artigo deixa bem claro o que é um plano de marketing digital. Valeu

  • @twitter-294105893:disqus Olá Fernando,
    Obrigado pelo comentário!Ainda bem que o artigo ajudou. Além deste, existem muitos outros que poderão ajudá-lo a implementar uma estratégia de marketing eficaz.
    Seja bem-vindo, navegue à vontade, e se tiver alguma dúvida, disponha.
    No que eu puder, eu ajudo.
      

  • Nnunes63

    João, bom dia
    Para que publicar tanta coisa importante gratuitamente? Quais as suas motivações e interesses?

  • @95c81bcd33b37187c0e9483eb752a177:disqus 

    Bom dia,

    Bom, o grande propósito do WMPT é e tem sido fazer chegar informação de valor a mais pessoas, de forma percetível a todos, de forma a que possam com isso melhorar a sua presença online e os seus projetos.

    A informação não tem de estar reservada e limitada a profissionais da área, nem tem que ser tratada apenas com termos técnicos da especialidade.

    No WMPT, além de divulgar informação útil e prática, esta é publicada numa forma e linguagem simples e descomplicada.

    Num workshop que fiz recentemente no Creative Learning Lisboa, expliquei com grande detalhe a minha abordagem a este projeto.

    Naturalmente que a rentabilização do projeto também é um fator que eu considero, mas o motor sempre foi esse, como pode ler aliás na páginas sobre:
    http://www.webmarketingpt.com/sobre-webmarketingpt/

    Espero ter clarificado a questão :)

  • Luiz Rocha

    Olá João, obrigado por dividir suas experiências.

    Estou no Brasil, e aqui esse mercado de marketing digital é imenso e está ainda só começando a crescer! realmente, a internet está cheia de informações acerca disto, mas da forma q descreves está muito didáctico, esse é seu diferencial! Certamente essas suas dicas serão úteis a muitos! Grande abraço e sucesso a ti!

  • @aad2b31b30e04d5691ca572b9d45136b:disqus

    Olá Luiz e bem-vindo ao Web Marketing PT!

    Tem sido essa a minha tentativa desde início, tentar simplificar as coisas de forma a poder chegar os conteúdos a mais pessoas.
    Ainda bem que achou útil!

    Se ainda não o fez, pode sempre assinar a newsletter para ficar por dentro de todos os conteúdos e outras situações apenas para assinantes.
    Abraço e votos de sucesso também!
    JR