O Que é Inbound Marketing e Como Funciona?

Neste artigo vou explicar a importância do Inbound Marketing e porque o seu entendimento sobre marketing tem de se atualizar, de forma a melhorar a sua presença online e o seu retorno sobre os seus investimentos.

No Marketing Tradicional são utilizadas técnicas que são disruptivas e intrusivas, isto é, são técnicas assentes no ato de colocar as mensagens em frente aos utilizadores mesmo quando estes não estão interessados.

No Inbound Marketing, é precisamente ao contrário. São os utilizadores que vão ao seu encontro fruto do trabalho prévio feito por si.

inbound-marketing

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing é o conjunto de técnicas em que, ao contrário do Marketing Tradicional, tem o consumidor em mente e o objetivo não é impor a nossa mensagem à frente dos utilizadores de forma intrusiva, mas sim atraí-lo de forma legítima para o “nosso mundo” através da criação de conteúdos apelativos e úteis que sejam do interesse dos utilizadores.

Muitos de nós já o fazemos há algum tempo, outros também o fazem mas sem saber muito bem porque ou a melhor forma de o fazer (pode ser o seu caso).

Como funciona o Inbound Marketing?

Para implementar uma estratégia de Inbound Marketing, é necessário que se foque na criação de conteúdos de valor para o seu utilizador, de forma a atraí-lo para o seu ecossistema, e posteriormente convertê-lo em cliente com outros conteúdos de maior valor (vídeos, ebooks, etc), tornando-o assim num cliente satisfeito.

É importante que estes conteúdos seja produzidos com o processo de otimização do seu site em mente, de forma a tirar mais partido do conteúdo que produziu e a maximizar o alcance da sua comunicação.

Quanto mais utilizadores virem a sua mensagem, naturalmente maior será o seu impact e, consequentemente, o seu retorno.

Quais os melhores conteúdos para o seu caso?

Uma das Regras de Ouro do Marketing é saber exatamente o que as pessoas querem e dar-lhes exatamente isso.

Muitos marketers e gestores assumem que já sabem tudo. São uma espécie em expansão que eu chamo de “Mentes Iluminadas”.

Já sabem tudo, desde o que os seus utilizadores e clientes querem e procuram até ao que eles mais valorizam, o que é verdadeiramente extraordinário (sarcasmo).

No meu caso e no dos comuns dos mortais, como não somos tão iluminados nem tão pouco temos bolas mágicas de cristal, temos de descobrir exatamente o que os nossos utilizadores/clientes gostam e valorizam, e para isso não há melhor forma do que, nada mais nada menos: lhes perguntar diretamente!

Se você ainda acha que sabe tudo, não se preocupe que brevemente vai chegar o dia em que vai perceber que afinal não é bem assim.

Mas então como lhes colocar as perguntas que precisa?

Basta criar um breve questionário e apresentá-lo aos seus visitantes. Para isso aqui encontra 5 aplicações grátis para criar questionários online (há dezenas). Atualmente isto já é tão fácil de fazer que até chateia :)

Aconselho também a leitura deste artigo sobre manter os seus clientes fidelizados, onde também falo sobre este tema tão importante.

Tendo este ponto assegurado e tendo noções concretas e assentes em factos do que os seus utilizadores/clientes procuram e valorizam, cabe-lhe a si planear a criação de conteúdos de acordo com essas temáticas.

Conclusão

A lógica é ajudar os utilizadores que estão interessados nos seu tema/temas, a encontrar conteúdos que os ajude nas várias fases do processo de pesquisas, seja uma pesquisa por mais informação, uma pesquisa para resolver algum tipo de problema ou uma pesquisa sobre preços/vantagens, comparativos, etc.

Consoante o tipo de pesquisa, deverá optar por um tipo de abordagem e conteúdo, mas isso é outro tema que irei falar brevemente.

Aqui o importante é perceber a lógica que deve estar na base da criação dos conteúdos para obter os melhores resultados na implementação da sua estratégia de Inbound Marketing.

Espero que tenham ficado claras as vantagens desta estratégia face ao marketing tradicional.

Se tiver alguma dúvida, não hesite em deixar um comentário.

E a sua estratégia já assenta em Inbound Marketing?

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!
  • Paula

    Viva! Hoje em dia, qualquer estratégia de marketing tem de passar pelo Inbound Marketing. Os utilizadores procuram informação útil que os ajude a resolver os problemas. Os anúncios são cada vez mais ignorados. Parabéns pelo artigo! Também escrevi um a explicar as diferenças entre Inbound Marketing e Content Marketing: http://4words.pt/diferenca-inbound-marketing-content-marketing/