Email Marketing Bate Social Media Aos Pontos

Em 2010, embora haja um crescimento muito grande das redes sociais, o Email Marketing, continua a ser a melhor ferramenta de marketing para dar a conhecer os seus sites, produtos e serviços, ou os de terceiros através de programas de afiliados.

Enquanto que o Facebook afirma que o email vai desaparecer, o facto é que, é mesmo o email que tem melhores resultados em termos de gerar negócio.

Um estudo realizado pela eConsultancy, revela que o email continua a ser o meio de comunicação preferido pelos consumidores, e que o email marketing continua a ser a técnica que melhor resultados apresenta.

estudo email marketing

Sem dúvida que as redes sociais são importantes para qualquer site ou negócio online, mas abdicar do email marketing para apostar apenas nas redes sociais é, a meu ver, um erro crasso!

São métodos que se complementam e que devem ser implementados em conjunto para que possa ter melhores resultados, tanto em termos de visitas no seu site, como em termos de negócio.

Outra questão que revelou resultados curiosos, foi quando se questionou os utilizadores, para saber quantas empresas lhe enviam emails com real valor.

Curiosamente, apenas metade destes emails são considerados de valor pelos utilizadores, o que representa ainda assim, uma oportunidade excelente para quem está realmente disposto em oferecer conteúdos de valor aos seus assinantes, e não apenas promoções dos seus produtos ou serviços ou promoções de outros produtos em troca de comissões.

Como é sabido, os utilizadores são cada vez mais exigentes – eu próprio testemunhei isso no questionário que fiz recentemente aos assinantes do blog – e, se você se empenhar apenas em “impingir” a venda de produtos ou serviços, dificilmente será visto com bons olhos, mesmo que gere algumas vendas.

O pior erro que pode cometer, é mesmo este! Não criar uma relação com os seus assinantes ou prospectos, de forma a ganhar a sua confiança e a ser visto como um parceiro, e não como um vendedor.

Pessoalmente, já utilizo os serviços de email marketing da Aweber há mais de um ano e estou muito satisfeito com o seu serviço, pelo que me sinto confortável para o recomendar. Mas seja este ou outro qualquer que você decida adoptar, é importante é que tenha consciência do seu potencial e da sua importância.

O meu conselho, é o seguinte:

Se ainda não utiliza o email marketing no seu site e no seu negócio, comece já! Não perca mais tempo a pensar que não funciona e que não apresenta resultados.

Pode visitar aqui o site da Aweber.

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!
  • Olá João,tudo bem?

    Concordo em gênero, número e grau a respeito do e-mail marketing.

    As mídias sociais são um complemento para esta grande ferramenta que é o e-mail, tenho diversas assinaturas de e-mails em alguns nichos de mercado, e afirmo que é pelo e-mail que tenho conseguido gerar idéias e com isto ter algum retorno.

    Pelo e-mail existe a opção de trabalhar mais o que você deseja apresentar ao seu assinante. Fica algo mais profissional, como você disse “abdicar do email marketing para apostar apenas nas redes sociais é, a meu ver, um erro crasso!”.

    Parabéns pela postagem

    Jan Carle.

  • Olá Joao,

    Tenho muita vontade de utilizar o Aweber, porém, com a frequência que ando escrevendo, não sei se seria interessante, até porque ainda tenho poucos assinantes dos feeds.

    Mas essa é uma oportunidade que espero ter em breve, basta eu normalizar as postagens.

    Sobre as propagandas por email, eu leio as que costumo assinar, pois também há muito spam.

    Grande abraço!

  • @ Jan
    Olá Jan e obrigado pelo comentário.
    De facto é uma ferramenta muito poderosa quando bem utilizada.
    Abraço,
    JR

    @ Iúri

    Olá iùri e seja bem aparecido! Já não o via há algum tempo.
    Infelizmente o spam é uma guerra “eterna”.
    por isso é importante utilizar ferramentas de qualidade e que permitam facilmente aos assinantes alterarem/ cancelarem a sua assinatura.

    Abraço,
    JR

  • Mais tem que ter cuidado para utilizar corretamente.

  • Sem dúvida!
    Aliás, não considero sequer a sua utilização de forma que não seja ética e correta.