Design VS Usabilidade – Video Case Study

Um dos maiores conflitos de sempre na criação e manutenção de sites e blogues, é entre o design e a usabilidade!

Situações em que se gosta muito de um design, mas que ele não é a melhor opção por vários motivos, tendem a ser muito prejudiciais quando se opta pelo lado do design. Neste vídeo, eu mostro-lhe um caso prático, de como pode ser prejudicial não ter atenção ao que é mais importante!

Quando o Web Marketing celebrou o seu primeiro aniversário, uma das alterações que eu fiz, foi alterar o design do blog para outro template, com um visual (na minha opinião) mais moderno e mais atraente.

De qualquer forma, os mais atentos, certamente já perceberam que voltei a mudar o design do blog para o template que tinha anteriormente, com algumas alterações e melhoramentos. Eu sei que alguns de vocês gostam mais do design anterior, que é quase igual ao actual, mas gostos são gostos e não se discutem, certo? 🙂

De qualquer forma, o mais importante, será o design? Se é bonito ou feio?

Veja este vídeo, onde lhe mostro, como você se pode prejudicar se não der importância ao mais importante!

Depois de ver este vídeo e os resultados que partilhei consigo, provavelmente considerará realizar algumas mudanças no layout do seu site. É certamente uma atitude inteligente, pois muitas vezes pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença, como foi o caso da existência ou não de um menu com as categorias no topo do blog, por exemplo.

O facto é que, por vezes estamos tão “viciados” a um determinado visual, que nos esquecemos que se podem fazer muitas alterações que podem melhorar bastante o desempenho do nosso site.

Por isso é igualmente importante, utilizar uma ferramenta de Web Analytics, como o Google Analytics, para conseguir perceber o impacto das mudanças que faz e como pode melhorar o desempenho e resultados do seu site.

Já experimentou melhorar os resultados do seu site fazendo  alterações ao layout/design?

Comments (6)
  1. Victor Brunner 6 Outubro, 2010
  2. Joao Rodrigues 7 Outubro, 2010
  3. Tomé Ferreira 25 Janeiro, 2011
  4. Joao Rodrigues 25 Janeiro, 2011
  5. Tomé Ferreira 27 Janeiro, 2011
  6. Joao Rodrigues 27 Janeiro, 2011