Design VS Usabilidade – Video Case Study

Um dos maiores conflitos de sempre na criação e manutenção de sites e blogues, é entre o design e a usabilidade!

Situações em que se gosta muito de um design, mas que ele não é a melhor opção por vários motivos, tendem a ser muito prejudiciais quando se opta pelo lado do design. Neste vídeo, eu mostro-lhe um caso prático, de como pode ser prejudicial não ter atenção ao que é mais importante!

Quando o Web Marketing celebrou o seu primeiro aniversário, uma das alterações que eu fiz, foi alterar o design do blog para outro template, com um visual (na minha opinião) mais moderno e mais atraente.

De qualquer forma, os mais atentos, certamente já perceberam que voltei a mudar o design do blog para o template que tinha anteriormente, com algumas alterações e melhoramentos. Eu sei que alguns de vocês gostam mais do design anterior, que é quase igual ao actual, mas gostos são gostos e não se discutem, certo? :)

De qualquer forma, o mais importante, será o design? Se é bonito ou feio?

Veja este vídeo, onde lhe mostro, como você se pode prejudicar se não der importância ao mais importante!

Depois de ver este vídeo e os resultados que partilhei consigo, provavelmente considerará realizar algumas mudanças no layout do seu site. É certamente uma atitude inteligente, pois muitas vezes pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença, como foi o caso da existência ou não de um menu com as categorias no topo do blog, por exemplo.

O facto é que, por vezes estamos tão “viciados” a um determinado visual, que nos esquecemos que se podem fazer muitas alterações que podem melhorar bastante o desempenho do nosso site.

Por isso é igualmente importante, utilizar uma ferramenta de Web Analytics, como o Google Analytics, para conseguir perceber o impacto das mudanças que faz e como pode melhorar o desempenho e resultados do seu site.

Já experimentou melhorar os resultados do seu site fazendo  alterações ao layout/design?

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!
  • Pingback: Design e Usabilidade - Case Study | CentroPT()

  • Legal ver que tem gente que se preocupa com a usuabilidade do site e não só com a quantidade visitas.

  • Olá Victor e bem-vindo ao WMPT!
    O que você disse em tão poucas palavras, tem um significado muito grande mesmo, pois é o que define a escolha ou não do “caminho certo” para o crescimento de um site.

    Estou convencido que, com o tempo e com as experiências, mais pessoas se começarão a precupar mais com a usabilidade e a dar-lhe a importância que ela tem!
    JR

  • Oi Joao!

    Que pena… o vídeo não rodou aqui. Alguns scripts são bloqueados aqui na empresa, então a maioria dos vídeos não aparecem.
    Vou ter que ver quando chegar ema casa… sabe lá que horas… rsrs
    Mas tá valendo!

    Abraços!

  • Olá Tomé,
    É suspeito ser eu dizer isto, mas vale a pena ver :)
    Abraço,
    JR

  • Oi Joao.
    Acabei de ver. Ótimo vídeo!
    Como disse a você, no final de dezembro último alterei meu layout.
    A taxa de rejeição que rondava od 19% caiu para cerca de 8%.
    Acho que acertei então na mudança do layout, rs!

    Grande abraço amigo!

  • Obrigado Tomé!
    Sem dúvida, é uma redução considerável.
    É outro exemplo de como o ato simples de mudar template, pode causar impactos grandes em termos de usabilidade e de desempenho de um blog ou site.
    Abraço,
    JR