De 5.000 a 20.000 Visitas/Mês Em Menos de 2 Meses: Caso de Sucesso

Quem é que não quer aumentar as visitas do seu site?

Desta vez, venho apresentar um caso de sucesso de um cliente de consultoria, que passou de 2.000 visitas/mês para 5.000 visitas apenas nos 2 primeiros meses de consultoria.

Mais uma vez, não existe um botão mágico que se possa carregar e ter o site cheio de visitas. O que existe é trabalho, e aí é preciso saber o que se está a fazer.

O cliente abordou-me no início do ano, sobre o melhoramento do seu site, e embora já tivesse bons resultados em termos de exposição, com base em alguns bons rankings no Google, ainda havia muito que poderia ser feito.

Depois de ter ouvido atentamente o cliente, analisei a situação e estruturei uma proposta para o melhoramento do site e otimização para os motores de busca, com o objetivo principal de aumentar as visitas e melhorar a relação utilizador/site.

Embora o trabalho ainda não esteja concluído (à data de hoje), pois ainda estamos a trabalhar numa fase do processo de SEO (otimização do site), em apenas 2 meses conseguimos resultados muito interessantes.

De tal forma que, pedi ao cliente se não se importava que eu publicasse os resultados obtidos, como forma de demonstrar um pouco do que é possível fazer para melhorar os resultados de um site.

De forma resumida, e sem entrar em grandes detalhes, o projeto passa por:

  1. Reestruturar o site, incluindo reorganizar a forma como a informação estava estruturada
  2. Remodelação do site para outra plataforma mais flexível e com maior potencial de integração e crescimento
  3. Melhoramentos ao nível de usabilidade
  4. Criação de nova imagem e logotipo
  5. Melhoramentos em termos de SEO

Assim, e com apenas 2 meses de trabalho, o site passou de 2.000 para 5.000 visitas/mês (mais do dobro!), de cerca de 5.000 pageviews para cerca de 20.000 (4x mais!), as páginas por visita passaram de 2 para 4 (o dobro!), a taxa de rejeição desceu cerca de 10% (1/5!) e o tempo médio no site passou de cerca de 3 minutos para cerca de 5 (quase o dobro!).

Veja o screenshot que o cliente me enviou:

Posso dizer com toda a honestidade que deu muito trabalho. Aliás o cliente é assinante do Web Marketing, e vai certamente ler este artigo, portanto mais uma razão para que tudo que eu estou para aqui a dizer seja verdade. Não que seja necessário justificar-me, mas fica a dica para os mais incrédulos :)

A verdade é que foi um trabalho muito desafiante e exigente, até porque o site na altura já era um site com uma dimensão muito considerável, o que tornou todo o processo mais trabalhoso. No entanto, os resultado estão à vista!

Estou confiante que até ao fim do processo de otimização, os resultados melhorem ainda mais.

Lembrei-me de partilhar os resultados aqui no Web Marketing por vários motivos:

  1. para dar uma ideia do que é possível fazer com um investimento muito aceitável
  2. que existem muitas formas de aumentar as visitas de um site, sem envolver gastar (muito) dinheiro em publicidade, sendo a publicidade muitas vezes também uma opção viável ou um complemento.
  3. que não existe uma receita que se aplique a todos de igual forma. É preciso analisar cada caso e concluir o melhor caminho para cada um.
  4. e também para mostrar a algumas pessoas que podem achar os meus serviços dispendiosos.

Posto isto, as verdadeiras questões que se colocam são:

– É caro pagar os meus valores para duplicar as visitas e quadruplicar as pageviews de forma (quase) permanente?

– Quanto tempo isso dará para fazer anúncios no Google? E depois quando acabar esse dinheiro? Vai continuar a investir mais e mais em publicidade?

O que pode parecer caro, nem sempre o é, quando os resultados são bons e dificilmente obtidos de outras formas com o mesmo investimento.

Se me disserem que arranjam serviços de consultoria mais baratos que os meus, eu acredito perfeitamente. Podem é não conseguir os resultados que eu consigo.

Não estou a dizer que sou o único a conseguir estes resultados. O que estou a dizer é que, eu apresento resultados!

A única questão a acautelar é o agendamento, pois para poder garantir um bom trabalho (até porque não trabalho de outra forma), não posso aceitar todos os clientes ao mesmo tempo.

E como tenho muito poucas vagas, é sempre de aproveitar quando há uma abertura.

Quer melhorar os resultados do seu site? Entre em contato comigo. O orçamento é gratuito.

Mas não se limite a pedir o orçamento. Decida, avance, concretize! Isso sim, faz a diferença!

 

  • Olá Joao!

    Parabéns pelos resultados alcançados.
    Creio ser o SEO, área de muitos desafios!Grande abraço!

  • @Tomé Olá Tomé!

    Seja bem aparecido amigo :)
    Obrigado pelo comentário e vá aparecendo!

    Abraço,
    JR

  • Sem por em causa o trabalho efectuado, e compreendendo que não podes dar detalhes, é possível apreciar a eficácia do trabalho, olhando apenas para aquele quadro de valores?
    Coloco estas questões numa prespectiva de cliente. Como cliente
    minimamente informado, não consigo olhar para os valores da tabela e sem
    ter mais dados concluir algo quanto às causas do aumento de visitas e de pageviews.

    E se fosse um site com um tema sazonal, como a Páscoa e as peregrinações a Fátima que ocorrem nos meses indicados? Seria natural um aumento de visitantes devido à própria sazonalidade do tema.

    Realmente há ali um salto nos valores. No entanto, sem saber mais detalhes torna-se difícil avaliar as causas desse salto. Faltaria saber a antiguidade do site, o tema a que se dedica, os mecanismos de divulgação que usava e passou agora a usar, e mais umas quantas informações que decerto não poderás partilhar aqui.

  • Muito bem visto. Excelente comentário!
    Ainda bem que surgiram essas questões, porque me permitem completar com um pouco mais de informação, reservando alguma por motivos óbvios.

    Por lapso não referi no artigo uma coisa muito importante, que embora sendo senso comum, é importante dizer:
    É que todos os caso são casos diferentes, e, embora hajam boas práticas que possam ser mais ou menos transversais, existem muitas situações que são específicas e que têm de ser analisadas e tratadas como tal. Logo não quer dizer que estes resultados acontreçam em todas as situações. Pode ser melhor e pode ser menos bom.

    Quanto às tuas questões, tal como eu disse, o cliente é assinante do blog e tenho a certeza que leu este artigo. Logo seria estúpido da minha parte, “enviusar” a verdade. :)

    Mas há alguns dados que posso passar:
    – o nicho não é um nicho sazonal (não sendo nenhum destes, são exemplos equiparáveis em termos de tipo: mecânica, contabilidade, etc)
    – o site tem cerca de 3 anos de existência
    – a divulgação manteve-se a mesma que tinha antes. O que aconteceu é que melhorou bastante a indexação dos seus conteúdos, que são bastantes.

    Em resumo, não há um aspeto que eu possa dizer; “foi isto!”
    Isso seria ridículo da minha parte.
    O que aconteceu é que foram feitas muitas melhorias no site ao longo de cerca de 2 meses, a trabalhar quase em exclusivo para este cliente.
    Essas melhorias foram feitas a vários níveis, mas com um enfoque muito forte em alguns aspetos:
    –  implementação de uma nova organização e estrutura dos conteúdos (com mais lógica para o utilizador)
    – grandes melhorias ao nível da usabilidade (organização, imagem, layout, legibilidade, navegação)
    – uma melhoria muito grande ao nível da indexação
    – uma primeira fase de otimização do site

    Volto a dizer que, não quer dizer que qualquer site tenha o mesmo desempenho, pois todos são diferentes, têm histórias diferentes e resultados diferentes.
    Nem tão pouco quero passar a ideia que isto é possível fazer com qualquer site em qualquer cenário, apenas com a intevenção que foi feita, porque NÃO É!

    Mas a ideia principal que quero passar, é que, é possível melhorar, em alguns casos mais que outros naturalmente, pois nem todos os sites têm o mesmo potencial de melhoramento. E este caso é um exemplo.
    Tive outros casos que, embora tenham melhorado os seus resultados, não tiveram este sucesso em tão pouco tempo.
    Por isso (e não só) é que eu nunca garanto coisas como o 1º lugar no Google, duplicar o tráfego, triplicar as receitas, etc. Isso não seria uma postura séria da minha parte.

    Cada caso é um caso. Este por estar a ter resultados tão bons, é um excelente eemplo do que é possível fazer.
    É claro que isto não quer dizer que seja assim com todos!

    (isto quase que dava outro artigo :) )

  • Excelente resposta :)
    Obrigado

  • @babd37c286e589abe768dd2fc2d2e5c4:disqus Eu é que agradeço! Sinceramente.
    Por vezes quando estamos por dentro, há aspetos que nos passam e que alguém com “outros olhos” vê com facilidade.
    E aqui claramente, se eu tivesse adicionado mais alguma informação ao artigo, ele tinha ficado mais “composto” :)

  •  Amigo, bom o artigo para ilustrar o passo a passo para os blogueiros que perseguem um objetivo, pois gostaria de lhe perguntar algo com sua vasta experiencia na area de webmarketing a 1 ano criei um blog sem conhecimento algum e sem saber o nicho a seguir criando assi muma verdadeira miscelanea de informações, porem não bastava criar um blog eu tinha que ter visitas daí entender as tecnicas de SEO  e seu significado foram a base para começar a receber visitas …  no primeiro més aplicando algum conhecimento de SEO já consegui obter as primeiras visitas coisa de 20 a 30 visitas diarias, no terceiro més consegui 100 visitas diarias em media. hoje tenho em média entre 200 a 250 sempre nesta média ,hoje com 1 ano de blog diminui drasticamente o numero de posts diarios e proucuro filtrar o conteúdo e focar para os que dão mais retorno, na verdade usei este blog como uma experiencia já que nunca havia feito nada nada e quando me aventurei a criar um blog tive que aprender HTML Javacript entre mil e outras tecnicas de posicionamento junto aos motores de busca e Fixei uma meta obter PAGEHANK baixei livros e e-books sobre estes assuntos visitei centenas de sites voltados a SEO li e reli táticas que funcionavamem outros sites e na última atualização do Google consegui alcançar o Pagehank 1 ,e é neste ponto que quero chegar lhe pergunto:!  Oque é mais importante obter pagehank ou alcançar metas de visitas sabemos que sem as visitas não chegaremos a lugar algum porem o pagehank  pode lhe dar uma visibilidade muito boa e agregar links para seu site, sei que conteúdo é tudo mas oque adianta ter bom conteúdo sem leitores para eles? Penso que uma boa técnica seria gregar todas as tecnicas, mas acho que seria quase impssivel dada o esforço que se tem para calcular e fze testes, porem hoje como a competitividade estaaltissima não podemos nos dar o luxo de errar em uma tática de SEO pois seria enterrar de vez seu projeto, deicho a pergunta a você caro a,migo qual a importancia sua real significancia Pagehank Alexia E MEDIDORES de poularidade  ou simplesmente investir em conteúdo e esquecer técnicas SEO ao qual leio muito sobre e muitos relutam em acreditar que se você otimizar seu codigo fonte implantar tecnicas e outros meios seria irrelevantes dado a complexidade. Boa matéria e parabéns se puder responder esta pergunta agradeço .http://ganhandomundo.blogspot.com

  • @openid-89834:disqus  Olá Sérgio e obrigado pelo comentário.
    Em relação à sua questão, ela é uma das mais comuns e poderá ter várias repostas consoante quais são os seus objetivos.

    Sinceramente, para mim, e como já tive oportunidade de dizer aqui no blog, eu dou mais valor às visitas que aos humores do Google a dar ou retirar PR.

    Até porque o PR pode dar retorno (indiretamente), mas nunca será a mesma coisa que as visitas.
    Quando digo retorno, pode ser financeiro ou em termos de visibilidade, de tráfego, etc…

    Pessoalmente, acho que as visitas são muito mais importantes que o PR. Reconheço que em alguns casos o PR pode ser um bom argumento de venda, mas sem visitas ou com poucas, dificilmente isso terá alguma importância.

    O meu conselho é: concentre-se no tráfego e o PR aparecerá de forma natural.

  • Antonio Mexia

    Então eu já não sei o que fazer, não consigo passar das 30 visitas diárias, cerca de 15 orgânicas, a não ser em dias que coloque alguns links em agregadores de blogs.

    Parabéns pelos resultados.

    Divulgar blogs

  • @cfc968ed9f922bc092a209cc6a9a90d8:disqus 
    Olá António,

    Obrigado pelo comentário!

    Não estou a dizer que 30 é bom, mas também pode não ser muito mau.
    Quando analisamos as visitas de um site, temos que considerar muitos aspetos:
    – procura existente
    – dimensão do nicho
    – dimensão do site
    – qualidade da concorrência, entre outros.

    Há, no entanto, algumas dicas que se aplicam a todos:

    – Nunca desistir. Persistência é muito importante para a evolução.

    – Aprender e melhorar (Ninguém é dono da verdade absoluta (nem de todo o conhecimento) há sempre qualquer coisa que podemos aprender e melhorar)

    – Utilizar várias formas de comunicar (texto, audio, vídeo) em vários formatos (mp3, ppt, mp4)

    – tentar utilizar várias técnicas para fidelizar os leitores. Já escrevi aqui alguns artigos sobre fidelização (não apenas de clientes) que vale a pena ler para tirar umas ideias. Outros sobre converter visitantes em assinantes, etc.

    – Testar, testar e testar (por vezes escolhemos o caminho certo, mas não fazemos as coisa da forma certa, ou então, temos de ter a consciência de ver se o caminho é mesmo o melhor ou não, e experimentar outros )

    Eu, por exemplo, no início do blog, testei agregadores durante mais de 6 meses, até conseguir eliminar o lixo e ficar com o ouro.
    Mas é mesmo assim, é um processo de aprendizagem e melhoramento contínuo. 

  • Antonio Mexia

    Pois, talvez o problema seja o facto de não ter nicho definido e andar um pouco aos zig-zags. Mas não pude deixar de notar que o artigo que me deu mais dinheiro foi sobre backlinks e não passa de um artigo muito simples.
    Outra coisa é mesmo a fidelização, tenho 2 ou 3 bastante fieis, tenho muitos que se registaram e nunca mais apareceram…estou a pensar implementar uma newsletter para os convidar a reaparecer, o problema é que o nome HubGrátis envia os mails para o spam, só fiz o teste com o yahoo…mas imagino que os restantes sejam iguais…
    Arranjei sarna para me coçar :).

    Saúde e obrigado pelas dicas, vou ler os artigos que mencionas.

  • @cfc968ed9f922bc092a209cc6a9a90d8:disqus 

    Eu é que agradeço os comentários.
    Teoricamente, em projetos com pequena/média dimensão, os temas quanto mais genéricos, mais difícil é captar tráfego, mas cada caso é um caso, e difícil não é impossível.
    Quanto à newsletter, se for acompanhada de algum incentivo, ainda melhor. Ex: o mais participativo ganha qualquer coisa, ou algo do tipo.

    A questão do spam é pertinente, mas isso resolve-se com facilidade. Em vez de utilizar esse domínio para o envio da newsletter, basta adquirir outro (ex hubnews ou algo assim) e o problema está resolvido.

    Estou a falar de cor, mas parece-me que o problema poderá estar no “gratis” e não no “hub”.

  • @cfc968ed9f922bc092a209cc6a9a90d8:disqus 

    Eu é que agradeço os comentários.
    Teoricamente, em projetos com pequena/média dimensão, os temas quanto mais genéricos, mais difícil é captar tráfego, mas cada caso é um caso, e difícil não é impossível.
    Quanto à newsletter, se for acompanhada de algum incentivo, ainda melhor. Ex: o mais participativo ganha qualquer coisa, ou algo do tipo.

    A questão do spam é pertinente, mas isso resolve-se com facilidade. Em vez de utilizar esse domínio para o envio da newsletter, basta adquirir outro (ex hubnews ou algo assim) e o problema está resolvido.

    Estou a falar de cor, mas parece-me que o problema poderá estar no “gratis” e não no “hub”.

  • Anónimo

    Viva João,
    mais uma vez obrigado.
    Sim tenho noção de que o problema está no grátis, a ideia de outro domínio é fantástica.

    Continuação de sucesso para os teus projectos em especial o webmarketingpt.

  • @cfc968ed9f922bc092a209cc6a9a90d8:disqus 

    Obrigado e igualmente para os teus!

  • Playsun

    http://www.playsun.net/
    Gostei meu site aumentou um pouco sim 

  • Olá João Rodrigues. Excelente blog vou voltar aqui mais vezes.

  • @facebook-100001392852807:disqus Olá Vinícius e bem-vindo ao Web Marketing!Obrigado pelo comentário.
    Se desejar, pode assinar a newsletter e ficará por dentro cada vez que eu publicar um artigo.

  • Web

    AntonioMexia Web Marketing resulta muito bem mas tal como para se ter uma iniciativa convém pensar antes no resultado que se pretende, montar a estratégia e apenas depois escolher as “armas” a usar, antes de se começar a fazer webmarketing convém fazer business modeling, o web marketing não chega longe sem ele.Exemplo pratico:Venda comum de viagens com a ajuda webmarketing – Possível mas ROI regularCriação do produto A vida é bela (que vende viagens) + Webmarketing = Roi muito relevante 😉