Como Vender Mais Publicidade No Seu Site > 9 Dicas

Fui contactado por um leitor do blog com umas questões relacionadas com a dificuldade que estava a  enfrentar em termos de venda directa de publicidade no seu site, e achei que seria interessante, partilhar a minha resposta com os restantes leitores do Web Marketing, pois as dicas que dei a este leitor, podem muito bem ser úteis a outros leitores também.

Vender publicidade directamente, é certamente, uma das formas de ganhar dinheiro com o seu blog ou site. No entanto, e para que seja bem sucedido, existem algumas boas práticas que o podem ajudar a melhorar os seus resultados.

As dicas que partilho aqui no blog são o resultado da minha experiência pessoal e têm dado frutos interessantes, ao ponto de em alguns projectos, já ter recebido propostas de agências nacionais e internacionais para colocação de publicidade. Por isso, espero que estas dicas também o ajudem a si nos seus projectos.

banner

Ao que interessa!

Antes de mais, deve considerar 3 aspectos importantes:

  • existem cada vez mais blogues e sites na internet, o que por si só aumenta o leque de escolha do número de plataformas para os anunciantes escolherem onde vão colocar a sua publicidade
  • existem também cada vez mais anunciantes a optarem pela publicidade online, fruto dos bons resultados que este canal gera, quando bem utilizado
  • naturalmente, existem também algumas diferenças consoante o nicho ou mercado em que o seu site está inserido, pois existem mercados com mais ou menos procura e oferta que outros.
  • a página de publicidade aqui do blog não é o melhor exemplo para quem deseja ganhar dinheiro com publicidade, pois os objectivos de cada projecto é que devem ditar as práticas que se colocam em prática. E o objectivo principal deste blog, não é ganhar dinheiro. De qualquer forma, baseei-me num conjunto de boas práticas referidas num blog internacional sobre Marketing (não me lembro do url) e retirei algumas ideias sobre o tipo de informação a colocar na página, das páginas e tabelas de publicidade de portais nacionais com os quais trabalho frequentemente na minha actividade de Marketing, para criar a página de publicidade para este blog.

Tendo isto em consideração, deixo-lhe 9 dicas para vender mais e melhor publicidade nos seus sites e blogues:

1 – Informação Fundamental

Procure ter informação actualizada sobre o seu site e suas informações estatísticas.

É importante para qualquer anunciante, ter uma noção da visibilidade que o seu anúncio terá se optar por colocá-lo no seu site. Os números têm alguma importância em termos de grandeza, mas não são tudo, como já vou explicar mais à frente.

Seja como for, é importante apresentar alguns números em termos de nº de visitas por mês, pageviews  (impressões de páginas) e nº de utilizadores únicos.

Pode incluir ou não outros dados, mas estes estão entre os mais importantes, a par da descrição objectiva da sua audiência.

2 – Quantidade Não É Qualidade

Não se preocupe se o seu site não tem muitos milhares de visitas.

Uma grande quantidade de visitas não é sinónimo de grande qualidade.

Procure identificar o melhor possível a sua audiência e qualificá-la, de forma, a que os possíveis anunciantes tenham uma boa noção se o target do seu site se ajusta ao target que pretendem atingir com a sua campanha de publicidade.

É bem possível que um anunciante tenha melhor retorno da sua campanha com um target muito qualificado, do que com um target muito genérico.

As minhas campanhas de publicidade que correram menos bem há uns anos atrás, foram campanhas que envolviam targets pouco qualificados. Fez parte do meu processo de aprendizagem, e também aqui você pode aprender com os erros que cometi no passado.

3 – Não Comece Pelo Fim

Se o seu site ou blog é relativamente novo, não se preocupe com a venda de publicidade logo de início.

Concentre-se em fazer o seu projecto crescer e no seu marketing e divulgação, de forma a que possa obter  uma presença mais significativa, e depois então, dedique-se a angariar anunciantes para rentabilizar o seu projecto.

Se começar pelo fim, dificilmente terá bons resultados.

4 – Mais Não Quer Dizer Mais 🙂

Não se iluda!

Ter mais espaços de publicidade, não é sinónimo de ter mais anunciantes e maior retorno.Por vezes, é  comum ver blogues que parecem autênticos campos de armadilhas, tal é a quantidade de publicidade que têm, que até tornam difícil encontrar o seu conteúdo.Isto não só é um erro crasso em termos de usabilidade e legibilidade do blog, como afasta qualquer anunciante.

Pense bem:

Qual é o anunciante que quer dividir a visibilidade do seu banner com outros 20 banners na mesma página?

Nenhum! Até porque o seu retorno será mínimo, se não for zero mesmo.

Quantos mais banners houver numa página, maior será a probabilidade dos utilizadores se dividirem entre todos, consoante os seus interesses, o que irá reduzir o retorno dos seus anunciantes substancialmente, fazendo com que não voltem a querer colocar publicidade no seu site.

Leia este artigo sobre o Marketing Funnel e como ele o pode ajudar a atingir melhor este objectivo.

5 – Boas Colocações + Formatos Rentáveis = Maior Retorno

Tal como acontece com os anúncios do Google, onde é possível ganhar mais dinheiro com o AdSense, dependendo dos formatos que utiliza e da sua respectiva localização no seu site, na publicidade directa, acontece exactamente o mesmo.

Escolha formatos que têm melhor desempenho, e aplique-os em boas colocações, de forma a que aumentar a sua visibilidade, taxa de clique, e consequentemente, o seu retorno.

O seu anunciante ficará satisfeito e quererá repetir a experiência, resultando em maior retorno também para si.

6 – Preço Fixo vs. Promoções

Tenha os preços de tabela afixados na sua página de publicidade.

Com tanta oferta, se você vai forçar o anunciante a contactá-lo para saber algo tão óbvio quanto é o preço tabelado da publicidade, é um forte incentivo ao desinteresse e abandono do anunciante, além de que poderá passar a ideia de falta de clareza do processo de venda de publicidade, pois os valores não estão à vista de todos.

Ter os valores afixados na página de publicidade tem ainda outra vantagem, é que, pontual ou periodicamente, poderá fazer promoções ou aplicar descontos na venda de publicidade, em que as diferenças de preço serão visíveis para qualquer anunciante, bastando para isso comparar as condições da promoção com os valores de tabela.

7 – A Proactividade Vale Dinheiro

Ser proactivo, como em qualquer actividade, dá os seus frutos, e aqui não é excepção.

Faça umas pesquisas nos motores de busca e faça uma lista com os contactos de email e/ou telefone dos responsáveis dos sites que aparecem do mesmo nicho de mercado do seu site, e que potencialmente terão interesse em publicitar os seus produtos ou serviços no seu site.

Atenção que, para ter bons resultados, deve concentrar-se na recolha de contactos de sites comerciais, e não de blogues ou sites pessoais.

Contacte os contactos que recolheu e, comece por se apresentar a si e ao seu site. De seguida, faça uma proposta interessante de venda de publicidade com preços abaixo dos valores de tabela, ou adicione outras opções/variações/bónus para tornar a sua oferta irresistível e (ainda) mais apelativa para os destinatários da sua comunicação.

8 – Não Venda Publicidade!

Parece uma contradição, tendo em conta o tema do artigo, mas a ideia da venda de publicidade é mesmo essa, não vender publicidade.

Quanto estiver a elaborar uma proposta de publicidade, não venda a publicidade, venda os seus benefícios para o anunciante.

As pessoas não estão interessadas se você tem uns planos muito baratos comparados com a concorrência, ou se tem uns espaços especiais e limitados. O que os anunciantes estão interessados é no potencial de retorno do seu investimento, mediante a visibilidade e contextualização da sua comunicação.

Por isso, aposte numa comunicação que incida naquilo que você considera serem os pontos fortes que a publicidade no seu site poderá traduzir em benefícios para o anunciante, seja a exposição, visibilidade, exclusividade, contextualização, etc.

9 – A Flexibilidade Pode Fazer Toda a Diferença

Como em qualquer negociação, a capacidade de ser flexível e realizar ajustes ou adaptações às condições que estão a ser negociadas é um ponto que poderá também jogar a seu favor.

Nesse aspecto, você também pode fazer a diferença e mostrar que consegue juntar mais argumentos que tornem a proposta irrecusável e distinta dos seus concorrentes.

Essa flexibilidade é tida em conta pelos anunciantes, e pode certamente ser um factor decisivo na tomada da decisão.

Espero que estas dicas o ajudem a melhorar o retorno dos seus projectos na vertente da venda de publicidade de forma directa.

Comments (22)
  1. Sandra-Info-Macross 23 Março, 2010
  2. Joao Rodrigues 23 Março, 2010
  3. Sandra-Info-Macross 23 Março, 2010
  4. Joao Rodrigues 23 Março, 2010
  5. Iúri 30 Março, 2010
  6. Joao Rodrigues 30 Março, 2010
  7. Arthur 3 Abril, 2010
  8. Joao Rodrigues 3 Abril, 2010
  9. Renato 7 Abril, 2010
  10. Joao Rodrigues 7 Abril, 2010
  11. Miguel Costa 8 Abril, 2010
  12. Joao Rodrigues 8 Abril, 2010
  13. Anderson - Magazine 16 Abril, 2010
  14. Joao Rodrigues 16 Abril, 2010
  15. Lauro Faria 17 Abril, 2010
  16. Joao Rodrigues 17 Abril, 2010
  17. Luis 24 Abril, 2010
  18. Joao Rodrigues 25 Abril, 2010
  19. Frank Eler 21 Julho, 2011
  20. Andrep297 3 Novembro, 2011
  21. Joseflutz 2 Junho, 2012
  22. carlos roberto bonifacio 31 Agosto, 2015