Como Ultrapassar a Sua Concorrência – Plano de Marketing Digital

Ao executarmos um plano de marketing digital, e depois de concluirmos os 3 primeiros passos; definir os objectivos, analisar o nicho de mercado e analisar a sua concorrência, chegamos à parte fundamental; “Como Ultrapassar a Sua Concorrência?“, em que é fundamental definir exactamente como vamos fazer, seja para penetrar num mercado já existente, ou para ultrapassar os seus actuais concorrentes.

Todo o trabalho feito nos passos anteriores, além de lhe fornecer informação muito útil, são os factores que servem de base e que o vão ajudar a delinear aquilo que podemos chamar de “plano de ataque”, que não é mais que o plano de acções que irão ser implementadas de forma a aumentar as suas hipóteses de sucesso.

Aqui entram em análise inúmeros factores, e o plano a ser desenhado será fruto da conjugação desses mesmos factores, bem como os elementos gerados pela Análise SWOT, realizada no passo anterior na fase de análise da concorrência.

planomarketing-usl

O mais importante de tudo, é que, independentemente do seu objectivo, consiga a sua fatia de negócio online, ou através da venda dos seus produtos ou serviços, ou mesmo através da promoção de programas de afiliados ou de outros métodos de ganhar dinheiro na internet.

Supondo que estamos a penetrar num mercado online que tem a sua concorrência bem identificada, podemos, conhecendo os seus pontos fortes e pontos fracos, utilizar as oportunidades para concluir qual será a melhor forma de o fazer (ambos os elementos identificados nas fases anteriores).

O “segredo” para ser bem sucedido na conclusão e implementação do seu plano de marketing digital, está neste factor: Tem de criar o seu USP!

USP são as siglas para “Unique Selling Point” ou “Unique Selling Proposition”, e quer dizer exactamente isso, isto é, mesmo que esteja a comercializar algo que também é comercializado por outros, o segredo para o sucesso é criar o seu ângulo único de venda/apresentação dos seus produtos/serviços.

Em qualquer nicho de mercado, deve sempre pensar na melhor forma de entrar nesse mercado, sem que pareça e que seja visto como apenas “mais um”.
No caso de se tratar de um nicho com um nível de concorrência mais alto, aumenta a necessidade de utilizar esta abordagem e aumenta também a sua eficácia.

A forma de criação do seu USP, depende dos factores “em jogo”, no nicho que estiver em particular, pois não há 2 abordagens iguais. Há sim, abordagens que podem ter declinações para outros nichos, mas existem sempre particularidades a ter em consideração.

O seu USP, pode basear-se:

  • na apresentação do produto (packaging, visual, etc)
  • na criação de bundles de produtos/serviços (junção de 2 ou mais produtos/serviços com um preço diferente)
  • na criação de bundles complementares (junção de acessórios que tornam a oferta única e ainda mais atraente)
  • na comunicação da oferta (comunicar o mesmo produto de forma não apenas diferente, mas distinta)
  • na oferta de informação/produtos/serviços acessórios ou complementares
  • na conjugação de vários factores acima referidos

A capacidade de criar o seu USP, dar-lhe-á uma vantagem competitiva considerável, o que, por sua vez, lhe dará a distinção que é necessária para não ser visto como apenas “mais um”, e em complemento, uma imagem diferente perante os seus concorrentes aos olhos dos seus prospectos e clientes, ou até mesmo, dos visitantes do seu site.

Todos nós já vimos dezenas de sites que tratam o mesmo assunto da mesma forma, e por isso, são apenas “mais um”, e este é o motivo pelo qual não conseguem sobresair no seu nicho.
Também já vimos alguns, que, embora abordem os mesmos assuntos, ou assunto similares, distinguem-se dos restantes por fazerem algo diferente, e é este algo (o seu USP) que faz com que os seus visitantes subscrevam a sua newsletter ou RSS feed, o visitem regularmente, se lembrem dele com facilidade, o refiram a terceiros, e o distingam dos outros com facilidade, mesmo havendo outros pontos comuns.

Espero que tenha gostado deste conceito, pois na prática, ele é de facto muito útil, e FAZ realmente a diferença!

Já conhecia este conceito ou se já alguma vez o utilizou?
Gostava de ter o
seu comentário!

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!