Como Partilhar Online as Suas Apresentações de Powerpoint

Uma questão que está permanentemente em foco no que respeita a web marketing, é a descoberta e utilização de várias formas de divulgar os seus conteúdos na internet, de forma a aumentar as visitas do seu site e a torná-lo mais conhecido no seu nicho.

O que vou falar neste artigo não é uma descoberta inédita, até porque é algo que já existe há algum tempo e já tem muitos utilizadores, mas é um método que ainda não falei aqui no blog, e portanto, achei que seria interessante dar a conhecer aos leitores.

Estou a referir-me ao SlideShare.

O SlideShare, é um serviço gratuito de upload e partilha de apresentações de PowerPoint, que permite a qualquer pessoa ou empresa, divulgar os seus conteúdos, artigos, ideias, produtos, etc, de forma bastante simples e linear.

Inicialmente, deverá criar a sua apresentação, através de um programa como o PowerPoint (PC), o OpenOffice, ou o Apple Keynote (MAC), e depois de a ter finalizada com os devidos retoques e animações, poderá simplemente importá-a para o SlideShare e partilhá-la com o mundo.

Depois, basta que se increva no SlideShare, o que é bastante simples, como pode ver nesta imagem:

E começar a fazer o upload da sua apresentação:

Os formatos suportados são imensos e o tamanho do ficheiro deverá ser inferior a 100MB. Convenhamos que um apresentação com 100MB ou mais, deixa de ser uma apresentação, e mais parece um testamento de alguém que tem muita coisa para deixar aos que ficam :)

Depois, só tem de preencher os campos do nome, descrição tags, categoria, etc, tal como vê nesta imagem:

E, voilá! A sua apresentação está pronta a ser visualizada e partilhada pelo mundo.

Uma das coisa mais curiosas sobre o SlideShare, é que permite 2 coisas que eu acho super úteis:

  • permite adicionar vídeos do YouTube à sua apresentação
  • permite adicionar a sua locução ou música à sua apresentação

Apesar de já conhecer este serviço há muito tempo, só agora é que me inscrevi. Sem dúvida algo que já deveria ter feito há muito tempo, não fosse este, um método de divulgação e promoção muito poderoso em termos de SEO.

Apenas uma apresentação, nas primeiras 2 horas teve 27 visualizações sem qualquer promoção. Impressionante!

Agora imagine que divulga a sua apresentação no seu blog ou site, na sua lista de emails e/ou nas redes sociais…

Espero que tenha gostado, e que se inscreva no SlideShare, para ver por si, como são interessantes os resultados que se pode obter.

Já utiliza? Não utiliza? Acha útil?

Partilhe connosco a sua experiência!

  • Concordo plenamente com este artigo! Ainda não abri conta no Slideshare, estou sempre a adiar, mas é muito importante esta rede de partilha de apresentações!

    Obrigado por (re)lembrar a importância do Slideshare.

  • Obrigado eu pelo comentário!
    Eu também andava sempre a adiar, até que decidi: “É hoje! Não vou deixar passar nem mais um dia.”
    E às vezes acho que temos de “dar um murro na mesa” para concretizarmos determinadas tarefas.
    O curioso quando isto acontece, é que normalmente depois chego à conclusão que não me tomou assim tanto tempo e já ficou resolvido…

  • Pedro Couto

    Já agora, deixe-me adicionar que também o LinkedIn permite colocar apresentações, não com tantas possibilidades mas ainda assim é interessante.

  • @283d17a300598ed81b6d98c055a80f7e:disqus 

    Sem dúvida Pedro.
    Existem mesmo mais algumas plataformas desta natureza, no entanto o que é de salientar no SlideShare, é a sua excelente indexação no Google.
    Já vi por diversas vezes apresentações do SlideShare nos primeiros lugares do Google, e este tipo de visibilidade e exposição, é difícil obter em plataformas semelhantes.