Como Melhorar a Sua Credibilidade e Aumentar a Sua Notoriedade Online

Melhorar a sua credibilidade e aumentar a sua notoriedade online são factores de extrema importância, e, no entanto, são tantas vezes descuidados, quer por puro desleixo, quer por simples desconhecimento das implicações.

Com tantos e tantos sites, portais, blogs e empresas online, por vezes torna-se difícil para o utilizador comum, escolher a melhor opção para si, além de considerar o aspecto Preço como factor de decisão. Como já disse aqui no blog, o preço não é tudo. Em muitos casos, nem é o mais importante!

identidade-clara

Por isso, é cada vez mais relevante certificar-se que consegue criar e manter uma boa reputação online, juntos dos utilizadores em geral e dos seus clientes em particular.

A reputação online tem vindo a ganhar importância com a Web 2.0, em que os utilizadores dão mais credibilidade a recomendações de outros utilizadores – que na maior parte das vezes nem sequer conhecem – do que à publicidade tradicional ou a estudos “independentes”.

Por vários motivos, em que este é o que tem claramente mais peso, resolvi escrever uma pequena série de artigos com dicas para que consiga atingir o objectivo de melhorar (ainda mais) a sua credibilidade e, simultaneamente, aumentar a sua notoriedade online, o que consequentemente, lhe trará mais visitas, mais clientes e mais negócio.

Sem mais demora, aqui fica a primeira dica:

Identidade Clara e Sem Receios

Dê-se a conhecer e/ou à sua empresa, de forma clara e sem problemas.

Seja um particular ou uma empresa, as pessoas gostam de lidar com pessoas. Ninguém gosta de falar com máquinas ou de sentir que está a falar para as paredes, ou ainda, e mais importante, de não saber com quem está a falar.

Não tem que ter receios ou qualquer tipo de problema de se dar a conhecer online, e dar a cara pelo seu site ou pela sua empresa. Só o simples fato de ter uma página no seu site, em que descreve a empresa e quem são as pessoas por trás dela, ou em que descreve um pouco de si, atribui-lhe quase automaticamente mais credibilidade, face a outros que não o fazem. Logo aqui, está a ganhar pontos face a outros concorrentes.

É claro que é preciso dar continuidade a este trabalho, mas é sempre um excelente ponto de partida para melhorar a sua credibilidade.

Alguns dos próximos artigos da série “Como Melhorar a Sua Credibilidade e Aumentar a Sua Notoriedade Online“, terão várias dicas em cada artigo, para que não perca a vertente prática e seja mais fácil de “digerir”.

Entrentato, e apesar de eu já ter a série completa, se quiser partilhar algum conselho ou dica comigo e com os outros leitores, é muito bem-vindo, como é sempre!

  • Olá João, tudo bem?

    Concordo plenamente com suas observações, é de suma importância esta identificação para o sucesso de seu negócio.

    Com o surgimento das mídias sociais é quase que obrigatório você ter este contato com seu cliente, um exemplo disto é que disponibilizo um brinde em meu minisite, e por falha minha, atualizei a página e esqueci do link que dava acesso ao brinde, pronto, foi o suficiente para receber reclamações de que estava agindo de má fé.

    E esta pessoa informou-me que iria fazer comentários, avisar os seus conhecidos, à respeito do ocorrido. Localizei o erro e enviei o brinde e tudo ficou resolvido.

    Mas ficou bem claro o quanto temos que criar esta confiança e aumentar a nossa credibilidade.

    Aguardo a próxima dica.

    Jan Carle

  • Olá Jan,

    Excelente exemplo de como é importante cuidar destes aspectos.
    Já agora, a sua observação sobre o impacto das redes sociais nos negócios online é excelente.
    Muito bem observado!

    Abraço,
    Joao

  • Ótimo post, parabéns!

  • Obrigado pelo comentário Victor!

  • Olá Joao.

    A partir do novo Layout do Duniverso (jan 2011) em que passo a assinar todos os artigos com um resumo de perfil (o template já veio com esta opção) tive um aumento na arrecadação do Adsense.
    Ainda estou engatinhando no Adsense, mas com certeza já deu para perceber que credibilidade é tudo na WEB, e que se conquista também com um bom layout, limpo e sem muita confusão.
    Será que o uso de terno e gravata na foto do perfil faz alguma diferença?

    Excelente artigo!
    Grande abraço!

  • Olá Tomé,
    Obrigado pelo comentário!

    A credibilidade é mesmo muito importante, e quanto melhor for trabalhada, tanto melhor.
    Quanto à foto, tem muito a haver com o nicho em que você está. Se não for muito formal, pessoalmente eu não aconselho, mas, se por outro lado, for para estabelecer uma imagem mais profissional, pode fazer sentido.

    Abraço,
    JR

  • Valeu, Joao!

    Obrigado!