Como Fazer um Plano de Marketing Digital

Para fazer um plano de marketing digital, ter alguns conhecimentos de marketing e internet é algo que, sem dúvida, influencia o resultado para melhor.
No entanto, vou tentar passar alguns conceitos essenciais para que possa ter uma ideia mais prática e menos técnica de como o pode fazer por si, e com isso, melhorar o desempenho do seu site actual ou de projectos futuros.

Fazer um plano de marketing digital não é algo que esteja fora do alcance do “comuns dos mortais”.
Claro que, quando feito por um alguém entendido na matéria, a possibilidade de termos um trabalho de qualidade superior é considerável, mas isso não quer dizer, que você não possa tentar fazer um à dimensão do seus conhecimentos, e ir aprendendo e afinando as coisas à medida que vai implementando e vendo os resultados a melhorar.

Vou então abordar os pontos essenciais na criação de um plano de marketing digital. Nesta altura, seria aconselhável, tomar as suas primeiras notas.

planomarketingdigital1

Neste artigo, vou falar do ponto 1, que será o ponto de partida para tudo o resto.

Definir Claramente Os Seus Objectivos

Muito embora, pareca algo básico, é absolutamente fundamental que tenha traçado as metas que pretende atingir com o seu projecto.
Tudo os restantes itens do seu plano de marketing, vão ter SEMPRE em consideração, as metas que pretende atingir. Logo, seja aumentar as vendas, fidelizar os seus clientes, aumentar a notoriedade, aumentar as visitas do site, captar leads, criar/melhorar a sua reputação, etc.

A abordagem, os métodos e os meios que se utilizam para divulgação de um site ou blog, mesmo podendo ter alguns pontos comuns, podem também necessitar alguns ajustes de forma a retornarem melhores resultados.

Este aspecto é particularmente importante, quando estamos a falar de sites comerciais.

Tendo bem claros quais são os seus principais objectivos, vai ser possível criar um plano mais eficaz, que passará naturalmente, pelos métodos utilizados, meios escolhidos, abordagens de comunicação, etc.

É fundamental que a sua comunicação seja dirigida ao seu target para que surta efeito.

Um método que poderá utilizar para tentar que o seu plano seja mais fluido e fácil de implementar, será a criação de objectivos ou metas intermédias, tal como eu refiro no ponto 5 do artigo como planear o ano de 2010.

A implementação de metas intermédias, será algo que, não só o pode ajudar na implementação do seu plano de marketing, como o mantém mais motivado, à medida que vai atingindo essas metas menores, e, caso algo não esteja a correr tão bem quanto o esperado, irá também permitir-lhe perceber com maior facilidade onde poderá estar o problema, e resolvê-lo mais rapidamente.

Supondo que o seu objectivo principal seria ganhar mais dinheiro aumentando as suas vendas, naturalmente que, para isso teria também que aumentar as visitas ao seu site. Logo, é importante que tenhas todas essas metas no papel, ordenadas por importância e com uma sequência lógica.

É sempre conveniente, ter essas metas muito claras e listadas por ordem de prioridades, caso sejam mais que uma.
Volto a dizer, é absolutamente fundamental que, pense bem neste ponto, pois todo o plano irá ser criado com base nele, e com o objectivo de atingir as suas metas.

O melhor conselho que lhe posso dar, é, não descurar a importância de definir claramente os seus objectivos, pois o preço a pagar pode ser muito alto, tanto a curto como a médio prazo.

No próximo artigo, irei abordar o ponto 2 – Como Analisar o Mercado Online – Procura vs Oferta vs Concorrência

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!