Como Criar Banners que Resultam em 8 Simples Passos

Criar banners que sejam um sucesso é fundamental para captar o tráfego de qualidade que você deseja para o seu site ou blog.

A criação de banners, não será tanto um processo artístico, mas mais um método.
Eu vou partilhar este método consigo porque acho importante para qualquer site ou blog que aposta em publicidade, conseguir ter uma presença com qualidade e que tenha o suficiente para resultar.
Utilizando este método, você consegue criar excelentes banners que tenham todo o potencial para a captação da atenção e do tráfego que está realmente interessado no que você está a promover ou anunciar.

No ebook O Segredo do eSucesso, que disponibilizei aos assinantes que responderam ao questionário que realizei há pouco tempo, eu falo sobre a fórmula AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Acção). Não vou agora entrar em detalhes sobre o conceito da fórmula, mas vou transpor para uma situação real a sua aplicabilidade e ilustrar de forma simples e útil, com um exemplo prático, como você pode pôr esta formula a trabalhar para si.

aida-banners

Também decidi abordar este tema, uma vez que um dos resultados do questionário que não consta do ebook em detalhe, era exactamente sobre como criar banners.

Antes de começar a pensar como vai fazer o seu banner, deve em primeiro lugar, tentar “entrar” na mente do target a quem se dirige esse banner e de quem você quer “captar”.
Ao fazer este exercício, irá ter a possibilidade de começar a pensar em quais são os benefícios do cliente/prospecto em aderir ao seu serviço, comprar o seu produto ou assinar o seu blog, ou qualquer outro que seja o seu objectivo.

E já agora, não tenha receio nem se sinta frustrado se o banner não sair bem à primeira, pois mesmo os profissionais de marketing por vezes têm mais dificuldade em fazê-lo.

De qualquer forma, é um ponto de partida, para depois melhorá-lo uma ou várias vezes, antes de chegar à versão final. para tal, basta que siga estes simples passos:

1 – Cabeçalho/Título

Este é um dos mais importantes, senão o mais importante elemento de uma peça publicitária, por isso requer que pense um pouco, tendo em conta o seu objectivo principal, captar a Atenção!
Outras das funções do cabeçalho é dar uma razão às pessoas para lerem o resto do anúncio, por isso requer que seja uma mensagem forte.
Como exemplo, pode destacar uma solução, um benefício em particular ou um resultado garantido.

2 – Benefícios

Tendo conseguido atingir o primeiro objectivo, captar a atenção das pessoas, deve começar a trabalhar o factor Interesse.
Para este fim, pode recorrer aos benefícios do seu produto, site/blog ou serviço, e dar destaque aqueles que no seu brain storming (momento de reflexão) que fez anteriormente, concluiu serem os principais ou com mais força em termos de procura.

3 – Resultados

Apresente resultados decorrentes da utilização do seu produto, serviços, ou site/blog, de forma a ilustrar na mente das pessoas, o que elas onde elas podem chegar se aderirem a ele.
Assim como no ponto anterior, você estará agora a apelar ao Desejo que está na mente do seu prospecto.

4 – Garantias

Se no caso, oferece garantias, use-as na sua comunicação. É importante que as pessoas se sintam confortáveis e confiantes antes de tomarem uma decisão, assim como será importante, que se sintam confortáveis após terem tomado essa mesma decisão.

5 – Fotos

A utilização de fotos não é algo obrigatório, em função do tipo de anúncio, pode ajudar a ilustrar os benefícios ou os resultados que são esperados com a utilização do seu produto, serviço, site ou blog.
No fundo, a foto pode funcionar como uma aliada do copy (texto) para ajudar as pessoas a visualizarem esses benefícios e/ou resultados, dando também um toque de realidade e sustentação à sua mensagem.

6 – Oferta

Não baralhe a comunicação com ofertas múltiplas e mensagens que se atropelam.
Defina bem o que quer comunicar e concretize uma oferta em concreto.

7 – Call to Action

Após ter completado as etapas anteriores, falta dizer à pessoas o que você quer que ela faça (Acção).
Aqui o seu anúncio funciona como o seu comercial ou vendedor. Não lhe basta apresentar o produto, serviço, blog ou site, é necessário que informe as pessoas qual a acção que deseja que elas tomem.
O Call to Action é isso mesmo. Se você quer que elas cliquem no seu banner, então diga isso mesmo. Seja qual for o objectivo da sua comunicação deve terminá-la dizendo às pessoas o que elas têm de fazer para obterem o que você está a promover.

8 – Reforço

Este passo é opcional e depende muito da peça publicitária que está a criar, mas recorrer a um reforço das garantias pode ser um impulsionador de tomada de acção por parte das pessoas que vêm o seu anúncio. Assim como a criação de um sentido de urgência. Um sentido de urgência é algo que confere à sua mensagem a necessidade da pessoa clicar naquele momento e não adiar para mais tarde. Para isso pode utilizar algo como: Edição Limitada; Válido até; Se comprar hoje, recebe ainda; etc.

Nota importante:
Em todo e qualquer passo acima descrito, devem sempre ter em atenção a veracidade da sua mensagem, e nunca, repito, nunca, prometer algo que não é inteiramente verdade, sob pena de sair altamente prejudicado e com a sua imagem danificada.

Espero que este caso prático, tenha ajudado a perceber o poder da utilização da fórmula AIDA, e que isso o(a) ajude a si no seu marketing.

Comments (25)
  1. Sandra-Info-Macross 7 Dezembro, 2009
  2. Bruno 7 Dezembro, 2009
  3. Joao Rodrigues 8 Dezembro, 2009
  4. Sandra-Info-Macross 8 Dezembro, 2009
  5. Joao Rodrigues 8 Dezembro, 2009
  6. Sandra-Info-Macross 8 Dezembro, 2009
  7. Joao Rodrigues 9 Dezembro, 2009
  8. José 9 Dezembro, 2009
  9. Joao Rodrigues 10 Dezembro, 2009
  10. Marcos Rocha 13 Dezembro, 2009
  11. Joao Rodrigues 14 Dezembro, 2009
  12. Nelson 14 Dezembro, 2009
  13. Joao Rodrigues 14 Dezembro, 2009
  14. José 16 Dezembro, 2009
  15. Joao Rodrigues 17 Dezembro, 2009
  16. Nelson 17 Dezembro, 2009
  17. Sandra-Info-Macross 17 Dezembro, 2009
  18. Bruno 17 Dezembro, 2009
  19. Nelson 17 Dezembro, 2009
  20. José 17 Dezembro, 2009
  21. Bruno 17 Dezembro, 2009
  22. José 18 Dezembro, 2009
  23. Sandra-Info-Macross 20 Dezembro, 2009
  24. bukmacher 7 Maio, 2010
  25. Pedro Gascue 26 Maio, 2017