Como Cativar os Visitantes no Seu Site – 6 dicas

Dicas para melhorar o seu site

Por vezes, como em tudo na vida, temos de nos desligar e distanciar um pouco das coisa para conseguir vê-las com outra perspectiva, sob o risco de não vermos o que, para outros, é óbvio.

Não, a ideia não é qualificar sites, pois isso é outro tema, mas sim ajudá-lo a perceber se está a conseguir o objectivo a que se propõe com o seu site ou blog.

É impressionante como um tema tão importante como o Período de Retenção de um site é tão desconhecido e tão pouco abordado e analisado, tanto por webmasters, como pelas empresas que têm os seus sites comerciais.

Muitas vezes, é dificil para quem tem um site, olhar para ele de uma forma imparcial e desligada. Para nós, o nosso site é sempre melhor que o do vizinho (e este pensamento deve-se manter). Mas será realmente assim?periodo_retencao

Ainda acha que o bonito é o melhor?

Se sim, engana-se, pois esse conceito está, há muito, ultrapassado.
Com isto não estou a dizer que devemos descurar o aspecto do nosso site. Nem por sombras.
Mas  indubitavelmente, o melhor site é aquele que consegue cativar os seus visitantes por mais tempo, e com isso, trazer mais benefícios directos e indirectos para quem o detem. A isso chama-se (entre outras designações) Período de Retenção.

É frequente, quando se cria um site, pensar na sua optimização para os motores de busca, em deterimento das pessoas que o vão visitar.
E agora lanço uma questão:
Qual a importância do seu site receber muitas visitas dos motores de busca, se não convsegue converter esse tráfego em clientes ou subscritores?

Se calhar, é preferível receber menos visitas e converter mais, não?

Seja como for, deixo –lhe algumas ideias para aumentar o Período de Retenção do seu site, e que, sendo bem aplicadas, lhe podem trazer mais valias concretas, como o aumento da Taxa de Conversão e da Taxa de Fidelização.

6 dicas para melhorar o seu site:


1 – TENHA UMA NAVEGAÇÃO CLARA

Quanto mais confuso for o seu site e a respectiva navegação, mais convidativo será ao abandono precoce. Tenha como prioridade a navegação clara do site, de forma, a permitir aos seus visitantes irem directamente e rápidamente ao que procuram.

2 – ESCREVA CONTEÚDO QUE SEJA RELEVANTE PARA O SEU SITE

É frequente encontrarmos sites em que diversos conteúdos nada estão relacionados com a temática do site. Isso degrada a imagem do site e repele os visitantes, que vão à procura de informação sobre determinados temas, e acabam por se sentir “enganados”.

3 – ESCREVA CONTEÚDO ÚTIL PARA OS SEUS VISITANTES

Se o seu site é sobre animais de estimação, ter conteúdos sobre como tratar da saúde dos animais, não só é informação útil, como cativa as pessoas a lerem, e consequantemente, a valorizarem o seu site.

4 – NÃO ESCREVA COMO FALA COM OS SEUS COLEGAS DE TRABALHO OU DO MESMO MEIO

Tenha sempre em consideração quem é o seu público alvo. Muitas vezes, como estamos tão habituados a determinado tipo de linguagem, fruto da nossa experiência profissional, tendemos a escrever como se estivéssemos a falar para pessoas conhecedoras dos termos que utilizamos todos os dias na nossa actividade. Combata esse hábito, pois o mais importante, é  que quem visite o seu site, perceba concretamente, nos primeiro momentos, sobre o que se trata. Havendo dúvidas, o visitante facilmente, deixa o seu site e vai consultar o próximo.

5 – NÃO ESCREVA COMO SE ESTIVESSE A FAZER UM PEDIDO FORMAL AO TRIBUNAL

Em Portugal, temos o (bom ou mau) hábito de, muitas vezes sermos muito formais.
Independentemente do grau de educação de cada um, a clareza com que se escreve pode ser determinante para que os visitantes, percebam a sua mensagem.
Não se esqueça; nem todos os seus visitantes têm o mesmo grau de educação e de informação.

6 – ESCREVA PARA PESSOAS, NÃO PARA OS MOTORES DE BUSCA

Outra situação que começa a ser frequente, é encontrar sites em que é visível, até para quem não é especialmente entendido na matéria, que o conteúdo é dirigido aos motores de busca e não a pessoas. A repetição excessiva e despropositada de alguns termos, fazem com que o conteúdo perca sentido e passa uma imagem menos positiva sobre quem o redigiu.

Estas são apenas algumas sugestões que pode utilizar imediatamente e aumentar o Periodo de Retenção do seu site.

Para melhor controlar este e outros aspectos importantes, pode utilizar o Google Analytics, que é uma ferramenta gratuita e muito completa.

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!
  • DOMINGOS MARIA

    28-8-09
    BOA!BOA!

    ASSIM É QUE É FALAR!

    A INFORMAÇÃO DEVE SER CONCRETA, E NÃO COMO CERTOS GORUS DO MARKETING…, QUE DE BLÁ, BLÁ, BLÁ, NADA LHES FALTA, MAS QUANDO CHEGA Á HORA DO PRETO NO BRANCO, É QUE SE VÊ, QUE DE MENTIROSOS NADA LHES FALTA…

    FINALMENTE, ALGUEM PERCEBEU, QUE É DANDO COM HONESTAMENTE QUE SE RECEBE COM HONESTAMENTE; SE AS COISAS PEQUENAS NÃO TIVEREM QUALIDADE, DE CERTO QUE AS GRANDES TAMBEM NÃO, POIS TODAS AS COISAS GRANDES SÃO FEITAS DE COISAS PEQUENAS.

    DUVIDA DESTA FILOSOFIA?
    ABRA DEBATE COMIGO!

    domingosmaria56@gmail.com

  • Olá Domingos,

    Obrigado pelo comentário.
    De facto tenho tentado passar a informação de forma clara e objectiva, mas por vezes é mais complicado pois envolve aspectos mais técnicos, o que provavelmentte causa alguma dificuldade em pessoas com menos formação. Ainda assim, vou tentando ser o mais claro possível.

    Abraço,
    JR

  • Oi João!
    No meu blog tento ao máximo escrever o mais detalhadamente possível, já recebi vários comentários dizendo que conseguiram fazer as coisas que lendo em outros sites não conseguiam. Acho também que acabo as vezes sendo formal demais, mas estou tentando mudar isso e estou vendo que está dando certo, há mais participação dos leitores.
    Já escrever para os motores de busca eu não consigo mesmo, já disse aqui em outro comentário, eu escrevo para pessoas, não para robôs!
    Um abraço!

  • E faz muito bem Sandra, uma vez que esse é um erro algo comum.
    Quanto a explicar melhor, eu tenho de melhorar.
    Tenho vindo a tentar e acho que com o tempo vou conseguir ser mais claro na mensagem, muito embora seja mais difícil em assuntos muito técnicos.
    Mas vale sempre a pena tentar!

    Abraço,
    JR

  • Olá João!
    Claro que vale a pena!
    A gente se sente tão feliz quando um de nossos artigos ajudaram alguém, não é mesmo?
    E depois, se não conseguiu explicar muito bem no texto, existem os comentários para sanar as dúvidas! Nos quais você é muito prestativo ao responder!
    Um abraço!

  • Olá João,

    Boa questão que você colocou. Eles chegaram ao nosso site e agora? Fazem uma pré-leitura e decidem se ficam ou vão embora.

    Deveríamos fazer sempre aquela pergunta clássica: Porque alguém leria este artigo? Penso que se for um assunto relevante para o visitante e estiver bem escrito, teremos leitores fieis e interessados no que escrevemos.

    Também me parece que há nichos mais fáceis de cativar as pessoas do que outros. Não lhe parece?

    Um abraço.

  • @ Sandra,
    Obrigado Sandra, é isso mesmo.
    Pelo menos para quem gosta de partilhar, é compensador.

    @ José,
    O comportamento das pessoas varia consoante o target que estejamos a tratar, mas seja que nicho for, o factor “cativar” passa necessariamente pelo conteúdo (qualidade, forma, mensagem, linguagem, etc)
    Quanto mais dirigida ao target em questão, melhor o índice de aproveitamento das visitas.

    Abraço,
    JR

  • João,
    Segundo sei o meu público alvo vai dos 25 aos 45 anos. Devem ser bons clicadores, porque as visitas são bastante profundas e admiro-me como tenho bons resultados no aspecto de Fidelidade. Daí que esteja pensando em por publicidade.
    Vai ser para breve.

    Um abraço.

  • Olá João!
    Realmente depende do público alvo, eu aos poucos estou fazendo minha ‘rodinha de amigos’ aqui na blogosfera.
    Um abraço!

  • Olá Sandra,

    Parece ser essa a melhor maneira. Arranjar uma corte de amigos.
    Sabe, uma vez, logo no princípio, eu registei-me no LinkReferral. É um programa de promoção dos nossos sites. Tinha regras: Uma delas era ter que fazer 5 visitas aos blogs lá inscritos. Ue tinha em média 800 visitas por dia. Pena porque eu não tenho publicidade.

    Saí porque vi que aquilo era contra as regras do Google e porque as visitas eram de má qualidade. Iam ao blog só para fazer as visitas do dia. Entravam e saiam rapidamente.

    Mas arranjei amizades. Quase todos escreviam em Inglês.

    Contei-lhe porque há muitos blogs que têm visitas assim.

    Um abraço.

  • Bruno

    Pois por exemplo o Google Adsense proíbe qualquer técnica de criação de tráfego automática.

  • Exacto. E tem lógica. Eu como anunciante no adwords não gostava de saber que estava a gastar dinheiro com visitantes fantasmas e que só clicavam e saiam.

  • Com certeza Nelson!
    É muita sacanagem. Não sabia da existência desse tipo de site, mas acho que seja parecido com o Ocioso, não do jeito de ser, mas no resultado: as visitas são de péssima qualidade.
    Um abraço!

  • Olá,

    Fartei-me de dizer que aquilo era proibido pelo Google, lá no forum do tal site. Mas a verdade é que o site tem milhares de blogs de todo o mundo, e talvez uns 70% têm anúncios AdSense. E andam felizes e contentes. Não dá para entender, ou então o Google não é tão eficiente como parece.

    Mais acima indiquei o nome; quem duvidar é só lá ir dar uma olhada, e ver os anúncios.
    Abraço

  • Bruno

    Claro Nelson é óbvio, o Google tem que proteger o Anunciante.

  • Que estranho né José?! Se é tão famoso assim o Google já deveria ter feito alguma coisa, será que não fez?!
    As vezes ele é um tanto lento, em compensação em outras é rápido até demais!
    Um abraço!

  • Bruno

    O Google Adsense ate é muito famoso pela sua segurança e já baniu pessoas sem ter feito nada, ele descobre tudo muito facilmente.

  • O Google as vezes só suspensa as contas quando mais lhe interessa ao seja quando uma pessoas atingir o pagamento.
    Assim todo o dinheiro que a pessoa ia receber vai para o google e o anunciante também já pagou.

  • Excelentes Dicas.

  • Obrigado Nuno.
    Posso dizer que tenho aplicado estas dicas e que têm dado resultados muito bons!
    Em alguns casos, superou mesmo a minha expectativa.

  • Luciana

    Oi João,
    Adorei a matéria!
    Em sites de venda, acho fundamental colocar todas as informações do produto (tamanho, cores, quantidades), prazo de entrega, formas de pagamento e o principal FOTOS DE BOA QUALIDADE! O site é como se fosse a vitrine de uma loja física, como a pessoa não pode “tocar” no produto, é muito importante ela ter uma noção do acabamento e da qualidade, através das fotos.
    Abraço, Luciana.

  • Obrigado Luciana!
    Nem mais, um site é MESMO uma vitrine.
    E em complemento, quanto mais informação útil e pertinente você disponibilizar no seu site, tanto melhor.
    Abraço,
    JR

  • Cleonicefafep1

    BOM DIA ! Joao eu adorei ,esta muito bem explicado, te agradeço ,porque na verdade esse e o meu primeiro site que estou tentando fazer, mas tenho certeza que vou conseguir, muito obrigado, parabens abraços

  • Olá Cleonice,
    Bem-vinda ao WMPT e obrigado pelo comentário!
    JR

  • No início não dava muita bola para estas questões, mas logo percebi o quanto são importantes.
    O mais difícil para mim é otimizar o layout (pois não entendo muito de programação, rs), e trocar o template 100% ainda é complicado.
    Minha Bounce Rate anda em torno de 19%.
    Alguém sabe me dizer se é uma boa porcentagem?
    Bom artigo Joao!
    Abraços!

  • Obrigado Tomé!
    Apesar de ser sempre subjetivo, eu não diria que 19% é mau, mas ainda tem alguma margem de melhoramento.
    A bounce rate aqui do blog anda pelos 7%-9%, mas varia.
    Mesmo não sabendo programar, (dependendo da plataforma que utiliza) você pode sempre fazer umas pequenas modificações e ver os resultados.
    Muitas vezes, pequenos ajustes têm um impacto significativo no desempenho do site.
    Abraço,
    JR

  • que nível de artigo é esse, mais três artigos desse fazemos um ótimo livro, por que na verdade não quanto se fala e sim o que se fala…. pois é ! neste artigo tu falastes algo de muito valor aos blogueiros… parabéns!

  • Obrigado pelo comentário blog nacional!

  • Caro amigo, adorei a rapidez na resposta ao meu comentário e adorei o artigo que sugeriu.
    Ainda ontem estive por aqui a navegar e só tenho de lhe dar os parabéns pelo excelente trabalho.
    Abraço 

  • @facebook-614837672:disqus 
    Olá Emanuel,
    Obrigado pelo comentário!

    Abraço,
    JR

  • Muito Boas as Dicas !

  • John Silva

    Sem dúvidas, são dicas que todo principiante deveria ter e ler antes de criar seus blogs.
    Tendo este conhecimento fica possível até mesmo planejar melhores formas para cativar ainda mais os visitantes e torná-los em leitores fiéis.

    Ótimo artigo!

    Abraços!

  • @84fe4a44ac12ecd18a801a830abd5215:disqus

    Obrigado pelo comentário John.
    Ter estas (e outras) dicas sempre presentes certamente ajuda a cativar os visitantes de um site.
    Ainda bem que achou útil!
    Abraço,
    JR