Como Aumentar as Visitas ao Meu Blog ou Site > 8 de 9 > Troca de Links

Nesta série sobre como aumentar as visitas ao seu site ou blog, abordo agora um método, talvez o mais comum, muito embora haja alguma discussão sobre a sua eficiência – A Troca de Links.

Verdade seja dita, que em termos de SEO ou optimização para os motores de busca, a troca de links muito raramente traz alguma vantagem uma vez que os links utilizados são normalmente links com o atributo nofollow.

Como já expliquei anteriormente a diferença entre links follow e links nofollow, não vale a pena estar a repetir a mesma informação novamente. Se tiver dúvidas, leia o artigo a que faço referência no parágrafo anterior.

Existem imensas formas de abordar bloggers ou webmasters, mas no cerne de todas deve estar o respeito pelas pessoas e a capacidade de lhes mostrar que é uma decisão inteligente trocar um link consigo.

trocadelinks

Em lugar de mandar um email a perguntar se alguém quer trocar um link consigo, deve colocar-se no lado da outra pessoa, e tentar perceber o que ela vai pensar quando você lhe propuser essa troca.

Um dos pensamentos que ela vai certamente ter é, O que é que eu tenho a ganhar com isso?
Por isso, cabe-lhe a si, antecipar-se a essa questão e responder-lhe de antemão.

No seu email, antes de realizar o pedido de troca de links, deve primeiro fazer o seguinte:

1 – Identificar-se a si e ao seu blog/site, acrescentando uma breve mas objectiva descrição

2 – Fazer referência ao blog/site com o qual você deseja trocar o seu link, apontando os seus pontos positivos, sem se tornar um texto excessivamente bajulador

3 – Apontar as vantagens para o Webmaster/blogger que ele irá ter por trocar o link com o seu site/blog

4 – Referir que pode ser um bom complemento de informação/recurso aos leitores de ambos os sites/blogs

5 – Agradecer o tempo e atenção que lhe foi dispensada e disponibilizar-se para outros tipos de acções/parcerias que o outro Webmaster/blogger deseje sugerir.

É importante que seja feita uma abordagem tão correcta quanto possível, de forma a merecer a devida atenção. Não escreva um email com 3 linhas a sugerir uma troca de links, senão arrisca-se a levar uma resposta em uma palavra, ou a nem sequer receber resposta ao seu email.

Seja correcto e cordial, e cumpra os seus compromissos com os outros.
Se as outras pessoas virem que você é uma pessoa de palavra, irão mostrar maior abertura para alargar a parceria no mesmo site ou em outros sites, o que se revelará um benefício para si.

Outra forma de se aproximar de outros webmasters/blogger, é travando conhecimento (e até amizades) com eles, comentando nos seus blogs, etc. Naturalmente esta última técnica aplica-se mais a blogs, pois normalmente, estes permitem maior interacção entre os donos e os seus leitores.

Seja qual for a técnica que você utilizar, deve ter sempre presente os princípios acima mencionados, pois no seu caso, vocâ também lidaria com uma boa e correcta abordagem de forma distinta de uma abordagem sem nexo e feita “à pressão”.

Você tem tido sucesso com a troca de links?
Partilhe com os outros leitores a sua experiência!

Comments (18)
  1. Sandra-Info-Macross 8 Dezembro, 2009
  2. Joao Rodrigues 9 Dezembro, 2009
  3. Nelson 14 Dezembro, 2009
  4. Joao Rodrigues 14 Dezembro, 2009
  5. Sandra-Info-Macross 17 Dezembro, 2009
  6. Nelson 17 Dezembro, 2009
  7. José 18 Dezembro, 2009
  8. Nelson 18 Dezembro, 2009
  9. Sandra-Info-Macross 18 Dezembro, 2009
  10. Bruno 18 Dezembro, 2009
  11. José 22 Dezembro, 2009
  12. Nelson 22 Dezembro, 2009
  13. Bruno 22 Dezembro, 2009
  14. Nelson 22 Dezembro, 2009
  15. Sandra-Info-Macross 22 Dezembro, 2009
  16. Joao Rodrigues 22 Dezembro, 2009
  17. Sandra-Info-Macross 22 Dezembro, 2009
  18. rafield nerd 15 Abril, 2012