Como Aumentar as Visitas ao Meu Blog ou Site > 6 de 9 > Fórum Marketing

O Fórum Marketing, de forma resumida, tem como base o conceito de divulgação do seu site através da intervenção em fórums.
O objectivo, como em todos os métodos desta série de artigos é conseguir aumentar o número de visitas ao seu site/blog de forma gratuita.
Quando falo em fórums, embora pareça generalista, estou naturalmente a referir-me a fórums relaccionados com o nicho do seu site ou blog.
O sucesso ou insucesso da aplicação deste método, depende de vários factores. O que quero dizer com isto, é que não é o método, per si, que é eficaz, mas sim a forma como é implementado.

forummarketing
A divulgação do seu site ou blog, é feita não através da colocação de posts/artigos a promoverem o mesmo, mas sim, através da intervenção em discussões  em curso, bem como na iniciação de outras, que sejam do interesse dos restantes participantes. Até porque, a maior parte dos fórums não permitem a colocação de publicidade.

Assim, trata-se de um método de divulgação indirecto, pois você não coloca publicidade directamente no fórum. O que acontece é que, você tem sempre um link para o seu site na sua assinatura, a qual aparece no fim de todos os posts que você colocar no fórum.

Ora, se você adicionar valor e conhecimento, vai despertar o interesse e curiosidade de outros membros em saberem mais sobre si ou sobre o seu site ou blog, de tal forma que, os levará a clicar nesse link e a visitarem o seu site. Além de gratuito, este método tem a vantagem de se tratar de tráfego qualificado, pois o nicho de onde provêm as visitas é o mesmo do seu site/blog.

Quando pensar em implementar esta forma de marketing, existem alguns aspectos que deve considerar, de forma a ser bem sucedido. Nomeadamente:

1 – Registe-se em Fórums Que Tratam o Ramo Que lhe Interessa
À semelhança de outros métodos, é importante que tenha definido a sua audiência, de forma a saber onde a procurar. Se o seu blog fala sobre peixes de aquário, então é conveniente que procure fórums desse mesmo nicho, e não de qualquer outro tema.

2 – Leia e Respeite Sempre as Regras de Utilização do Fórum
Muitas vezes, por pequenos pormenores, pode sair prejudicado. E em determinados caso, em que existem fórums com um potencial muito grande, é uma perda igualmente grande. Portanto, leia e cumpra sempre as regras do fórum.

3 – Crie uma Assinatura Personalizada
Crie uma assinatura com o link para o site que pretende divulgar.
Esta assinatura irá aparecer cada vez que você fizer uma intervenção no fórum.
Seja cuidadoso de forma a não incumprir o ponto anterior, mas tirando isso tente juntar alguma criatividade no texto ou frase que acompanha o link, de forma a aumentar a curiosidade dos outros membros do fórum.

4 – Seja Sempre Correcto e Educado
É algo comum vermos em fóruns da mais variada natureza, determinados posts um tom menos correcto, por vezes desagradável mesmo.
Ser desagradável ou mal educado nunca lhe trará nenhum benefício. Portanto, se em algum momento, repara que o tema está a derivar para outro assunto menos agradável, ou se a conversao muda de tom, suspenda a sua intervenção nesse tópico, pois uma vez que a tendencia será piorar, este é o momento exacto para sair.

5 – Adicone Valor
Sempre que participar, tente adicionar valor à conversa em curso.
Não coloque comentários, só para ter muitos. Este é um erro comum e que, facilmente lhe adultera o resultado do seu esforço. É preferível comentar menos, mas melhor.
Com isto, não quer dizer que possa comentar apenas quando tem algo muito relevante a dizer. Quando não for esso o caso, pode sempre, tentar ajudar, com uma ideia ou sugestão.


6 – Não Faça Publicidade Gratuita ou SPAM no Fórum

Normalmente, todos os fórums têm regras quanto a estes 2 aspectos. Convém respeitá-las, uma vez que qualquer uma destas abordagens, não só, não lhe vão trazer os benefícios que procura, como muito provavelmente, vão acabar por bani-lo do fórum.

Se seguir estas dicas, o resultado só poderá ser positivo.

E você, já utiliza esta técnica?

Comments (11)
  1. Sandra-Info-Macross 8 Dezembro, 2009
  2. Joao Rodrigues 9 Dezembro, 2009
  3. Sandra-Info-Macross 17 Dezembro, 2009
  4. Bruno 17 Dezembro, 2009
  5. Nelson 17 Dezembro, 2009
  6. Sandra-Info-Macross 19 Dezembro, 2009
  7. Nelson 19 Dezembro, 2009
  8. Bruno 19 Dezembro, 2009
  9. Sandra-Info-Macross 20 Dezembro, 2009
  10. eli 3 Agosto, 2010
  11. Joao Rodrigues 3 Agosto, 2010