Como Aumentar as Visitas ao Meu Blog ou Site > 5 de 9 > Joint Ventures ou Parcerias

Quando falo de Parcerias ou Joint Ventures, parece-me uma boa opção separá-las em 2 categorias, pois cada uma tem as suas especificidades.

Então temos: Parcerias Homogéneas e Parcerias Heterogéneas.
Entendo por parcerias homogéneas, aquelas que são estabelecidas por 2 ou mais entidades do mesmo ramo de actividade, em oposto das parcerias heterogéneas, onde os parceiros tem naturezas de actividades distintas.

parcerias
Confesso que não conheço o suficiente do mercado brasileiro para poder comentar, mas no que respeita ao português, é um mercado ainda um pouco individualista e muito concorrente, o que pode não facilitar muito o estabelecimento de parcerias dentro mesmo ramo.

Verdade seja dita, que me parece que as coisas estão a mudar e que os empresários começam a olhar para os concorrentes com outros olhos. A confirmar-se esta tendência, será um bom alento para fumentar a celebração de parcerias homogéneas.

Actualmente é comum haver parcerias, quando os produtos ou serviços são de diferentes naturezas, como é o exemplo: o stand de automóveis e a empresa de crédito. Os produtos, embora de natureza diferente, complementam-se.
Este tipo de parceria, as Heterogéneas, são sem dúvida as mais comuns.

Julgo importante, alimentar esta separação, uma vez que cada tipo de parceria, tem formatos e características distintas.

Em termos de Internet, o que é mais comum vermos, são as parcerias heterogéneas, à semelhança do se passa offline, mas se olharmos para este facto de forma positiva, podemos concluir que, havendo poucas, pode ser encarado como uma oportunidade e a possibilidade de se conseguir concretizar boas parcerias homogéneas é consideravelmente superior.

Acima de tudo e antes de mais, e seja qual for o tipo de parceria, nunca se esqueça da Regra de Ouro: Adicionar valor ao seu parceiro.
Sem isto, a parceria está condenada a falhar logo de início.

Não pense só, no que poderá beneficiar. Pense também se será igualmente benéfica para o seu parceiro.
O equilíbrio de uma parceria é o verdadeiro segredo do seu sucesso, independentemente da sua natureza, mercado, canal, etc.

Que tipo de parcerias você já tem ou teve? São ou foram sucessos?

Comments (8)
  1. DOMINGOS MARIA 24 Agosto, 2009
  2. Joao Rodrigues 24 Agosto, 2009
  3. Sandra-Info-Macross 8 Dezembro, 2009
  4. José 18 Dezembro, 2009
  5. Bruno 18 Dezembro, 2009
  6. Sandra-Info-Macross 20 Dezembro, 2009
  7. Bruno 20 Dezembro, 2009
  8. Nelson 20 Dezembro, 2009