Como Aumentar as Visitas ao Meu Blog ou Site > 5 de 9 > Joint Ventures ou Parcerias

Quando falo de Parcerias ou Joint Ventures, parece-me uma boa opção separá-las em 2 categorias, pois cada uma tem as suas especificidades.

Então temos: Parcerias Homogéneas e Parcerias Heterogéneas.
Entendo por parcerias homogéneas, aquelas que são estabelecidas por 2 ou mais entidades do mesmo ramo de actividade, em oposto das parcerias heterogéneas, onde os parceiros tem naturezas de actividades distintas.

parcerias
Confesso que não conheço o suficiente do mercado brasileiro para poder comentar, mas no que respeita ao português, é um mercado ainda um pouco individualista e muito concorrente, o que pode não facilitar muito o estabelecimento de parcerias dentro mesmo ramo.

Verdade seja dita, que me parece que as coisas estão a mudar e que os empresários começam a olhar para os concorrentes com outros olhos. A confirmar-se esta tendência, será um bom alento para fumentar a celebração de parcerias homogéneas.

Actualmente é comum haver parcerias, quando os produtos ou serviços são de diferentes naturezas, como é o exemplo: o stand de automóveis e a empresa de crédito. Os produtos, embora de natureza diferente, complementam-se.
Este tipo de parceria, as Heterogéneas, são sem dúvida as mais comuns.

Julgo importante, alimentar esta separação, uma vez que cada tipo de parceria, tem formatos e características distintas.

Em termos de Internet, o que é mais comum vermos, são as parcerias heterogéneas, à semelhança do se passa offline, mas se olharmos para este facto de forma positiva, podemos concluir que, havendo poucas, pode ser encarado como uma oportunidade e a possibilidade de se conseguir concretizar boas parcerias homogéneas é consideravelmente superior.

Acima de tudo e antes de mais, e seja qual for o tipo de parceria, nunca se esqueça da Regra de Ouro: Adicionar valor ao seu parceiro.
Sem isto, a parceria está condenada a falhar logo de início.

Não pense só, no que poderá beneficiar. Pense também se será igualmente benéfica para o seu parceiro.
O equilíbrio de uma parceria é o verdadeiro segredo do seu sucesso, independentemente da sua natureza, mercado, canal, etc.

Que tipo de parcerias você já tem ou teve? São ou foram sucessos?

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!
  • DOMINGOS MARIA

    A QUEM DE DIREITO
    ESTA BUFETADA,É SÓ PARA QUEM TEM A SABEDORIA DE A SABER DIGERIR…

    É VERDADE, O ASSOCIATIVISMO, É UM ESTADO DA MANEIRA DE SER E DE ESTAR DE CADA POVO, NÓS, POVO PORTUGUÊS, COBARDEMENTE ACOMODADO A TUDO E MAIS ALGUMA COISA, AINDA NÃO PERCEBEMOS A GRANDE DIMENÇÃO DO ASSOCIATIVISMO RESPONSAVEL, PARTICIPATIVO,
    TRANSPARENTE E FRONTALMENTE CIVILIZADO.

    PARA O QUE ACIMA FOI DITO, E BEM, É PRECISO QUE AS PESSOAS EXIJAM MAIS DE SI PRÓPRIAS, MAS QUEM SOMOS NÓS? A QUEM NÃO AXIGIMOS DE NÓS PROPRIOS?

    QUEM NÃO EXIJE DE SI PRÓPRIO, NÃO TEM MINIMO MÉRITO, PARA EXIGIR, SEJA LÁ DE QUEM FOR…

    NÓS… QUE TRABALHAMOS ESTA MASSA TODOS OS DIAS, CABENOS BASTANTE RESPONSABILIDADE NO APERFEIÇOAMENTO DOS CRITÉRIOS DAS RELAÇÕES QUE ESTIMULAM O ASSOCIATIVISMO, É PRECISO INSPIRAR CONFIANÇA, MAS NÃO COM MASQUERAS DE PERSUASÃO, MAS ANTES SIM COM CONVENCIMENTO TRANSPARTENTE E ANALITICO, RESPEITANDO E DANDO AO RESPEITO, NÃO OBRIGANDO E BLOQUEANDO, MAS CONVIDANDO.

    QUEREM UM EXEMPLO DE TODOS OS DIAS?

    QUANDO FISER QUALQUER PAGINA, NUNCA CAIA NA ASNEIRA DE EXIGIR A SENHA, ISSO É DITADURA SOBRE OS IGNORANTES, MÁ IMAGEM PARA QUEM RAPIDAMENTE ABRE OS OLHOS, OS CUSCUVILHEIROS, ESQUECEM-SE
    QUE IGNORANCIA, NUNCA FOI SINÓNIMO DE BURRICE, A PASUART OU SENHA, NÃO É APENAS A CHAVE DA CAIXA DE CORREIO, ELA TAMBEM É A CHAVE DE TODO O CONTEUDO DO SEU COMPUTADOR OU DE OUTROS A ELE ASSOCIADOS, NÃO BASTA O MELHOR ANTI-VIRUS, OU ATÉ MESMO UM
    CONJUNTO DELES! HOJE, OS ALCUVITEIROS, TAMBEM QUEREM AS SENHAS OU PASSUARTES PARA SE POREM A VER O QUE SAI E ENTRA NO CONPUTADOR; SÓ PELOS COMENTARIOS TIPO MASQUERA, DÁ PARA PERCEBER CLARAMENTE QUE É ISTO QUE SE PASSA,

    É COMO ALGUEM A QUEM VOCE NÃO ABRE A PORTA, MAS QUE FICA PERTO
    DA PORTA A VER O QUE ENTRA E O QUE SAI…, E QUANDO VOCÊ MAL SE DESCUIDA, AS SUAS IDEIAS E SABERES JÁ SÃO CONHECIDOS…

    POR CAUSA DISTO, NUNCA EM SIRCONSTÂNCIA ALGUMA, EXIJA A SENHA OU A PASSUARTE, TAL EXIJÊNCIA FAZ CAIR O CRÉDITO NA SUA PESSOA,
    SEJA ELA SINGULAR OU COLECTIVA; ESTE COMPORTAMENTO DE RESPEITO
    E CIVILIZAÇÃO, VAI AJUDAR FORTEMENTE Á EVOLUÇÃO DO ASSOCIATIVISMO DO MARTING…

    SE QUER COMENTAR O MEU COMENTARIO, FAÇA-O, NÃO SE ACOBARDE, SEJA FRONTAL, MAS COM CIVILIZAÇÃO…
    ESCREVA PARA domingosmaria56@gmail.com

    24-8-009 DOMINGOS MARIA

  • Olá Domingos,

    Obrigado pelo comentário.
    Compreendo a sua posição. Muitas vezes quando estamos fora do país e olhamos de fora para dentro, é que nos apercebemos mais das nossas pequenas rivalidades e das dimensão exagerada que elas tomam, quando lá fora, é tudo feito de forma diferente.
    Com isto não quero dizer que não gosto do meu país. Pelo contrário. Quero apenas realçar que, temos de ser mais humildes, e ter capacidade de parar, olhar à volta e aprender a fazer mais e melhor. Só teremos a ganhar com isso.
    Mas tal como disse no artigo, tenho a sensação que as coisas estão a mudar… vamos ver.

    Abraço,
    JR

  • Olá João!
    Aqui no Brasil é do mesmo jeito, ninguém vê o concorrente com olhos de parceiros, em que os dois poderiam se beneficiar, mas sim como inimigo.
    Mesmo em blogs, tem blogueiros que nem sequer citam artigos de outros blogs para não ter que colocar links pois acham que vão perder o tráfego. É uma pena…

  • Olá João,

    Uma parceria é isso mesmo que você diz. Adicionar valor. É dar o que falta ao parceiro,de modo a trazer benefícios a ambos.

    Tenho visto nos blogs muitas parcerias começarem bem, mas durarem pouco tempo. Ainda somos muito individualistas.

    Um abraço.

  • Bruno

    A ideia da parceria deve ser a mesma ideia que uma troca de Marketing:

    -duas partes interessadas na troca
    -a troca deve ter valor para ambos

    O Marketing pretente que as relações de troca se repitam e durem ao longo do tempo como nas parcerias.

    P.S: Diferença é que o Marketing geralmente faz trocas com o mercado e nós fazemos trocas na blogosfera, são diferentes as maneiras de comunicar.

  • O problema é que muitas vezes só um lado sai beneficiado…

  • Bruno

    Mas existem 2 partes e se alguém não sair beneficiado é porque não soube projectar ou algo correu mal…

  • Antes de se criar uma parceria temos de analisar bem a situação para que não saiamos prejudicados. Tem de ser uma coisa em que ambos ganhem.